Buscar

Oligopólios - Teoria dos Jogos

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio Idez
Aluno(a): Cynthia Morais Vilar de Araújo Matrícula: 201703500385
Curso: Administração de Empresas Disciplina: Teoria dos Jogos
Professor: Saulo Monteiro
Teoria dos jogos no Oligopólio
Oligopólio é um conjunto pequeno de empresas que dominam grande parte de um determinado mercado, podendo ser, por exemplo, serviços de telefonia móvel, mercado de refrigerantes ou cervejas, e entre outros. Por ser um mercado com poucas empresas, a decisão tomada por uma delas sobre os preços dos produtos ou quantidade produzida, afeta diretamente as demais, levando-as a reagir. Essa tomada de decisão é um comportamento estratégico, onde a reação dessas demais empresas vai influenciar em outras decisões que essa empresa deve tomar, e é aí que teoria dos jogos se faz presente, visto que é um estudo sobre comportamentos em situações estratégicas. 
No oligopólio podemos observar três tipos de modelos:
O modelo de Cournot, desenvolvido pelo matemático e economista Antoine Augustin Cournot, é um modelo econômico onde as empresas competem baseadas na quantidade produzida pelos seus concorrentes e de forma simultânea. Na análise feita por Cournot, esse modelo é formado por duas empresas, ou seja, um duopólio, onde os produtos das duas são homogêneos, os custos marginais são nulos, a demanda do mercado é linear, há também o desejo de aumentar os seus lucros e a estratégia de reação de cada duopolista sempre vai levar em consideração o comportamento do seu concorrente, tendo que revisar as suas quantidades produzidas e não o preço em si.
O modelo de Stackelberg, criado pelo economista alemão Von Stackelberg, é semelhante ao modelo de Cournot, onde as empresas decidem baseadas nas quantidades, a diferença é que não decidem isso simultaneamente, elas decidem uma após a outra, existe uma empresa que é líder e a outra que é seguidora. A empresa seguidora toma sua decisão baseada na decisão da líder, ou seja, é uma reação da decisão de sua concorrente. A primeira empresa a tomar a decisão já sabe que vai causar uma reação na segunda, e essas decisões tomadas são irreversíveis.
Já modelo de Bertrand, que foi desenvolvido por Joseph Bertrand, é um modelo de concorrência imperfeita, nele há pelo menos duas empresas produzindo produtos homogêneos, elas não cooperam entre si, competem através dos preços simultaneamente e os consumidores decidem comprar na empresa que oferece o preço mais baixo. Não havendo diferença entre os preços, os clientes compram de forma aleatória, sem levar em consideração nenhum outro fator.
Em resumo, os oligopólios são um tipo de mercado peculiar, com características que os diferenciam dos demais mercados, possuem lucros altos e tem crescido cada vez mais. Se seus modelos possuem características semelhantes, levando em consideração que o comportamento de uma empresa afeta diretamente as decisões que serão tomadas no mercado pelo seu concorrente.

Continue navegando