Buscar

A Importância de Jean Jacques Rousseau e sua relação com a política moderna

Prévia do material em texto

A importância de Jean Jacques Rousseau e sua relação com a política moderna
Rousseau viveu durante a época do Iluminismo, e foi um dos maiores defensores da democracia, que é a forma de governo onde o poder político deve estar totalmente nas mãos do povo. Suas idéias democráticas inspiraram os líderes da revolução francesa e contribuíram para a queda da monarquia absoluta, e também a extinção de privilégios da nobreza e do clero e a tomada de poder pela burguesia. 
Uma de suas obras “ o contrato social” é um clássico da filosofia e política, nele são discutidas as questões da origem ,formação e manutenção da sociedade , tendo como base um acordo entre homens, onde a sociedade surge a partir desse pacto de conduta estabelecido, e faz com que eles abandonem o estado de natureza e se organizem em sociedade, desta forma o povo aparece como origem legítima do poder soberano e não mais a figura do monarca, ou seja o povo passa a ser soberano e o monarca ou administrador eleito tem apenas a função de agente soberano. Sendo assim só um contrato com seus semelhantes ofereceria uma base legítima para uma vida em sociedade, sendo que não é um pacto de submissão, mas sim de associação entre os homens, pois mantém o bem estar do cidadão preservados, e prevalece a soberania da sociedade ao invés da soberania da vontade política. 
Rousseau contribuiu para o pensamento político atual pois no contrato social ele opinou sobre o governo e disse que os homens fazem entre si acordos ou pactos, e através deles todos os homens seriam iguais em direitos. O governo e o estado nasceram desse contrato entre homens, pois são submetidos as leis que são aprovadas mediante o voto. Entretanto sabemos que a maneira de governar está em constante mudança, devido as novas aspirações da sociedade e em alguns casos dos próprios governantes. O objetivo dessas constantes reflexões em relação a efetividade da política visa um ponto de equilíbrio, entre os interesses dos governantes e o povo .E também existe uma variedade de conceitos que ainda hoje são debatidos e questionados pela sociedade, como o limite do poder do estado, as decisões econômicas, a liberdade dos indivíduos, o direito e a necessidade de uma política justa com a maioria. E dessa forma, o debate sobre as funções de um governo, são ainda hoje pauta de muitos movimentos sociais, que reivindicam a melhor distribuição dos recursos arrecadados, e uma maior atenção as situações críticas da sociedade, como por exemplo: segurança pública, saúde, liberdade de expressão, e outros .Sendo assim decisões tomadas por um governo devem prezar sempre pelo bem estar de todos, e as decisões devem ser tomadas depois de ouvir e levar em conta a maioria, para não se tornar o modelo de governo ditatorial e intolerante, o que prejudica totalmente tanto a estrutura social de uma nação, como também a própria filosofia da política moderna .Sendo assim, a influência da obra de Rousseau pode ser estendida até os dias de hoje, pois o contrato social marca a elaboração de estado moderno .

Continue navegando