Buscar

IED Plano de aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALUNO: Talvane Gomes Moraes – 1º Período Direito – Campus R9
Plano de Aula 5: Introdução ao Estudo do Direito
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto 1
Condenações de médicos e hospitais acusados de matar e causar lesões em pacientes são minoria, diz um estudo do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM/SP). O levantamento foi feito com base em 353 decisões cíveis, proferidas entre os anos de 2000 e 2004, a maioria delas definitiva, e do Tribunal de Justiça de São Paulo. Entre os 197 médicos acusados, 65% foram absolvidos e não tiveram de pagar indenizações; 56% dos hospitais que eram réus foram inocentados. A pesquisa – que não analisou as decisões no âmbito penal – não tira conclusões, mas foi vista como alerta por membros do CRM/SP, por representantes dos magistrados e por integrantes de entidades que defendem pacientes. Observou-se que os pacientes precisam colher o maior número de informações para uma eventual busca de indenizações por danos morais, materiais e estéticos. Os Códigos Civil e de Defesa do Consumidor afirmam que, para um profissional liberal como o médico ser responsabilizado por um erro, é necessário mais do que comprovar a relação da morte ou sequela com um determinado procedimento executado. É preciso provar a culpa, mostrar que um ato seu contribuiu diretamente para a lesão ou morte.” O caso acima diz respeito ao erro médico. Tendo em conta a classificação das fontes do Direito, resolva as seguintes questões: 
a) Encontre, no caso concreto acima, a fonte material e formal do direito no que diz respeito aos casos de erro médico; 
RESPOSTA: Condenações de médicos e hospitais acusados de matar e causar lesões em pacientes... Mais as 353 decisões através do estudo apresentado que tinha por base 200/2004. Fonte Formal – Código Civil e Código de Defesa do consumidor mais a jurisprudência das 353 decisões (sentenças proferidas pelo tribunal de São Paulo).
b) Explique o que é uma fonte formal do direito positivo; 
RESPOSTA: São as formas de expressão do Direito das maneiras pelas quais ele se faz conhecer (lei, doutrina, jurisprudência, costumes...).
c) Explique o que é uma fonte material do direito.
RESPOSTA: São os fatos, valores sociais que informam o conteúdo das normas jurídicas. Ocorre na vida em sociedade trazendo como consequência o nascimento de novos valores que serão protegidos pela norma.
Caso Concreto 2 
Fontes do Direito Positivo Expressão do pluralismo jurídico presente no sistema normativo brasileiro, as greves são consideradas fontes materiais do direito do trabalho, mesmo quando declaradas abusivas pelo Poder Judiciário. Esta afirmativa está correta? Responda justificadamente, com base nos ensinamentos acerca das fontes do direito. 
RESPOSTA: Sim, está correta. Trata-se de Fonte material, pois é a pressão exercida pela ação reivindicadora dos trabalhadores sobre o estado capitalista não deixando de ser considerada comotal pelo fato de ser abusiva (Obs: as greves já foram consideradas crime e nem por isso foram ignoradas no processo de construção do ramo do Direito do Trabalho).

Outros materiais