Buscar

A importância da religião e da espiritualidade na vida do paciente e dos familiares por

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da religião e da espiritualidade na vida do paciente e dos familiares por
1. 
De acordo com as características das escalas iniciais FICA e SPIRIT, é correto afirmar que:
Você acertou!
C. 
tanto a escala SPIRIT quanto a escala FICA questionam como os aspectos espirituais ou religiosos podem ser aplicados no tratamento do paciente, em benefício deste.
As escalas iniciais SPIRIT e FICA são instrumentos de grande valia no momento de examinar os aspectos religiosos e espirituais do paciente, e como esses elementos podem ser utilizados em seu tratamento. As particularidades dessas escalas estão no fato que a FICA, em um de seus questionamentos, pergunta ao paciente sobre a sua fé e o que dá sentido a sua vida; enquanto o SPIRIT investiga questões como os rituais religiosos. Perguntas sobre o paciente frequentar alguma igreja ou comunidade espiritual são essenciais nesse momento de investigação para uma assistência mais completa e de melhor qualidade.
2. 
Sobre as dimensões do ser humano, é possível afirmar que:
Resposta correta.
A. 
as dimensões se inter-relacionam, ou seja, uma enxaqueca pode ter origem tanto na esfera física (pressão arterial elevada) quanto na psíquica (estresse), ou até mesmo nas duas.
As dimensões do ser humano correspondem a uma representação acerca das distintas facetas do homem e as suas inter-relações. É sempre necessária uma análise multidimensional destas, pois os eventos advêm das relações que elas estabelecem uma com a outra, nunca individualmente. Lembre-se que existe distinção entre a dimensão espiritual e a existencial.
3. 
Sobre o papel da família no auxílio ao paciente terminal, em relação à espiritualidade e à re
Você acertou!
E. 
a família, sendo um dos pilares do paciente, também poderá enfrentar a dificuldade de aceitação da terminalidade humana, sendo necessária a espiritualidade para a compreensão desse momento difícil.
A família exerce um papel fundamental no tratamento do paciente terminal, uma vez que poderá auxiliá-lo a encontrar um sentido à vida do paciente, além da aceitação no seu processo de morrer. A família poderá contar com o auxílio dos cuidados paliativos até mesmo após a morte do ente querido, em seu processo de luto. Aqui cabe ressaltar a importância sobre a não imposição de crenças religiosas, para que haja respeito quanto à escolha do paciente nesse quesito. ligiosidade, pode-se afirmar qu
4. 
Sobre os cuidados paliativos e a espiritualidade, é correto afirmar que:
Resposta correta.
E. 
o cuidado acerca da espiritualidade deverá transcender a forma da religião, para assim se evitar a pregação.
O cuidado paliativo trabalha tanto com o alívio do sofrimento espiritual do paciente, com questões existenciais (que corresponde a angústia principal do paciente terminal) quanto físico, ligado principalmente ao alívio da dor a partir da administração de opioides. Para um trabalho de qualidade, o profissional deverá conhecer sobre as tradições existentes, bem como a sua própria espiritualidade, para assim ajudar o outro; sem nunca exercer julgamento de concepções distintas do próprio.
5. 
Sobre a escala inicial SPIRIT, é possível afirmar que:
Você acertou!
D. 
deve-se perguntar a respeito dos aspectos particulares, por exemplo, se o paciente gostaria de dispensar ou suspender algo por causa de sua fé.
A escala SPIRIT é um instrumento aplicado para anamnese espiritual, na qual o paciente relata questões referentes à sua fé, religião e espiritualidade, como: quais práticas ele planeja para o momento de morte e pós-morte ou se ele pertence a alguma comunidade ou grupo religioso ou espiritual. Lembrando que existe um item acerca dos rituais e práticas e outro item sobre a espiritualidade pessoal. Outra informação importante é que essa escala pode ser aplicada a qualquer pessoa, independentemente da religião ou da inexistência dela.

Continue navegando