Buscar

Prova presencial regular PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO (Pedro)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO
1 ) A respeito dos custos de falta, assinale a alternativa correta.
A ) Representam a insuficiência de juros sobre capital próprio para pagamentos ou concessão de dividendos aos acionistas e refletem eventual falta de caixa para atender às vendas, o que afeta os resultados comerciais.
B ) Representam a insuficiência de contas a receber para pagamentos ou para concessão de crédito a clientes em razão da falta de vendas. Também refletem eventual falta de estoques, o que afeta os resultados comerciais.
C ) Representam a insuficiência de investimentos produtivos como resultado da falta de caixa para pagamentos ou para concessão de crédito a clientes. Refletem, ainda, eventual falta de estoques para atender às vendas.
D ) Representam a insuficiência de caixa para pagamentos ou para concessão de crédito a clientes e refletem eventual falta de estoques para atender às vendas, afetando os resultados comercial e financeiro da empresa
E ) Representam a insuficiência de empréstimos bancários, decorrente da falta de garantias fiduciárias das empresas para pagamentos ou para concessão de crédito a clientes, afetando os resultados.
2 ) O conceito de valor da empresa contempla a somatória e o valor presente de toda capacidade de geração de caixa futuro líquido do negócio.
Com base nessa afirmação e em nossos estudos, assinale a alternativa correta.
A ) A gestão contábil do negócio tem por objetivo gerar menor valor ao acionista e exige que sua administração pense em como reduzir resultados futuros na empresa, propiciando bom desempenho ao longo do tempo.
B ) A gestão financeira do negócio tem por objetivo gerar maior valor ao acionista e exige que sua administração pense nos resultados futuros da empresa e em seu bom desempenho ao longo do tempo.
C ) A gestão financeira do negócio tem por objetivo gerar menor valor ao acionista e exige que sua administração pense nos resultados futuros da empresa e em seu bom desempenho ao longo do tempo.
D ) A gestão financeira do negócio tem por objetivo gerar maior valor ao acionista e exige que sua administração corte obrigatoriamente custos e despesas, garantindo bom desempenho ao longo do tempo.
E ) A gestão financeira do negócio tem por objetivo gerar maior valor ao acionista e exige que sua administração nunca pense nos resultados futuros da empresa, apenas no desempenho atual.
3 ) Boas práticas de governança corporativa dão maior transparência aos números obtidos e maior clareza às operações.
A esse respeito, assinale a alternativa que contém os requisitos de valores oferecidos por essas boas práticas.
A ) Prestação de contas diárias e lucratividade.
B ) Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
C ) Governança corporativa, justiça e igualdade.
D ) Justiça, transparência, equidade, prestação de contas e lucratividade.
E ) Equidade, inclusão, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
4 ) Com base em nossos estudos, assinale a alternativa que define o trabalho de planejamento financeiro e orçamentário.
A ) É o trabalho executado pela controladoria, uma vez por ano, no fechamento dos balanços, de modo a oferecer informações gerenciais, números e indicadores da empresa.
B ) É o trabalho que atende às regras da CVM e permite a publicação, uma vez por ano, dos balanços das empresas de capital fechado, chamadas limitadas.
C ) É todo o trabalho executado pela controladoria com o objetivo de oferecer a gestores e acionistas informações gerenciais e números sobre o desempenho econômico-financeiro da empresa.
D ) Trata-se do trabalho executado pela gerência financeira e de orçamentos de modo a oferecer informações gerenciais, números e indicadores à CVM, no dia 31 de dezembro de cada ano contábil.
E ) Trata-se de todo o trabalho executado pelo tesoureiro da empresa, responsável pelo fechamento dos demonstrativos financeiros e pela definição de regras contábeis da CVM.
5 ) Quando nos referimos à gestão organizacional, é comum pensarmos nas atribuições dadas aos administradores das empresas. Assinale a alternativa que apresenta essas atribuições.
A ) O trabalho de controle financeiro, administrativo, fiscal, pessoal e estratégico, voltado ao crescimento da empresa e à melhoria de sua posição competitiva.
B ) O trabalho de controle financeiro, administrativo, fiscal ou de pessoal, conforme resolução expressa da CVM sobre S.A.s de capital aberto.
C ) O trabalho de controle contábil e financeiro, a única função do gestor financeiro no século XXI.
D ) O trabalho de planejamento estratégico e empresarial e de marketing e vendas.
E ) O trabalho de levantamento de indicadores e informações a respeito do desempenho econômico-financeiro da empresa em cada ano contábil.
6 ) Desenvolver uma boa análise das Demonstrações Contábeis de determinada empresa (Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e DOAR) exige profundo conhecimento, entendimento e interpretação de cada uma de suas contas componentes.
Com base nessa afirmação e em seus estudos, assinale a alternativa correta.
A ) Essas contas refletem, em seus saldos, as operações realizadas pela firma no dia a dia de suas atividades de caráter industrial, comercial, financeiro ou de prestação de serviços, o que ajuda o gestor financeiro em seu trabalho.
B ) O trabalho da contabilidade de emitir contas e saldos de operações realizadas pela empresa de suas atividades no dia a dia, apesar de importante, nem sempre ajuda o gestor financeiro em seu trabalho.
C ) Essas contas podem refletir as operações realizadas pela firma no dia a dia de suas atividades de caráter industrial, comercial, financeiro ou de prestação de serviços, o que nem sempre ajuda o gestor financeiro em seu trabalho.
D ) As contas contábeis são excelentes fontes de informações a respeito da operação da empresa, mas não servem como instrumentos de tomada de decisões por serem, muitas vezes, irreais e imprecisas.
E ) O trabalho desenvolvido pelos departamentos de contabilidade e finanças, apesar de importante, não ajuda o gestor externo a tomar decisões de investimentos, pois esse é o objetivo apenas da alta administração.
7 ) As sentenças a seguir relacionam os usuários às suas respectivas informações contábeis normalmente disponibilizadas. Analise-as e, em seguida, assinale a alternativa que contém todos os itens que apresentam as relações corretas.
I. Acionistas e alta administração: resultados, metas, orçamentos, lucro por ação, dividendos distribuídos e valor da ação.
II. Credores e fornecedores: impostos efetivamente recolhidos, informações estatísticas, cumprimento de obrigações.
III. Investidores: expectativa de lucros e lucros distribuídos nos períodos.
IV. Governo: liquidez, capacidade de geração de caixa, nível de endividamento.
V. Alta administração: descontos concedidos sobre vendas no dia, relatório de atraso de colaboradores e boletim de RH.
A ) I e III.
B ) II e V.
C ) IV e V.
D ) I e IV.
E ) V.
8 ) Durante muito tempo, o valor de um negócio foi calculado quase integralmente com base no valor contábil presente nos Demonstrativos de Resultados e no Balanço Patrimonial das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta as mudanças que pudemos ver nesse sentido.
A ) Existe atualmente uma nova realidade nos mercados financeiros e de capitais, os quais exigem que o valor seja calculado pelo método do lucro máximo e contemple o gasto do caixa no tempo. Assim, distancia-se da simples análise dos números contábeis.
B ) Não existe mais a antiga realidade nos mercados financeiros e de capitais de exigir que o valor seja calculado pelo método do fluxo de caixa e contemple o crescimento do caixa no tempo. Assim, aproxima-se da análise dos números contábeis.
C ) No Brasil, existe uma nova realidade nos mercados financeiros, os quais exigem que o valor seja calculado pelo método do fluxo de caixa e contemplem o crescimento do caixa no tempo. Assim, atendem à lei da CVM a respeito do tema.
D ) Existemcontroles de metas da CVM, segundo os princípios e as normas organizacionais, que exigem que o valor seja medido pelos demonstrativos contábeis, que contemplem movimentos e modismos éticos e corporativos novos do Brasil.
E ) Existe atualmente uma nova realidade nos mercados financeiros e de capitais, os quais exigem que o valor seja calculado pelo método do fluxo de caixa e contemple o crescimento do caixa no tempo. Assim, distancia-se da simples análise dos números contábeis.
9 ) A respeito da dimensão de visão de longo prazo no orçamento, assinale a alternativa correta.
A ) Essa dimensão insere-se no planejamento estratégico da organização e é essencial para prever movimentos, incluir objetivos de longo prazo, políticas internas e planos operacionais. Dessa maneira, dá solidez ao trabalho de organização e utiliza eficientemente os recursos no tempo.
B ) Essa dimensão é relativa, pois, no orçamento, o importante é o momento presente, e não a expectativa futura de resultados operacionais, de vendas ou de lucros da empresa. Assim, não é essencial para prever movimentos ou objetivos de longo prazo.
C ) Essa dimensão insere-se no planejamento estratégico da organização, no entanto tem sido pouco utilizada, pois inclui objetivos de longo prazo, políticas internas e planos operacionais, o que é dispensável ao trabalho de organização dos números no tempo.
D ) Essa dimensão é antiga e pouco utilizada, pois, no orçamento, o importante é o momento presente comparado ao resultado executado e aos balanços, e não a expectativa futura de resultados operacionais, de vendas ou de lucros da empresa.
E ) Essa dimensão insere-se no caráter contábil da organização e é essencial para prever movimentos, incluir apenas objetivos de curto prazo, políticas internas e planos operacionais. Com isso, dá solidez ao trabalho de organização dos recursos no tempo.
10 ) Na atualidade, tanto a controladoria quanto a alta administração financeira têm uma função estratégica de gestão dos riscos financeiros e de acompanhamento de desempenho que há poucas décadas não existia. Assinale a alternativa que contém o(s) objetivo(s) dessa função estratégica.
A ) O crescimento da empresa, a redução de riscos, a verificação do desempenho "real" comparado ao "orçado" e a melhoria de sua posição competitiva.
B ) A promoção da melhoria das margens e a redução de custos das empresas.
C ) O crescimento da empresa, o aumento de seu valor de mercado, o atendimento das demandas da CVM e a redução de custos das empresas.
D ) A garantia de ganhos de eficiência e produtividade nas empresas e a manutenção de sua posição competitiva.
E ) O atendimento das demandas da CVM na publicação de balanços quinzenais e a garantia de ganhos de eficiência e produtividade.
11 ) Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença:
O valor das ações de uma empresa em bolsa de valores deve estar necessariamente
refletindo_____________.
A ) apenas os lucros contábeis obtidos no último exercício financeiro conforme demonstrativo de resultados, o que exclui qualquer expectativa futura.
B ) apenas os resultados do passado conforme destacado no demonstrativo de resultados e no Balanço Patrimonial, por estes serem os únicos realmente válidos para a análise de valor.
C ) unicamente as expectativas futuras de resultados conforme destacado nas Notas Explicativas e avaliado pela alta administração nos comitês de crédito.
D ) a combinação entre o desempenho atual e futuro do negócio, ou seja, a capacidade da geração de valor ao acionista não apenas no momento presente, mas também no longo prazo.
E ) a combinação entre os resultados do passado reportados e publicados no balanço e demonstrativos de resultados do exercício por oferecerem melhor avaliação do negócio.
12 ) Com base em nossos estudos, assinale a alternativa correta.
A ) Na estratégia de financiamento conservadora, a empresa financia suas necessidades sazonais e permanentes com dívidas de longo prazo, enquanto a estratégia de financiamento agressiva reflete a ação da empresa de cobrir suas necessidades sazonais com dívidas de longo prazo.
B ) A estratégia de financiamento agressiva se baseia na contratação de dívidas apenas de longo prazo, enquanto a estratégia de financiamento conservadora ocorre quando a empresa financia suas necessidades sazonais e permanentes com caixa proveniente de bancos.
C ) A necessidade de financiamento sazonal reflete os investimentos em ativos operacionais em razão do comportamento cíclico das vendas, enquanto a estratégia de financiamento agressiva ocorre quando o gestor atende às suas necessidades sazonais com dívidas de curto prazo e às suas necessidades permanentes com dívidas de longo prazo.
D ) Tanto a necessidade de financiamento sazonal quanto a estratégia de financiamento agressiva ocorrem quando o gestor atende às suas necessidades sazonais com dívidas de curto prazo e às suas necessidades permanentes com dívidas de longo prazo.
E ) A necessidade de financiamento reflete todo investimento constante em ativos operacionais, resultante de vendas constantes, enquanto a necessidade de financiamento sazonal ocorre quando há investimentos em ativos operacionais que variam no tempo em razão do comportamento das vendas.

Outros materiais