Buscar

TRABALHO DE ESPORTES ALTERNATIVOS

Prévia do material em texto

TRABALHO DE ESPORTES ALTERNATIVOS
STEFANY OLIVEIRAA MAXIMO DOS SANTOS
PROF.ª LAURA 
1ªATIVIDADE: 
1) Qual foi objetivo do estudo?
2) Qual a metodologia do estudo?
3) Quantas pessoas participaram do estudo?
4) Quais atividades físicas de aventura na natureza mais praticadas pelos entrevistados?
5) Faça comentários sobre uma analise comparativa das tabelas 3 e 4, que apresentam os resultados sobre as possíveis alterações físicas e psicológicas desde o inicio das praticas da AFAN de exercícios físicos nas academias. 
Respostas:
 
1) Objetivo compara a vista a visão de praticantes regulares, os principais fatores de aderência as atividades físicas, de aventura na natureza e aos exercícios praticados em academias, no âmbito do lazer, bem como as possíveis alterações físicas e psicológicas advindas das praticas irregulares. 
2) A metodologia de natureza quali-quantitativo, pelo fato de pesquisa qualitativa possibilitar um emprego, de algumas analises e pesquisas de métodos mistos. Incluindo tantos aspectos qualitativo quanto quantitativos, tem se tornado comum no meio acadêmico cientifico.
3) 20 praticantes de AFAN(Atividade Física de Aventura da Natureza) e 20 participantes adeptos nos exercícios acadêmicos. 
4)  O rafting foi citado por 26,67% (n=8) como a atividade mais recorrente, seguido pelo rapel,com 20% (n=6). O mountain bike (16,67%; n=5) foi a terceira atividade mais praticada; 13,33% (n=4) apontaram o boia-cross; 10% (n=3) preferem se aventurar no trekking por trilhas e matas; 6,67% (n=2) optaram pelo canyoning; ao passo que o mesmo percentual foi encontrado por aqueles que gostam do arvorismo (3,33%) (n=1) e das corridas de aventura (3,33%) (n=1).
5) Gosto por sensações de risco e perigo, desafio pessoal em vencer limites impostos pelo meio ambiente natural.  Diferentes daqueles propiciados pela prática física dentro das cidades Na academia,vontade em melhorar a estética corporal, ter um corpo mais bonito, aumentar os níveis qualitativos de vida. Bom na academia mostra mais estética corpal e na AFAN, desafios e aventuras. 
2ªATIVIDADE: 
1)Define jogo de esporte
2)Escreva 4nomes diferentes que são atividades aos esportes alternativos
3)Como as praticas corporais de aventura tem impacto o meio ambiente. Cite pelo menos três aspectos.
4)Descreve quais são os 7principios da filosofia” rasto zero” que visa minimizar os impactos ambientais causados pelas atividades corporais desenvolvidos na natureza. Comente sobre uma experiência que você já teve em relação a um princípios.
5)O que e Plogging e onde ele foi criado? 
Respostas:
1) Tanto o jogo quanto o esporte tem regras porém, no esporte as regras são fixas e não podem ser modificadas e no jogo você pode mudar conforme for metodologicamente necessário, atrativo e quando seu público ( crianças, adultos, adolescentes ou idosos com ou sem deficiência) precisar.
2 ): Esportes alternativos, esportes radicais, AFANs, práticas corporais de aventura, Esportes de ação, esportes selvagens, esportes extremos etc
3 )Se formos olhar o ponto de vista positivo com conscientização do cuidado com a natureza, com rios, bosques, animais, e como não prejudicar o equilíbrio ambiental. Negativo poluição de rios, matas, trilhas, queimadas, desequilíbrio do meio ambiente com retirada de plantas, animais do meio silvestre ou até selvagem em alguns casos.
4) 1-Conhecer antes de ir;
2- Permanecer na trilhas e acampar em locais permitidos;
3- Dar um fim apropriado aos resíduos produzidos;
4- Deixar os locais como foram encontrados;
5- Permitir que os animais silvestres mantenham-se silvestres;
6- Compartilhar as trilhas e cuidar dos animais de estimação;
7- Minimize o impacto de fogueiras.
5 ) Plogging significa “correr recolhendo lixo” e foi criado na Suécia, vamos trabalhar para que seja muito praticada aqui no Brasil.
3ªATIVIDADE: 
4ªATIVIDADE: 
Artigo 2 : Experimentando na escola a prática da aventura (PREIRA, GALINDO e DE PAULA, 2017) 
1) O que mais chamou sua atenção na introdução do artigo? 
2) Qual o objetivo do estudo?
3) Qual a metodologia usada? 
4) Quantos professores e quantos gestores foram entrevistados? 
5) Qual o percentual de professores acreditavam ser importante trazer o tema da aventura para a Educação Física? 
6) Quais os motivos da reusa daqueles que não concordavam em levar o tema da aventura para Educação Física?
7) Qual o percentual de gestores consideravam importante levar o tema da aventura para a Educação Física? 
8) Quais os motivos que levaram os gestores a serem contrários a prática da aventura na escola?
9) Quantos e quais foram os relatos apresentados na pesquisa? 
10) O que mais chamou sua atenção nas considerações finais?
Respostas:
1) O que mais chamou atenção foi diversas reflexões dos professores e as abordagens distintas as áreas como; construtivismo, desenvolvimentista crítico, superadora e crítico emancipatória. Outra coisa foi que apresentar aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) o esporte de aventura as escolas, que acrescenta-se que há um sentimento de mudança na Educação Física escolar que a contextualiza com mudanças sociais que trazem novidades a todos os dias à vida das crianças e jovens. 
2) O objetivo foi apresentar as dificuldades da inclusão dos esportes de aventura na escola, bem como um tema justifica-se porque é um conteúdo raramente encontrado nas escolas. Este texto apresenta as dificuldades da inclusão dos esportes de aventura na escola, bem como propor soluções para as praticas do skate, parkour e slackline.
3) A metodologia a partir desta pesquisa é desenvolver um programa de atividades de aventura para os alunos, assim acreditando-se na geração futura merece estimular ao gosto pela pratica de exercícios, ampliando a cultura corporal e fornecendo experiências que levem à autonomia. A abordagem deste texto foi realizada através de um relato de experiência. O GEEDAE resolveu iniciar uma pesquisa exploratória com escolas publicas da Zona Norte de São Paulo, que oferecem o ensino fundamental I e II. Para esta pesquisa elaboramos um questionário e aplicamos aos diretores e professores de Educação Física das escolas perguntando sobre o interesse em desenvolver os esportes de aventura na escola. Assim poderíamos encontrar alguma escola que aceitasse participar da intervenção com as atividades que pretendíamos desenvolver nas aulas. Submetemos o projeto ao Comite de Etica da UNINOVE, e de posse da aprovação e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido fomos às escolas.
4) 19 Professores e 14 gestores.
5) 89% dos professores acham importante trazer o tema da aventura para a Educação Física.
6) Os motivos de recusar é que não concordam com o conteúdo foram os riscos de acidentes e faixa etária da escola não se adequada.
7) 50% dos gestores considera-se importante o tema.
8) Aqueles que foram contra colocaram ainda outros empecilhos como, a falta de estrutura escolar, a responsabilidade que a escola assume o tema não esta no currículo oficial do Estado de São Paulo e o desconhecimento das modalidades.
9) Foram três relatos um sobre da aula de parkour , slackline e sobre as aulas de skate.
10) O que mais me chamou atenção foi as dificuldades de espaço, material, gestão da escola e segurança podem ser contornadas desde que o professor alternativas como um olhar para o espaço escolar que não privilegie apenas a quadra. Outra coisa foi que as aulas de Educação Física, se tornaram mais interessantes, motivadoras, assim sendo a aventura um conteúdo relevante na atualidade.

Continue navegando