Buscar

trabalho_pos_ibet__

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminário I
DIREITO TRIBUTÁRIO E O CONCEITO DE “TRIBUTO”
Questões:
1- Que é Direito? Há diferença entre direito positivo e Ciência do Direito? Explique.
Direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país. Também pode ter o sentido de íntegro, honrado. É aquilo que é justo, reto e conforme a lei. É ainda uma regalia, um privilégio, uma prerrogativa.
Há diferença, na verdade, se trata de dois discursos linguísticos, no qual cada um possui um tipo de organização logica e interpretação diversas.
O direito positivo é constituído por uma linguagem prescritiva, que prescreve comportamentos humano.
E a Ciência do Direito é constituída por uma linguagem descritiva, que descreve normas jurídicas, observando-as, interpretando-as e investigando-as segundo determinada metodologia.
Contudo a Ciência do Direito se sobrepõe ao direito positivo, pois esta, discorre sobre ela.
2- Que é tributo? Com base na sua definição de tributo, quais dessas hipóteses são consideradas tributos? Fundamente sua resposta: (i) valor cobrado pela União a título de ressarcimento de despesas com selos de controle de IPI fabricado pela Casa da Moeda ; (ii) contribuição sindical (considerar as alterações da lei 13467/17); (iii) Tributo instituído por meio de decreto; (iv) aluguel de imóvel público; (v) prestação de serviço eleitoral; (vi) o tributo inserido na base de cálculo de outro tributo.
Segundo o artigo 3º do Código Tributário Nacional (CTN), um tributo é “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.
As espécies tributárias são: Impostos; Taxas; Contribuição de Melhoria; Empréstimos Compulsórios e Contribuições Especiais.
· Valor cobrado pela União a título de ressarcimento de despesas com selos de controle de IPI fabricado pela Casa da Moeda:
STJ - REsp 1.405.244 Recurso repetitivo – tema 761 – fixou a tese de que a "inexigibilidade do ressarcimento de custos e demais encargos pelo fornecimento de selos de controle de IPI, instituído pelo DL 1.437/1975, que, embora denominado ressarcimento prévio, é tributo da espécie taxa do poder de polícia, de modo que há vício de forma na instituição desse tributo por norma infralegal".
· Contribuição Sindical (considerar as alterações da lei 13.467/17):
Com a nova reforma trabalhista esta não é considera tributo, pois é facultativa.
· Tributo instituído por meio de decreto (inconstitucional):
 Não é considerado tributo em razão da sua instituição por meio de decreto, tornando-se inconstitucional e indevido. 
· O tributo inserido na base de cálculo de outro tributo:
É considerado tributo, pois, o ordenamento jurídico não inviabiliza a tomada de valor de certo tributo como base de incidência de outro. De maneira contrária, a inclusão de tributos na base de cálculo de outros tributos (ou, dependendo da ótica adotada, na sua própria base de cálculo) sempre ocorreu, sem qualquer menção à inconstitucionalidade.
3- Que é norma jurídica? E norma jurídica completa? Há que se falar em norma jurídica sem sanção? Justifique.
 Resulta-se na interpretação das leis determinadas pelo Direito positivo (conjunto de princípios e regras que regem a vida social de determinado povo em determinada época). É a forma de se obter diversas interpretações que poderão ser resultantes em mais de uma significação. O professor Paulo de Barros Carvalho leciona ser impossível existir uma norma jurídica sem sanção. Diz então não possuem normas sancionatórias que lhe correspondam, porque estas somente se associam a outras normas jurídicas prescritoras de deveres. 
4- Há diferença entre documento normativo, enunciado prescritivo, proposição e norma jurídica? Explique estabelecendo a diferença entre o conceito de norma em sentido amplo e norma em sentido estrito. 
Sim, o documento normativo diz respeito ao documento escrito formalmente onde são expressadas as normas positivadas do direito (Permissão, Proibição e Obrigação). Enunciado prescritivo: Entende-se por enunciados prescritos no texto de determinado documento normativo descritos pelo legislador. Proposição: A norma jurídica resulta na interpretação do jurista de forma prescritiva a proposição é depositada de forma descritiva sendo generalizada a todos os membros. Sendo a proposição capaz de estruturar a norma. Norma: É o resultado da interpretação da lei. 
5- Com base em sua resposta dada na questão 2, responda: 
a) O desconto de IPVA concedido para contribuintes que não incorreram em infrações de transito é uma utilização do tributo como “sanção de ato ilícito”? 
Não, pois o dever é cumprir com a lei e não pode haver benefícios aqueles que seguem a lei, pelo contrário deverá ocorrer sanção.
b) E a progressividade do IPTU e do ITR em razão da função social da propriedade?
 São os únicos tributos que há a progressividade de alíquotas até 100%. Se dá devido ao não cumprimento de suas devidas funções sociais em decorrência do não atendimento política urbana até ocasionar na desapropriação. As alíquotas de um tributo podem variar conforme o grau de periculosidade de uma empresa? Conforme Art. 150, inciso II, CF o tributo não deverá ser instituído de forma desigual entre contribuintes que se encontrem em situações equivalentes. 
6- Que é direito tributário? Sob as luzes da matéria estudada, efetuar crítica à seguinte sentença: “Direito tributário é o ramo do Direito público positivo que estuda as relações jurídicas entre o Fisco e os contribuintes, concernentes à instituição, arrecadação e fiscalização de tributos”, e propor definição para direito tributário”. 
O direito tributário não é ramo do Direito Público, tendo em vista a unidade do sistema jurídico. Nos tempos atuais, sequer poderíamos adotar a divisão dos ramos de Direito Público e Direito Privado, levando em consideração que algumas matérias estão localizadas em verdadeiras zonas nebulosas, como, por exemplo, o Direito do Trabalho (havendo quem se esforce em alocá-lo num terceiro ramo, Direito Social). O direito (positivo) tributário não “estuda relações jurídicas entre o Fisco e os contribuintes”. 
7 – Dada a seguinte lei (exemplo fictício): Pergunta-se:
a) Quantas normas há nessa lei? Identifique-as
 5 Normas:
1- A obrigação de pagar a taxa em razão do fato gerador ser o exercício de poder de polícia do Estado sobre as atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Hídricos (Art. 1); 
2- Da obrigação da taxa ser apurada mensalmente e recolhida mediante preenchimento da guia de recolhimento (mensalmente), até o último dia útil do mês seguinte ao da exploração ou do aproveitamento do recurso hídrico (Arts. 2 e 3); 
3- Do dever da autoridade fiscal competente de lavrar “Auto de Infração e Imposição de Multa” (Art. 5); 
4- Do dever da autoridade fiscal aplicar multa de 50% sobre o valor da taxa devida;
5- Da obrigação de definir a alíquota e a base de cálculo (Art. 6).
b) Qual dessas normas institui tributo? 
O art. 1º, o qual institui taxa em razão de fato gerador ser o exercício de poder de polícia do Estado sobre as atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Hídricos.
c) Qual dessas normas é estudada pela Ciência do Direito Tributário? Justificar.
 Todas as normas são objeto de estudo da Ciência do Direito Tributário, pois estão ligadas direta ou indiretamente à instituição, arrecadação e fiscalização de um tributo, qual seja a Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização de Atividade de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Hídricos. 
d) O texto legal, acima transcrito, é Ciência do Direito? Justificar. 
Não. Difere-se de ciência do direito por ter linguagem técnica, fazer parte do dever x ser, ter linguagem prescritiva, enquanto a ciência do direito é o mundo do ser, de linguagem descritiva e científica.

Continue navegando