Buscar

Avaliação Tecnologias Empresariais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Tecnologias Empresariais
Larissa de Almeida Uchoa
201951139542
Nota 9,0
1- O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta com metodologia própria, de apoio à gestão estratégica e, entre outros elementos, fundamenta-se em indicadores, metas e perspectivas.
 Assinale a opção que apresenta essas perspectivas.
a) Processos externos, financeira, aprendizagem e conhecimento e colaboradores.
b) Financeira, logística, contábil e aprendizagem e crescimento.
c) Clientes, recursos humanos, materiais e aprendizagem e crescimento.
d) Financeira, processos internos, clientes e aprendizagem e crescimento.
e) Processos, financeira, material e conhecimento.
2- Cada organização requer um sistema básico de controle para aplicar seus recursos, desenvolver pessoas, analisar desempenho e avaliar produtividade. Para tanto, ela utiliza-se de três tipos de controle, adequados aos níveis organizacionais apropriados: nível estratégico, nível tático e nível operacional.
Levando isso em consideração, assinale a opção correta.
a) Controle de estoque é exemplo de controle aplicado no nível estratégico.	
b) Controle de estoque e controle de qualidade são exemplos de controles aplicados ao nível tático.	
c) Indicadores de desempenho de pessoal e contabilidade de custos são exemplos de controle aplicados ao nível tático.
d) Controle de custos e perdas é exemplo de controle aplicado no nível tático.
e) O Balanced Scorecard é uma técnica de controle aplicado ao nível tático.
3- ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning, que, traduzido ao pé da letra, significa Planejamento dos recursos da empresa. O software que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, com base numa mesma base de dados.
 A adoção de ERP traz potenciais benefícios às organizações, exceto:
a) Redução de estoques.
b) Apuração fiscal.
c) Aprimorar os processos da empresa.
d) Desaceleração de investimentos.
e) Suportar o crescimento da empresa.
4- Considerando que o BSC (Balanced Scorecard) proporciona às organizações o alinhamento e a focalização de suas equipes executivas, unidades de negócio, recursos humanos, tecnologia da informação e recursos financeiros em relação à estratégia da organização, assinale a opção correta.	
a) As organizações, por meio do BSC, concentram seus processos gerenciais em torno da estratégia e maximizam sua capacidade de implementação.	
b) De acordo com a perspectiva dos processos de negócios internos, a organização deve estabelecer prioridades para o desenvolvimento de um clima propício à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional.	
c) A metodologia do BSC fundamenta-se em cinco perspectivas para a medição e a gestão estratégica do desempenho da organização, a saber: perspectiva financeira, perspectiva dos processos internos, perspectiva do cliente, perspectiva do fornecedor e perspectiva de aprendizagem e crescimento.	
d) No processo de comunicação da estratégia organizacional, o BSC é pouco eficiente.	
e) Em organizações descentralizadas ou dispersas geograficamente, a utilização do BSC restringe-se a contextos específicos, uma vez que, se ele foi empregado indiscriminadamente, pode inibir o alinhamento e a sinergia.
5- Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, que interagem entre si para processar a informação, e divulga-la de forma adequada, em função dos objetivos de uma organização.
Sabendo disso, pode-se afirmar que o sistema computacional ou sistema de processamento de dados é composto por:
a) Entrada de dados, saída de informação e hardware.
b) Entrada de dados, processamento de dados e saída de informação.
c) Peopleware, firmware, software.
d) Hardware, software, peopleware.
e) Armazenamento de dados, hardware e software.
6- Com relação à abordagem SWOT do acrônimo strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), threats (ameaças) , assinale a opção correta.
a) A oportunidade consiste em uma circunstância que, se bem explorada no ambiente organizacional, contribui para a redução na competitividade estratégica.
b) Recursos tangíveis, tais como os financeiros, organizacionais, físicos e tecnológicos, são ativos que podem ser distinguidos e quantificados.
c) Os stakeholders das organizações compõem uma categoria central na análise do ambiente interno.
d) A capacidade de inovação no ambiente organizacional é considerada uma ameaça à estratégia competitiva de uma empresa visto que desestabiliza as estratégias elaboradas.
e) No processo de elaboração de estratégias competitivas, as empresas devem analisar, de forma secundária, os aspectos relativos ao ambiente externo.
7- Considerando que, no processo de gestão por competências, a etapa de mapeamento de competências é de fundamental importância, assinale a opção correta.
a) Na elaboração do mapeamento das competências, recomenda-se a adoção de listas genéricas de competências,a fim de não se tornar o processo não administrável posteriormente.
b) Além da identificação das competências necessárias à estratégia organizacional, o mapeamento de competências pressupõe o inventário das competências externas dos clientes, a fim de garantir-se a identificação da lacuna entre as competências necessárias e as existentes na organização.
c) Compete à diretoria da empresa a identificação das competências disponíveis na organização, visto que a definição das competências deve ser realizada pela instância superior competente.
d) Entre as técnicas utilizadas para o mapeamento de competências, inclui-se o questionário, cuja formatação depende, geralmente, da aplicação prévia de uma ou mais técnicas, tais como a análise documental, a observação e a entrevista, com o objetivo de identificar os elementos que podem compor o questionário.
e) A escala do tipo Richter consiste em uma das opções utilizadas para a avaliação do grau de importância das competências.
8- Assinale a opção que apresenta o sistema que tem a função de orientar, com instruções bem claras e definidas, a atuação das diversas funções de vendas, definindo papéis e responsabilidades para garantir e nortear um bom desempenho.
a) Treinamento e Desenvolvimento.
b) Comunicação.
c) Políticas e Procedimentos.
d) Organização e Processo.
e) Plano de Remuneração.
9- PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT ou Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.É uma ferramenta baseada na repetição, aplicada sucessivamente nos processos buscando a melhoria de forma continuada para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização.
 Estão corretas as opções abaixo, exceto	
a) O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade.	
b) O planejamento é uma etapa estática, rígida cuja revisão é de difícil implementação e por isso não deve ser modificada sem o consenso.
c) "Ação" é simultaneamente fim e começo, pois após uma minuciosa apuração do que tenha causado erros anteriores, todo o ciclo PDCA é refeito com novas diretrizes e parâmetros.
d) A fase da execução é subdividida em outras três etapas: treinamento, realização e coleta de dados.
e) A checagem pode ser feita de duas maneiras: paralelamente à execução, e ao final dela, para uma análise que permita os ajustes e acertos necessários.
10- Identificação e definição das competências individuais necessárias para um desempenho diferenciado e que integrem as principais competências organizacionais, é a definição de:
a) Enquadramento por competência.
b) Avaliação por competência.
c) Recrutamento por competência.
d) Seleção por competência.
e) Entrevista por competência.

Outros materiais