Buscar

Audiências no Processo Trabalhista

Prévia do material em texto

AUDIÊNCIA
A AUDIENCIA É O ATO PELO QUAL SE OUVEM A SPARTES OU DEMAIS INTEGRANTES DO PROCESSO. AQUI, POSSUEM GRANDE RELEVANCIA UMA VEZ QUE A MAIORIA DOS ATOS OCORREM NELA, COMO AS CONCILIAÇÕES, APRESNETAÇÃO DEFESA, COLHEITA DE DEPOIMENTOS PESSOAIS, OITIVA DAS TESTEMUNHAS,ETC.
Art. 813 - As audiências dos órgãos da Justiça do Trabalho serão públicas e realizar-se-ão na sede do Juízo ou Tribunal em dias úteis previamente fixados, entre 8 (oito) e 18 (dezoito) horas, não podendo ultrapassar 5 (cinco) horas seguidas, salvo quando houver matéria urgente.
§ 1º - Em casos especiais, poderá ser designado outro local para a realização das audiências, mediante edital afixado na sede do Juízo ou Tribunal, com a antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.
§ 2º - Sempre que for necessário, poderão ser convocadas audiências extraordinárias, observado o prazo do parágrafo anterior.
Art. 367, CPC
§ 5o A audiência poderá ser integralmente gravada em imagem e em áudio, em meio digital ou analógico, desde que assegure o rápido acesso das partes e dos órgãos julgadores, observada a legislação específica.
§ 6o A gravação a que se refere o § 5o também pode ser realizada diretamente por qualquer das partes, independentemente de autorização judicial.
Art. 701 - As sessões do Tribunal serão públicas e começarão às 14 (quatorze) horas, terminando às 17 (dezessete) horas, mas poderão ser prorrogadas pelo Presidente em caso de manifesta necessidade
ATRASO
Art. 815 - À hora marcada, o juiz ou presidente declarará aberta a audiência, sendo feita pelo secretário ou escrivão a chamada das partes, testemunhas e demais pessoas que devam comparecer. 
Parágrafo único - Se, até 15 (quinze) minutos após a hora marcada, o juiz ou presidente não houver comparecido, os presentes poderão retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audiências.
OJ-SDI1-245 REVELIA. ATRASO. AUDIÊNCIA (inserida em 20.06.2001)
Inexiste previsão legal tolerando atraso no horário de comparecimento da parte na audiência.
No CPC:
Art. 362.  A audiência poderá ser adiada:
III - por atraso injustificado de seu início em tempo superior a 30 (trinta) minutos do horário marcado
FRACIONAMENTO
PRINCIPIO DA CONCENTRAÇÃO
Art. 849 - A audiência de julgamento será contínua; mas, se não for possível, por motivo de força maior, concluí-la no mesmo dia, o juiz ou presidente marcará a sua continuação para a primeira desimpedida, independentemente de nova notificação.
AUDIÊNCIA INAUGURAL: primeira proposta de conciliação e apresentação defesa
AUDICENCIA DE INSTRUÇÃO: colheita de provas orais
AUDIENCIA DE JULGAMENTO: publicação sentença
Comparecimento partes
 Art. 843 - Na audiência de julgamento deverão estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatórias Plúrimas ou Ações de Cumprimento, quando os empregados poderão fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. 
§ 1º É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente.
§ 2º Se por doença ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por outro empregado que pertença à mesma profissão, ou pelo seu sindicato.
§ 3o O preposto a que se refere o § 1o deste artigo não precisa ser empregado da parte reclamada. 
	PARTE	REPRESENTAÇÃO	QUANDO?
	EMPREGADO	SINDICATO	RECLAMATÓRIAS PLÚRIMAS
	EMPREGADO	SINDICATO	AÇÃO DE CUMPRIMENTO
	EMPREGADO	OUTRO EMPREGADO QUE PERTENÇA A MESMA PROFISSÃO
OU 
SINDICATO	EM RAZÃO DE DOENÇA OU QUALQUER OUTRO MOTIVO PODEROSO, DEVIDAMENTE COMPROVADO
	EMPREGADOR	GERENTE OU PREPOSTO	
preposto
FUNÇÃO DE SUBSTITUIR O EMPREGADOR NA AUDIÊNCIA
PODE EXERCER TODOS OS ATOS NECESSARIOS NA AUDIÊNCIA COMO REALIZAR PROPOSTA DE ACORDO, APRESENTAR DEFESA ORAL, PRESTAR DEPOIMENTO PESSOAL.
REPRESENTACAO INADEQUADA(AUSÊNCIA DE CARTA DE PREPOSIÇÃO), NÃO HAVERÁ A INCIDENCIA IMEDIATA DOS EFEITOS DA REVELIA, DEVENDO O MAGISTRADO POSSIBILITAR A OPORTUNIDADE DE SANAR SUA IRREGULARIDADE)
TER CONHECIMENTO DOS FATOS
NÃO NECESSITA TER PRESERNCIADO OS FATOS.
CONHECIMENTO DO OCORRIDO POR TERCEIROS
NÃO PRECISA SER EMPREGADO
TEM PODERES PARA TODOS OS ATOS NA AUDICENICA
ADVOGADO NÃO PODE SER SIMULTANEAMENTE COMO PATRONO, PREPOSTO OU CLIENTE.
AUSENCIA DO RECLAMANTE
AUDIÊNCIA INAUGURAL 
Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.
§ 2o Na hipótese de ausência do reclamante, este será condenado ao pagamento das custas calculadas na forma do art. 789 desta Consolidação, ainda que beneficiário da justiça gratuita, salvo se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável
QUESTIONA-SE: SIMPLES EXERCICIO DE AÇÃO PODE PROVOCAR PENALIDADE AO AUTOR?
Art. 731 - Aquele que, tendo apresentado ao distribuidor reclamação verbal, não se apresentar, no prazo estabelecido no parágrafo único do art. 786, à Junta ou Juízo para fazê-lo tomar por termo, incorrerá na pena de perda, pelo prazo de 6 (seis) meses, do direito de reclamar perante a Justiça do Trabalho.
Art. 732 - Na mesma pena do artigo anterior incorrerá o reclamante que, por 2 (duas) vezes seguidas, der causa ao arquivamento de que trata o art. 844
NA AUDIENCIA DE INSTRUÇÃO
Sumula 9 TST. 
A ausência do reclamante, quando adiada a instrução após contestada a ação em audiência, não importa arquivamento do processo.
Súmula nº 74 do TST
I - Aplica-se a confissão à parte que, expressamente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência em prosseguimento, na qual deveria depor. 
II - A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta (arts. 442 e 443, do CPC de 2015 - art. 400, I, do CPC de 1973), não implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. 
III- A vedação à produção de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, não afetando o exercício, pelo magistrado, do poder/dever de conduzir o processo.
AUDIÊNCIA DE JULGAMENTO
Súmula nº 30 do TST
Quando não juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audiência de julgamento (art. 851, § 2º, da CLT), o prazo para recurso será contado da data em que a parte receber a intimação da sentença
Súmula nº 197 do TST
O prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença conta-se de sua publicação.
ARQUIVAMENTO DA RECLAMAÇÃO
DEVER DE PAGAR CUSTAS PROCESSUAIS
PRESSUPOSTO PROCESSUAL PARA NOVO PROCESSO (PROCESSO ARQUIVADO)
BENEFICIARIO JUSTIÇA GRATUITA 
NÃO BENEFICIARIA JUSTIÇA GRATUITA:
ACESSO A JUSTIÇA
NATUTREZA DE DESPESA PROCESSUAL PARA PENALIDADE
Ausência do reclamado
Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.
Súmula nº 69 do TST
A partir da Lei nº 10.272, de 05.09.2001, havendo rescisão do contrato de trabalho e sendo revel e confesso quanto à matéria de fato, deve ser o empregador condenado ao pagamento das verbas rescisórias, não quitadas na primeira audiência, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento)
SÚMULA Nº 122 - REVELIA. ATESTADO MÉDICO
A reclamada, ausente à audiência em que deveria apresentar defesa, é revel, ainda que presente seu advogado munido de procuração, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentação de atestado médico, que deverá declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoção do empregador ou do seu preposto no dia da audiência
	PARTE AUSENTE	AUDIÊNCIA INAUGURAL ou UMA	AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO	AUDIÊNCIA DE JULGAMENTO
	RECLAMENTE	ARQUIVAMENTO E PAGAMENTO DE CUSTAS
	CONFISSÃO	Inicia o prazo recursal
	RECLAMADOCONFISSÃO E REVELIA À MATERIA DE FATO
	CONFISSÃO	Inicia o prazo recursal
	RECLAMANTE E RECLAMADO	ARQUIVAMENTO	CONFISSÃO DAS 2 PARTES, julgando-se de acordo com as provas já existentes nos autos e, se inexistentes ou insuficientes, de acordo com o ônus da prova	Inicia o prazo recursal
OJ 152 SDI 1
REVELIA. PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO. APLICÁVEL. (ART. 844 DA CLT) 
Pessoa jurídica de direito público sujeita-se à revelia prevista no artigo 844 da CLT.
PRESENÇA ADVOGADO E AUSENCIA DA RECLAMADA
Art. 844
§ 5o  Ainda que ausente o reclamado, presente o advogado na audiência, serão aceitos a contestação e os documentos eventualmente apresentados. 
AUDIÊNCIA INAUGURAL: dispensada a presença da reclamada na audiência, podendo comparecer apenas o advogado.
AUDIÊNCIA UNA: embora a presença do advogado afaste a revelia, haverá confissão ficta, devido a ausência da reclamada para depor. ( Dessa forma, gera presunção relativa de veracidade dos fatos)
ACORDO JUDICIAL
ÊNFASE DO PROCESSO DO TRABALHO NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS POR MEIO DA CONCILIAÇÃO
Art. 764 - Os dissídios individuais ou coletivos submetidos à apreciação da Justiça do Trabalho serão sempre sujeitos à conciliação.
NO RITO SUMARÍSSIMO
Art. 852-E. Aberta a sessão, o juiz esclarecerá as partes presentes sobre as vantagens da conciliação e usará os meios adequados de persuasão para a solução conciliatória do litígio, em qualquer fase da audiência.
  
NO RITO ORDINÁRIO
2 Momentos obrigatórios:
1ª tentativa
Na abertura da audiência inicial e antes da apresentação da defesa.
Art. 846 - Aberta a audiência, o juiz ou presidente proporá a conciliação.                            (§ 1º - Se houver acordo lavrar-se-á termo, assinado pelo presidente e pelos litigantes, consignando-se o prazo e demais condições para seu cumprimento
2ª tentativa
Depois das razões finais e antes da sentença
Art. 850 - Terminada a instrução, poderão as partes aduzir razões finais, em prazo não excedente de 10 (dez) minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovará a proposta de conciliação, e não se realizando esta, será proferida a decisão.
Uma vez lavrada a conciliação valerá como decisão irrecorrível, salvo para a previdência social quanto às contribuições que lhe forem devidas.
Não é cabível recurso
Cabe impugnação por meio da ação rescisória.
O acordo homologado que dá plena e ampla quitação, sem nenhuma ressalva, alcança todas as parcelas referentes ao extinto contrato, impedindo o ajuizamento de ação posterior (OJ 132 da SDI-1)
Deverá discriminar a natureza das parcelas constantes no ajuste, indicando a responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuição previdenciária, se for o caso. Não existindo a discriminação , a contribuição incidirá sobre o valor integral do acordo (OJ 368)
Súmula 418: a homologação do acordo constitui faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança

Continue navegando