Buscar

Avaliação I - Individual (Princípios de Banco de Dados (GTI11)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01.Dentre as funções de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), há a função que é responsável por garantir a integridade e consistência dos dados armazenados. Sobre essa função, assinale a alternativa CORRETA:
A) Controle de acesso simultâneo.
B) Passo de acesso simultâneo.
C) Tempo de acesso simultâneo.
D) Controle de saída simultânea.
02.No SQL é uma classe de bancos de dados que tem como principal destaque o rompimento com o paradigma relacional, predominante durante vários anos no mercado de TI. Sobre os novos conceitos de banco de dados do No Sql, assinale a alternativa CORRETA:
A) É conhecido também como armazém de dados por reunir dados de vários sistemas distintos. Nas organizações é comum existirem sistemas específicos para algumas áreas, como folha de pagamento, faturamento, vendas etc.
B) É um banco de dados utilizado para relacionamento com clientes. É nele que estão os dados utilizados para atingir objetivos de venda, público-alvo para promoções etc.
C) Visa atender basicamente ao gerenciamento de grandes volumes de dados. Imagine a quantidade de dados gerados por tweets no mundo inteiro.
D) Diferentes sistemas de armazenamento que vieram para suprir necessidades em demandas em que os bancos de dados tradicionais (relacionais) são ineficazes. Muitas dessas bases apresentam características muito interessantes como alta performance, escalabilidade, replicação, suporte a dados estruturados e subcolunas.
03. Uma restrição caracterizada por expressar uma condição que o banco de dados deve atender, de modo que, após tal condição ser validada, qualquer modificação posterior somente será aceita se não causar a sua violação. A qual restrição o exposto se refere?
A) Metadado.
B) Restrição de consistência.
C) Assertiva.
D) Autorização de exclusão.
04.A sociedade vive em torno de dados. Sua conta de energia elétrica, água, telefone e várias outras possuem dados relacionados que formam o valor a ser pago na fatura. Com relação ao banco de dados, assinale a alternativa CORRETA:
A) Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é composto por uma coleção de programas que permite ao usuário definir e construir banco de dados (BD) para as mais diversas aplicações.
B) Um banco de dados pode apresentar diversos usuários, cada qual com uma necessidade em particular, e com um envolvimento diferente com os dados. São categorias de usuários de banco de dados: administradores do banco de dados (DBA), projetistas, usuários comuns e programadores.
C) O banco de dados e seu software são juntos denominados Sistema de Bando de Dados (SBD). Um SBD se divide, em geral, em dois níveis: interno (estrutura de armazenamento físico dos dados) e conceitual (descrição lógica dos dados e das ligações existentes entre eles).
D) Software para acessar os dados é o responsável pela interpretação de todos os acessos que são feitos na base de dados com um foco maior em otimização.
05. Na história do gerenciamento dos dados, encontra-se diversas situações organizacionais que mostram a evolução no armazenamento de dados e seu posterior gerenciamento. Um exemplo histórico apresenta um gerente de vendas que precisa de informações detalhadas de seus vendedores e suas vendas. No início, todos os dados eram armazenados fisicamente em pastas que se encontravam dentro de gavetas de arquivos. Com o aumento das vendas e a contratação de novos profissionais, o volume cresceu de tal forma que tornou inviável a análise manual dos dados. Ao converter o sistema de arquivos manual para um sistema de informação, ainda sem o uso de um SGBD, percebeu-se que ao gravar os dados em arquivos, cada programa poderia ter um formato diferente de organização para a gravação. Isso se tornou tecnicamente complexo, havendo a necessidade de um novo tipo de profissional. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo de profissional:
A) Especialista em processamento de dados.
B) Programador.
C) DevOps.
D) DBA.
06.Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados é um software responsável pelo gerenciamento de base de dados. Sobre os tipos de gerenciamento de Banco de Dados, analise as opções a seguir:
I- Data Mining.
II- Data Warehouse.
III- Data Mart.
IV- Data Export.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As opções I e IV estão corretas.
B) As opções I, II e IV estão corretas.
C) As opções III e IV estão corretas.
D) As opções I, II e III estão corretas.
07.Existem vários tipos de usuários que acessam bancos de dados. Alguns têm um foco mais gerencial, enquanto outros apenas se concentram na manipulação de dados da base. Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Administrador do banco de dados.
II- Projetista ou analista de dados.
III- Programador.
IV- Usuário comum.
( IV ) Normalmente desconhece as estruturas em que os dados estão armazenados.
( III ) É a figura que constrói o sistema que acessará o banco de dados.
( II ) É o profissional que tem como tarefa fazer o mapeamento dos dados que deverão ser armazenados no banco.
( I ) Responsável pelas atividades como instalação, configuração e melhorias em performance fazem parte do seu dia a dia . Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - III - II - IV.
B) IV - III - II - I.
C) IV - II - III - I.
D) II - III - I - IV.
08.O que é um SGBD?
A) É um banco de dados reacional.
B) É um software de escritório.
C) É um software responsável pelo gerenciamento de base de dados.
D) É um banco de dados.
09.Os sistemas gerenciadores de bancos de dados são compostos, de uma forma geral, por módulos com funcionalidades bem definidas. Cada módulo tem sua responsabilidade no processo de gerenciamento dos dados. Usuários e programadores interagem com esses módulos a fim de obter seus resultados. A figura a seguir detalha essa estrutura:
Com Base nos módulos do SGBD aprensentados na figura, qual descrição é referente a Programas aplicativos/consultas?
A) Esse módulo é o responsável por recuperar os dados do local onde eles estão armazenados. Esses dados são divididos em dois grupos: os dados armazenados e a definição dos dados armazenados. 
B) É responsável por toda a administração do banco de dados. Atividades como instalação, configuração e melhorias em performance fazem parte do seu dia a dia. Também possui tarefas relacionadas ao gerenciamento de acesso de usuários na base e um constante monitoramento visando garantir uma alta disponibilidade do sistema.
C) Interpreta todos os acessos que são feitos na base de dados com um foco maior em otimização. Em outras palavras, ele é responsável por processar e definir “caminhos” para que o usuário tenha uma resposta a sua solicitação com performance.
D) Um usuário comum normalmente utiliza um sistema e é através desse sistema que o acesso ao banco de dados é feito. Já um programador tem ferramentas que são específicas para trabalhar com a tecnologia que o SGBD disponibiliza. Essas ferramentas tem um foco mais centrado na visualização de dados e manutenção de suas estruturas.
10. Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é um software responsável pelo gerenciamento de base de dados. Uma das principais características dele é retirar da aplicação a estruturação de dados, deixando de forma transparente o acesso. A organização de armazenamento de dados de um SGBD contempla um banco de dados formado por uma ou mais tabelas com colunas e linhas que são os registros. Sobre as funções do SGBD, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função de garantir regras no que diz respeito ao acesso a dados e a objetos do banco, cada usuário deve utilizar algum meio para se autenticar no SGBD, seja por login e senha ou através de leitura biométrica:
A) Linguagem de acesso e manipulação dos dados.
B) Gerenciamento de backups.
C) Manutenção do dicionário de dados.
D) Segurança.

Outros materiais