Buscar

Atividade 2 - Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AULA 02– DATA LIMITE DIA 15/03
LIBRAS
QUESTÃO 1. Em 2002, o governo brasileiro aprova a lei de Libras (lei nº. 10.436/2002) que é regulamentada em 2005, por meio de Decreto nº. 5.626 de 22 de dezembro desse ano. As reivindicações dos Surdos em todo o país foi o de acatar orientações de alguns dos documentos citados, em 24 de abril de 2002, foi editada a lei nº 10. 436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras considerações.
Podemos resumir essa lei que foi regulamentada em 22 de dezembro de 2005, pelo decreto nº. 5626, distribuindo sua essência em quatro capítulos. Conforme o texto acima descreva resumidamente, os quatro artigos e o paragrafo único mencionado.
	O artigo 1° da Lei n° 10.136 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação e expressão. O parágrafo único define a Língua Brasileira de Sinais como a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
	O artigo 2° da Lei n° 10.136 garante o papio e difisão do uso da Língua Brasileira de Sinais em órgãos públicos e empresas concessionárias de serviços públicos.
	O artigo 3° da Lei n° 10.136 garante o atendimento e o tratamento adequando aos deficientes auditivos nas instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde.
O artigo 4° da Lei n° 10.136 torna obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais - Líbras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs nos sistemas educacionais federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior. O parágrafo único deste artigo informa que a Língua Brasileira de Sinais - Líbras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
QUESTÃO 2 . As Leis e Documentos oficiais que são dispositivos legais para efetivação das políticas públicas. Nesse viés, não é e nem poderia ser diferente a luta da comunidade surda que avança a cada dia, propondo discussões embasadas nas leituras e interpretações dos documentos que preconizam a respeito dos avanços que a comunidade surda conquistou, como um direito legal. Quais os 2 principais documentos internacionais que são reconhecidamente, importantes para a normatização da Lei de LIBRAS? 
 	Os dois documentos internacionais em que o Brasil é signatário são a Conferência de Jomtien e a Declaração de Salamanca.

Continue navegando