Buscar

Trabalho medidas Elétricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: medidas Elétricos
Medidas elétricas só podem ser realizadas com a utilização de instrumentos medidores, que permitem a quantificação de grandezas cujo valor não poderia ser determinado através dos sentidos humanos.
Os instrumentos elétricos de medida são largamente utilizados em laboratórios de ensino. Esses equipamentos são utilizados para obtenção de valores de várias grandezas que estão envolvidas num circuito elétrico. Com os aparelhos apropriados podemos fazer medidas de corrente elétrica, voltagem e resistência elétrica.
 AMPERÍMETRO 
O amperímetro é um dispositivo de medida usado para determinar a intensidade da corrente elétrica que percorre por circuitos e fios condutores. Os amperímetros podem ser digitais ou analógicos, no entanto, em seu interior, todos os amperímetros são muito parecidos, pois são construídos a partir de um dispositivo ainda mais fundamental – o galvanômetro.
Para que serve o amperímetro?
O amperímetro é um dispositivo utilizado para a medida da corrente elétrica. Para isso, é necessário usá-lo de forma correta e segura, respeitando as normas necessárias de segurança para a sua operação.
O símbolo que representa o amperímetro é um círculo simples que pode ou não vir acompanhado de uma seta e a letra A em seu centro:
O símbolo utilizado para designar um amperímetro.
Amperímetro ideal
No estudo da eletricidade, é comum que se faça a divisão entre amperímetros ideais e reais. O amperímetro ideal é aquele que pode ser inserido nos circuitos elétricos sem que haja qualquer interferência em seu funcionamento: a corrente elétrica e a tensão no circuito não sofrem nenhuma alteração.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os amperímetros ideais não possuem resistência elétrica, ou seja, eles não possuem a capacidade de se oporem à corrente elétrica, e devem ser conectados em série ao circuito, desse modo, a corrente elétrica pode atravessá-lo sem sofrer nenhuma queda de potencial.
Todos os amperímetros devem ser ligados em série ao circuito, como mostra a figura abaixo:
Os amperímetros devem ser ligados em série ao circuito.
Amperímetro real
O amperímetro real é aquele utilizado no dia a dia. Ele não é perfeito: apresenta uma resistência elétrica, mesmo que muito baixa, isto é, esse amperímetro possui uma capacidade pequena de opor-se à corrente elétrica. Por isso, ao conectá-lo ao circuito, é necessário certificar-se de que sua resistência seja muito menor que a resistência do circuito, para que as medidas realizadas não sejam alteradas pela presença do amperímetro.
VOLTÍMETRO
Um voltímetro pode exibir leituras em forma analógica (um ponteiro através de uma escala em fração da tensão do circuito) ou digital (mostra a tensão diretamente como números).
O que significa voltímetro?
Um voltímetro, também conhecido como medidor de tensão, é um instrumento usado para medir a diferença de potencial, ou tensão, entre dois pontos em um circuito elétrico ou eletrônico.
Alguns voltímetros destinam-se ao uso em circuitos de corrente contínua; outras são projetadas para circuitos de corrente alternada.
Voltímetros especializados podem medir a tensão de radiofrequência.
Um voltímetro analógico básico consiste de um galvanômetro sensível (medidor de corrente) em série com uma alta resistência. A resistência interna de um voltímetro deve ser alta. Caso contrário, ele atrairá uma corrente significativa e, portanto, perturbará a operação do circuito sob teste. A sensibilidade do galvanômetro e o valor da resistência em série determinam a faixa de tensões que o medidor pode exibir.
Um voltímetro digital mostra a voltagem diretamente como números. Alguns desses medidores podem determinar valores de tensão para vários valores significativos. Os voltímetros laboratoriais práticos têm intervalos máximos de 1000 a 3000 volts (V). A maioria dos voltímetros fabricados comercialmente tem várias escalas, aumentando em potências de 10; por exemplo, 0-1 V, 0-10 V, 0-100 V e 0-1000 V.
O Voltímetro, também chamado de voltómetro ou voltômetro português brasileiro vada da composição Volt, (unidade de medida da tensão, a qual teve sua origem em homenagem ao italiano físico e químico Alessandro Giuseppe Antônio Anastásio Volta(1745-1827), pelos seus estudos sobre potencial elétrico e força eletromotriz); e metro, do grego μέτρον, metron, que significa medir. O voltímetro é um aparelho utilizado para medir diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico. Ele pode ser apresentado de duas categorias, digital e analógica. Tais categorias fazem referência a forma de medição, sendo o digital através de um processamento da ddp entre os seus dois pinos e o analógico o uso desta ddp para mover um ponteiro. O voltímetro analógico é basicamente um galvanômetro, aparelho sensível a variações elétricas, com uma alta resistência elétrica. Já o voltímetro elétrico, geralmente contido em um multímetro, funciona através de sensores e algoritmos para adquirir o valor da ddp do circuito. A parte interna do voltímetro pode ser feita de uma bobina móvel (semelhante ao galvanômetro), de ferro móvel, e até osciladores de raios catódicos podem exercer a função de um voltímetro.
História
O galvanômetro, instrumento base para os voltimetros analógicos, foi criado em 1820 pelo físico dinamarquês Ørsted, sendo seu modelo conhecido como “galvanômetro de tangente” pois usava um cálculo de tangente para suas medições. Anos depois, em 1882, o biofisico francês Jacques Arsène criou um novo modelo do equipamento, o qual apresentava algumas vantagens em relação ao modelo de Ørsted como a independência do campo magnético da Terra e a linearidade da escala, isso é, o ângulo de deflexão do ponteiro é diretamente proporcional à corrente percorrida. O modelo de Jacques é utilizado até hoje em alguns medidores de corrente analógicos.
Tendo sido criado mais adiante na história, o voltímetro amplificado, como o VTVM (Vacuum Tube Voltmeter, do inglês Voltímetro de Tubo de Vácuo), teve sua importância marcada pela maior sensibilidade a pequenas variações em baixas tensões, sem precisar de aparelhos muito sensíveis que em geral são mais frágeis. Esse voltimetro, como o nome sugere, consegue uma maior precisão por meio de um amplificador, que fornece energia ao voltímetro de tal forma a ampliar as variações no próprio circuito porém sem interferir significativamente no sistema. Com isso o voltímetro propriamente dito não precisa ser muito sensível uma vez que o amplificador amplia as variações. Por fim foi criado o voltímetro digital, amplamente utilizado atualmente principalmente em multímetros digitais.
OHMÍMETRO 
Um ohmímetro é um instrumento de medição usado para determinar a resistência de um circuito elétrico ou componente. Juntamente com o voltímetro, amperímetro, capacímetro e frequencímetro, ele faz parte do aparelho de medidas denominado multímetro ou multítese. 
O modelo original de um ohmímetro provinha de uma pequena bateria que aplica uma tensão à resistência. É usado um galvanômetro para medir a corrente elétrica através da resistência. A escala do galvanômetro era marcada em ohms, porque a tensão fixa da bateria garantia que, conforme a resistência diminuísse, a corrente através do medidor aumentaria. 
multímetro  Analógico e Digital
Um multímetro analógico utiliza um galvanômetro em seu interior e tem escala de resistência graduada em sentido contrário às outras grandezas. O ponteiro deflexiona em uma direção, quando lê valores crescentes de corrente. Valores crescentes de resistência provocam correntes decrescentes em valor, o que explica a deflexão contrária à leitura de corrente. A principal dificuldade na utilização de instrumentos analógicos é a leitura precisa das medidas. O ideal para a utilização desse tipo de instrumentos é utilizar uma escala mais próxima possível do resistor a ser medido. Uma escala de 1k (1000 Ohm), por exemplo, é adequada para medir resistências mais próximas desse valor, como 820 Ohm, e menos adequada para resistências de menor valor, como de 80 Ohm. O ohmímetroanalógico tem a necessidade de ajuste interno a cada vez que se utilizar uma nova escala. A resistência interna que limita a corrente quando a resistência é zero deve ser ajustada para tal leitura quando os terminais do ohmímetro forem colocados em curto-circuito.[4]
Multímetros digitais não apresentam essa característica, já que não existem ponteiros indicadores, mas sim números amostrados em uma tela. Além disso, internamente utiliza conversor analógico-digital.[5]
Multímetro Digital
 
Multímetro Analógico
Apesar de ser bastante usado, o multímetro ainda é o causador de muitas dúvidas! Quando falamos de como usar multímetro, muitos dizem que sabem usar, porém usam errado. E para acabar com essas dúvidas, neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar o que é multímetro, para que ele serve e como usar multímetro, além de falar do multímetro digital e do multímetro analógico. Então, vamos lá pessoal!
O que é multímetro?
O multímetro é um equipamento eletrônico que tem por função medir algumas grandezas elétricas. Ele é um dos principais instrumentos de medição usados atualmente, e sua fama se deu por causa da sua fácil utilização.
Um multímetro pode medir muitas grandezas e condições. A grandeza que pode ser medida depende do modelo do multímetro, da qualidade, da fabricação, do tipo e de outros fatores.
Dentre as grandezas que o multímetro normalmente pode medir estão:
A corrente elétrica (Alternada ou Contínua)
A resistência
A tensão (Contínua ou Alternada)
A temperatura
Além dessas, o multímetro pode medir outras grandezas também.
Tipos de Multímetro
Multímetro Digital
É um tipo de multímetro mais recente, que visa facilitar o seu uso. Ele mostra a medição por meio de uma Tela LCD. Essa tela só consegue mostrar os valores das grandezas pois possui circuitos análogo-digitais, que são os responsáveis de converter a corrente elétrica para sinais digitais.
Existem também os multímetros de bancada e os multímetros portáteis. Eles estão contidos nos dois tipos acima, porém também são um tipo de classificação.
Cuidados antes de usar um Multímetro
O multímetro é um equipamento elétrico e fica em constante contato com a rede elétrica, devido a isso são necessários alguns cuidados para manuseá-lo.
Mesmo não sendo um aparelho muito difícil de usar, é preciso um conhecimento básico de elétrica para saber usar um multímetro com segurança. Então, estude sobre as grandezas elétricas e como elas se comportam em um circuito antes de usar um multímetro!
Tenha certeza de que a categoria do seu multímetro é a ideal para o serviço que você irá realizar. Uma medição feita por um multímetro de categoria inferior à indicada, além de poder danificar o aparelho, oferece um risco para o usuário por não ter as proteções que o multímetro da categoria correta tem.
Tenha muito cuidado ao colocar as ponteiras de prova e ao selecionar a escala, a realização errada desses procedimentos pode danificar o aparelho.
Como conectar pontas de prova?
Os bornes de encaixe para as pontas de prova têm uma ordem que deve ser respeitada para o correto funcionamento do equipamento. Porém, essa ordem varia de acordo com o modelo e com o fabricante do multímetro.
Para identificar qual será a ordem, basta ler as informações que estão ao redor do borne. 
Como medir resistência elétrica?
Conecte as pontas de prova nos bornes referentes à medição de resistência, coloque também o multímetro na posição de resistência e em uma escala que seja maior que o previsto para o componente a ser medido.
Com o componente desenergizado, coloque cada ponta de prova em um ponto do componente, de entrada e saída de energia.
Feito isso, o multímetro irá medir a resistência e irá imprimir o valor na tela.

Outros materiais