Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA E CIDADANIA
Leidiane Felipes Furtado
04072830
Farmácia
TEXTO: 
Primordialmente, antes de adentrar na presente temática é de suma importância fazer a correlação da ética e seus conceitos, visto que é um requisito essencial e encontra-se presente na sociedade. 
No que tange o contexto histórico, os filósofos faziam a definição de ética como valores morais, isto é, buscavam a compreensão racional dos princípios que direcionam o agir humano pautada em hábitos, costumes, uso, dentre outros. Um dos pensadores da época, Aristóteles, acreditava que a virtude ética era resultado de um hábito, de tudo aquilo que era exercido constantemente, justamente pelo fato do homem ter os preceitos naturais da racionalidade, o comportamento ético será aquele em que há domínio sob o impulso.
Com o passar dos anos, percebe-se que o conceito de ética passa a se confundir com o conceito de moral, passando a se tornar a parte filosófica que trata do objeto moral, nesse sentido moral nada mais é na linguagem grega que “proceder segundo usos e costumes”, ora na filosofia moderna surge à preocupação em fazer a distinção de ambas às palavras, diante do processo complexo da sociedade.
Frise-se que a cidadania nesse sentido está atrelado a ética uma vez que são princípios primordiais para o convívio em sociedade, pois estão associados aos comportamentos humanos e a forma que estes vão interagir uns com os outros. A cidadania conceitua basicamente o conjunto de direitos e deveres pelo qual o individuo irá possuir para poder se relacionar no meio em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas, cujo significado é "cidade". 
Um dos requisitos da cidadania é a nacionalidade, no caso se esse cidadão é brasileiro pode exercer seus direitos dentro do território nacional, fundamentados pela Constituição Federal de 1988, por ser um termo antigo, passa por inúmeras transformações para abranger as mudanças concernentes na sociedade, visando principalmente o âmbito social.
Ocorre que mesmo diante de uma sociedade que encontra-se amparada por um conjunto de direitos, é possível observar que há uma enorme desigualdade social, situações de extrema pobreza, péssimo saneamento, o não acesso a educação, a saúde e a muitas outros direitos constitucionalmente garantidos.
 Há inúmeros casos que podem ser relatados em nossos cotidianos, como a má distribuição de renda, um cenário de puro preconceito não só com mulheres, como homossexuais e pessoas negras e outros grupos. E visível que quem tem acesso a qualidade de vida é quem tem condições financeiras melhores, porquanto outros que não tem acesso a educação se encontram em um contexto de marginalização. 
Por essa razão acredita-se que tanto a ética quanto a cidadania apresentam uma grande influência e impacto na atual sociedade, pois um País que trabalha com veemência tais princípios consegue manter forte a sua cidadania. 
Referências
Dimenstein, Gilberto. O cidadão de papel, A infância, adolescência e os Direitos Humanos no Brasil. 20º Edição. Editora Ática, São Paulo, 1994. 184 p. 
 
HERMANN, N. Ética e Educação: uma relação originária. In: HERMANN, N. Pluralidade e ética em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p-15-34.

Continue navegando