Buscar

Gustave Courbet


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gustave Courbet foi um artista que disse ter "superado a lacuna entre o romantismo e a escola de pintores impressionistas" e, embora muitas vezes esteja associado ao realismo, ele compartilha elementos do romantismo. Ele nasceu em uma próspera família agrícola em 1819 e suas irmãs Zoe, Zelie e Juliette foram seus primeiros modelos para suas pinturas. Aos 20 anos, Courbet foi para Paris estudar no estúdio de Steuben e Hesse. Sendo um espírito independente desde o início, ele mais tarde saiu para estudar os estilos de mestres espanhóis, e franceses por conta própria. Desde cedo, Courbet rejeitou o que era popular na época e, em vez disso, baseou suas pinturas na realidade observada. 
Embora o próprio Courbet nunca tenha se considerado um pintor romântico, muitas de suas pinturas, incluindo está de "O Homem Desesperado", estão repletas de características românticas. Esta pintura foi feita entre 1844 e 1845, durante o meio do romantismo. As cores usadas nesta pintura apontam para o romantismo com o cinza cromático escuro do fundo, a gravata preta em volta do pescoço, seu cabelo escuro. Ao contrário dos românticos, porém, Courbet não usava linhas lisas e formas macias. Em vez disso, ele usou pinceladas espontâneas e criou uma rugosidade de textura de tinta.
Esta pintura incorpora Courbet e sua personalidade extraordinariamente. Courbet era um indivíduo e queria fazer o seu próprio caminho quando se tratava de arte. Ele queria empurrar os limites do que era aceitável na época e ele fez isso produzindo obras como este autorretrato. Em "O Homem Desesperado", Courbet está olhando de olhos arregalados para o espectador, interagindo com o espectador de uma forma que era diferente de qualquer obra de arte antes. Courbet está fazendo sua presença conhecida neste retrato; ele quer que o espectador preste atenção nele. Embora Courbet não se considerasse um pintor romântico, este retrato incorpora muitas características românticas.

Continue navegando