Buscar

Simulado de Direito Falimentar E Recuperacao Judicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado de Direito Falimentar E Recuperacao Judicial
Simulado MzM3MDIwNzI4MTAxNjM3MDY0NDE4
Realizado em 16/11/2021 09:58
Aluno(a) FILIPE MOREIRA SILVEIRA
Sua nota neste simulado 90
1ª) Em qual dos seguintes ramos de direito está inserido o DIREITO FALIMENTAR?
Direito comercial
Direito real
Direito das obrigações
Direito de família
Direito das coisas
2ª) Sobre o regime jurídico falimentar, assinale a alternativa correta: I – a classificação dos créditos na falência obedece à seguinte ordem: i) os créditos derivados da legislação do trabalho, limitados a 150 (cento e cinqüenta) salários-mínimos por credor, e os decorrentes de acidentes de trabalho; ii) créditos com garantia real até o limite do valor do bem gravado; iii) créditos tributários, independentemente da sua natureza e tempo de constituição, incluindo-se as multas; iv) créditos com privilégio especial; v) créditos com privilégio geral; vi) créditos quirografários; vii) créditos subordinados. II – os créditos trabalhistas cedidos a terceiros serão considerados quirografários. III – serão considerados créditos extraconcursais e serão pagos com precedência sobre os concursais, os créditos relativos a obrigações resultantes de atos jurídicos válidos praticados após a decretação da falência, e tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a mesma ordem estabelecida para os créditos concursais. IV – a cobrança judicial do crédito tributário não é sujeita a concurso de credores ou habilitação em falência, recuperação judicial, concordata, inventário ou arrolamento. V – quanto ao pagamento dos créditos devidos às pessoas jurídicas de direito público, o concurso de preferência se verifica na seguinte ordem: i) Municípios, conjuntamente e pró rata; ii) Estados, Distrito Federal e Territórios, conjuntamente e pró rata; e, por fim, iii) União. Alternativas:
somente as alternativas I, II e III estão corretas;
somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
somente as alternativas I, IV e V estão corretas;
somente as alternativas II, III e V estão corretas;
todas as alternativas estão corretas.
3ª) Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) sobre Falência ( ) A sentença que decreta a falência transforma, por inteiro, a característica do patrimônio do empresário, tornando-o uma universalidade de bens destinada à alienação; ( ) Um dos objetivos fundamentais do processo falimentar é conferir aos credores um rigoroso tratamento igualitário, dando primazia porém aos credores de títulos preferenciais; ( ) O primeiro na ordem de preferência é o crédito trabalhista, se de valor inferior ao correspondente a cento e cinquenta salários mínimos por credor, e o crédito em decorrência de acidentes de trabalho. ( ) O crédito fiscal foi colocado pelo legislador como terceiro na ordem de preferência para pagamento; Selecione a sequência que se apresenta como correta:
V F V V
F V F F
V F V F
V V F V
F V F V
4ª) “Dentre os vários sistemas legais que determinam a insolvência do devedor, o direito brasileiro adotou o sistema misto, qual seja o da impontualidade, do elenco de fatos previstos na lei e o da confissão do devedor. Sobre a impontualidade, além de ser injustificada, a mesma caracteriza-se pelo protesto de título executivo vencido, que possa ser cobrado no juízo de quebra, de valor superior ao de .............” Escolha a alternativa que completa o texto:
40 salários mínimos
50 salários mínimos
30 salários mínimos
20 salários mínimos
10 salários mínimos
5ª) Considere os enunciados seguintes, relativamente aos efeitos da falência quanto à pessoa do falido, bem como à habilitação, verificação e classificação dos créditos falimentares. I. A decretação da falência determina o vencimento antecipado das dívidas do devedor e dos sócios ilimitada e solidariamente responsáveis, com o abatimento proporcional dos juros, e converte todos os créditos em moeda estrangeira para a moeda do País, pelo câmbio do dia em que a obrigação foi contraída. II. Considerar-se-ão habilitados os créditos remanescentes da recuperação judicial, quando provisória ou definitivamente incluídos no quadro geral dos credores, suspendendo-se as habilitações que estejam em curso. III. A decisão que decreta a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis também acarreta a falência destes, que ficam sujeitos aos mesmos efeitos jurídicos produzidos em relação à sociedade falida e, por isso, deverão ser citados para apresentar contestação, se assim o desejarem. IV. As sociedades falidas serão representadas na falência por seus administradores ou liquidantes, os quais terão os mesmos direitos e, sob as mesmas penas, ficarão sujeitos às obrigações que cabem ao falido. V. A responsabilidade pessoal dos sócios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos administradores da sociedade falida, estabelecida nas respectivas leis, será apurada no próprio juízo da falência, independentemente da realização do ativo e da prova da sua insuficiência para cobrir o passivo, observado o procedimento ordinário previsto no Código de Processo Civil. Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, IV e V.
II, III e V.
III, IV e V.
I, IV e V.
I, II, III e IV
6ª) Quais prestadores de serviços, organizados em empresa, poderão ser alcançados pela legislação falencial? I – Hospitais e clínicas; II- Escolas públicas; III – Administradoras e corretoras de imóveis; IV – Fundações e ONGs; Escolha a alternativa correta:
Corretas I e III
Corretas II e III
Corretas I e IV
Corretas III e IV
Corretas I e II
7ª) A atual Lei de Falências, que regula a Recuperação Judicial, a Extrajudicial e a Falência do empresário e da sociedade empresária, instituída por meio da Lei n.º 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, trouxe uma profunda reforma no direito falimentar brasileiro. Das alternativas a seguir, a única correta é:
a suspensão das ações de execução contra o devedor, na Recuperação Judicial, não excederá o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados do deferimento do processamento da Recuperação, prorrogáveis uma única vez por 60 (sessenta) dias, a critério do Juiz.
a remuneração do administrador judicial não pode exceder a 10% (dez por cento) do valor devido aos credores submetidos à Recuperação Judicial.
a constituição do Comitê de Credores é obrigatória, na Falência e na Recuperação Judicial, e, dentre suas responsabilidades, estão a fiscalização e o exame das contas do administrador judicial.
havendo objeção ao Plano de Recuperação Judicial, o Juiz deverá deliberar sobre o assunto, após parecer do Comitê de Credores, administrador judicial e Ministério Público.
a intimação do Ministério Público será realizada, no processo de Recuperação Judicial, após o deferimento do processamento da Recuperação Judicial.
8ª) A respeito da recuperação judicial, da recuperação extrajudicial e da falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a opção correta.
Caberá à parte prejudicada interpor o recurso de agravo, na forma estabelecida no CPC, caso o juízo falimentar decida pela restituição de determinado bem ou por seu o retorno à massa falida em decorrência de procedimento revocatório.
A legislação falimentar determina, em rol taxativo de modalidades, a realização da alienação do ativo por meio de leilão, proposta fechada ou pregão.
Em uma assembleia-geral de credores, as sociedades empresárias coligadas ou controladoras do falido têm direito a voto proporcional ao valor de seus créditos e são consideradas para fins de verificação do quórum de instalação e de deliberação.
O magistrado pode indeferir a petição inicial de recuperação judicial da sociedade empresária nas hipóteses elencadas no CPC, caso em que haverá a convolação do pedido de recuperação judicial em falência.
O plano de recuperação extrajudicial poderá estabelecer a produção de efeitos anteriores à sua homologação judicial desde que se refira à modificação do valor ou da forma de pagamento dos credores subscritores.
9ª) (VUNESP - 2018 - Câmara de Indaiatuba -SP - Procurador Jurídico) Acerca das preferências do créditotributário, é correto afirmar que
são concursais os créditos tributários decorrentes de fatos geradores ocorridos no curso do processo de falência.
o crédito tributário prefere aos créditos extraconcursais, nos termos da lei falimentar.
a cobrança judicial do crédito tributário é sujeita a concurso de credores ou habilitação em se tratando de recuperação judicial.
são pagos preferencialmente a quaisquer outros os créditos tributários vencidos ou vincendos, a cargo de pessoas jurídicas de direito privado em liquidação judicial ou voluntária, exigíveis no decurso da liquidação.
o crédito tributário prefere a qualquer outro, seja qual for sua natureza ou o tempo de sua constituição, ressalvados unicamente os créditos decorrentes da legislação do trabalho.
10ª) Sobre a Falência tem-se que: “os prestadores de serviços organizados, empresarialmente, estão sujeitos à falência e podem usufruir da recuperação judicial ou extrajudicial, o que não se permitia na legislação revogada”. POR QUE “A atual legislação que disciplina a matéria – Lei 11.101/05, em seu artigo 1.º - ampliou a aplicação do instituto da falência, ao dispor que a sua aplicação se estende ao empresário, aí se incluindo também a sociedade empresária, cujo conceito é objeto da disposição do artigo 966 do Código Civil, in verbis: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. A respeito dessas duas afirmações é CORRETO afirmar que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira;
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira;
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa;
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira;
as duas afirmações são falsas;
Simulado de Direito Falimentar E Recuperacao Judicial
 
Simulado
 
MzM3MDIwNzI4MTAxNjM3MDY0NDE4
 
Realizado em
 
16/11/2021 09:58
 
Aluno(a)
 
FILIPE 
MOREIRA SILVEIRA
 
Sua nota neste simulado
 
90
 
1ª) Em qual dos seguintes ramos de direito está inserido o DIREITO 
FALIMENTAR?
 
Direito comercial
 
Direito real
 
Direito das obrigações
 
Direito de família
 
Direito das coisas
 
2ª) Sobre o regime jurídico falimentar, assinale a alternativa correta: I 
–
 
a 
classificação dos créditos na falência obedece à seguinte ordem: i) os créditos 
derivados da legislação do trabalho, limitados a 150 (cento e cinqüenta) 
salários
-
mínimos por cred
or, e os decorrentes de acidentes de trabalho; ii) 
créditos com garantia real até o limite do valor do bem gravado; iii) créditos 
tributários, independentemente da sua natureza e tempo de constituição, 
incluindo
-
se as multas; iv) créditos com privilégio es
pecial; v) créditos com 
privilégio geral; vi) créditos quirografários; vii) créditos subordinados. II 
–
 
os 
créditos trabalhistas cedidos a terceiros serão considerados quirografários. III 
–
 
serão considerados créditos extraconcursais e serão pagos com prec
edência 
sobre os concursais, os créditos relativos a obrigações resultantes de atos 
jurídicos válidos praticados após a decretação da falência, e tributos relativos a 
fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a mesma 
ordem estabel
ecida para os créditos concursais. IV 
–
 
a cobrança judicial do 
crédito tributário não é sujeita a concurso de credores ou habilitação em 
falência, recuperação judicial, concordata, inventário ou arrolamento. V 
–
 
quanto ao pagamento dos créditos devidos às 
pessoas jurídicas de direito 
público, o concurso de preferência se verifica na seguinte ordem: i) Municípios, 
conjuntamente e pró rata; ii) Estados, Distrito Federal e Territórios, 
conjuntamente e pró rata; e, por fim, iii) União. Alternativas:
 
somente as 
alternativas I, II e III estão corretas;
 
somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
 
somente as alternativas I, IV e V estão corretas;
 
somente as alternativas II, III e V estão corretas;
 
todas as alternativas estão corretas.
 
3ª) Coloque V (Verdade
iro) ou F (Falso) sobre Falência ( ) A sentença que 
decreta a falência transforma, por inteiro, a característica do patrimônio do 
empresário, tornando
-
o uma universalidade de bens destinada à alienação; ( ) 
Um dos objetivos fundamentais do processo falimen
tar é conferir aos credores 
um rigoroso tratamento igualitário, dando primazia porém aos credores de 
títulos preferenciais; ( ) O primeiro na ordem de preferência é o crédito 
trabalhista, se de valor inferior ao correspondente a cento e cinquenta salários 
mínimos por credor, e o crédito em decorrência de acidentes de trabalho. ( ) O 
Simulado de Direito Falimentar E Recuperacao Judicial 
Simulado MzM3MDIwNzI4MTAxNjM3MDY0NDE4 
Realizado em 16/11/2021 09:58 
Aluno(a) FILIPE MOREIRA SILVEIRA 
Sua nota neste simulado 90 
1ª) Em qual dos seguintes ramos de direito está inserido o DIREITO 
FALIMENTAR? 
Direito comercial 
Direito real 
Direito das obrigações 
Direito de família 
Direito das coisas 
2ª) Sobre o regime jurídico falimentar, assinale a alternativa correta: I – a 
classificação dos créditos na falência obedece à seguinte ordem: i) os créditos 
derivados da legislação do trabalho, limitados a 150 (cento e cinqüenta) 
salários-mínimos por credor, e os decorrentes de acidentes de trabalho; ii) 
créditos com garantia real até o limite do valor do bem gravado; iii) créditos 
tributários, independentemente da sua natureza e tempo de constituição, 
incluindo-se as multas; iv) créditos com privilégio especial; v) créditos com 
privilégio geral; vi) créditos quirografários; vii) créditos subordinados. II – os 
créditos trabalhistas cedidos a terceiros serão considerados quirografários. III – 
serão considerados créditos extraconcursais e serão pagos com precedência 
sobre os concursais, os créditos relativos a obrigações resultantes de atos 
jurídicos válidos praticados após a decretação da falência, e tributos relativos a 
fatos geradores ocorridos após a decretação da falência, respeitada a mesma 
ordem estabelecida para os créditos concursais. IV – a cobrança judicial do 
crédito tributário não é sujeita a concurso de credores ou habilitação em 
falência, recuperação judicial, concordata, inventário ou arrolamento. V – 
quanto ao pagamento dos créditos devidos às pessoas jurídicas de direito 
público, o concurso de preferência se verifica na seguinte ordem: i) Municípios, 
conjuntamente e pró rata; ii) Estados, Distrito Federal e Territórios, 
conjuntamente e pró rata; e, por fim, iii) União. Alternativas: 
somente as alternativas I, II e III estão corretas; 
somente as alternativas II, III e IV estão corretas; 
somente as alternativas I, IV e V estão corretas; 
somente as alternativas II, III e V estão corretas; 
todas as alternativas estão corretas. 
3ª) Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) sobre Falência ( ) A sentença que 
decreta a falência transforma, por inteiro, a característica do patrimônio do 
empresário, tornando-o uma universalidade de bens destinada à alienação; ( ) 
Um dos objetivos fundamentais do processo falimentar é conferir aos credores 
um rigoroso tratamento igualitário, dando primazia porém aos credores de 
títulos preferenciais; ( ) O primeiro na ordem de preferência é o crédito 
trabalhista, se de valor inferior ao correspondente a cento e cinquenta salários 
mínimos por credor, e o crédito em decorrência de acidentes de trabalho. ( ) O

Outros materiais