Buscar

Metodologia de ensino língua portuguesa AS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Leia os excertos, a seguir:
Para escrever, realizando as operações necessárias durante a escritura do texto, o autor precisa aprender a selecionar o que vai ser dito, ativando os conhecimentos disponíveis em sua memória ou pesquisando em fontes diversas; organizar o conteúdo em uma sequência que seja adequada para os objetivos pensados; textualizar, ou seja, construir sequências linguísticas (períodos, orações) adequadas às finalidades e destinatários; selecionar vocabulário adequado ao contexto; dividir, quando necessário, esse conteúdo em partes (paragrafar o texto). Para que todas essas ações aconteçam de modo integrado, é necessário, ainda, saber revisar o texto continuamente, retomando o que já foi dito e planejando o que virá em seguida. (LEAL, BRANDAO, 2007, p. 38)
Fonte: LEAL, Telma Ferraz. Brandão, Ana Carolina Perussi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed., 1 reimp.— Belo Horizonte: Autêntica , 2007.
Desenvolver estratégias de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, considerando-se sua adequação aos contextos em que foram produzidos, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semioses apropriadas a esse contexto, os enunciadores envolvidos, o gênero, o suporte, a esfera/ campo de circulação, adequação à norma-padrão etc. (BNCC, 2017, p.76)
Analisando os dois excertos é correto afirmar que:
	
	a.
	O processo de produção da escrita de textos evidencia que os alunos precisam revisar seus textos continuamente com o intuito de adequar-se à norma padrão da língua.
	
	b.
	O desenvolvimento de estratégias de produção textual envolve procedimentos diversos e recorrentes, sempre tendo como foco a adequação do texto a sua finalidade comunicativa.
	
	c.
	O processo de produção da escrita de textos envolve a revisão de textos com o auxílio de ferramentas diversas, como dicionários e gramáticas escolares.
	
	d.
	Dentre as estratégias de produção textual, o planejamento torna-se a mais importante, pois é por meio dele que haverá ou não adequação ao contexto comunicativo.
	
	e.
	O desenvolvimento de estratégias de produção textual envolve procedimentos diversos, sempre tendo como foco a adequação do texto à norma padrão da língua.
0,15 pontos   
PERGUNTA 2
1. Analise os seguintes excertos:
“Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” (BNCC, 2018, p.8)
“O centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso. O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem. Em oposição à Escola Tradicional, a Escola Nova destaca o princípio da aprendizagem por descoberta e estabelece que a atitude de aprendizagem parte do interesse dos alunos, que, por sua vez, aprendem fundamentalmente pela experiência, pelo que descobrem por si mesmos.” (PCN, 1997, p. 31)
A partir da leitura dos excertos é correto afirmar que
	
	a.
	ambos documentos destacam que a centralidade do papel do professor é fundamental para articular o contato dos alunos com os conteúdos.
	
	b.
	a BNCC rompe com os preceitos dos PCN por recolocar o professor no centro do processo didático.
	
	c.
	a valorização das questões cotidianas propostas pela BNCC empobrece o caráter da experiência científica proposta pelos PCN.
	
	d.
	há um diálogo entre a BNCC e os PCN, pois o ensino por competências desloca o papel tradicional do professor e a função dos conteúdos.
	
	e.
	a aprendizagem pela experiência não é garantida pela BNCC, por conta de seu foco exclusivo no desenvolvimento das competências.
0,15 pontos   
PERGUNTA 3
1. Em relação à concepção do ensino de leitura adotada pela BNCC, leia o excerto a seguir:
“A noção de texto, vista da perspectiva da concepção de língua como interação, aponta para uma visão da leitura como processo de compreensão, sendo esta uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza, evidentemente, com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas que requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes (enciclopédie sua reconstrução no interior do evento comunicativo”. (KOCH, 2002, p.17)
KOCH, Ingedore e Grunfield Villaça. Desvendando os Segredos do Texto. Cortez: São Paulo, 2002.
De acordo com a autora desse texto e com os pressupostos teóricos da BNCC, a leitura deve ser encarada como:
	
	a.
	uma atividade equivalente à decodificação que tem como objetivo último a verificação da compreensão.
	
	b.
	uma atividade que depende muito do leitor à medida que os sentidos do texto só são construídos na relação entre autor-leitor, mediada pelo texto.
	
	c.
	uma forma de receber mensagens com apenas uma possibilidade de interpretação.
	
	d.
	o processo de decodificar símbolos desde que estes estejam redigidos de acordo com a complexidade da língua.
	
	e.
	um procedimento de recepção de informações por meio de textos.
0,15 pontos   
PERGUNTA 4
1. Leia o trecho a seguir, retirada da obra de Clarice Lispector
“Então, escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não-palavra – a entrelinha – morde a isca, alguma coisa se escreveu”. 
LISPECTOR, Clarice. “Escrever as entrelinhas”, in: A descoberta do mundo. Rocco, 1999.
O trecho remete a qual estratégia de leitura?
	
	a.
	Inferência
	
	b.
	Localização
	
	c.
	Antecipação
	
	d.
	Decodificação
	
	e.
	Seleção

Outros materiais