Buscar

2° tarefa de Geologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Geologia Aplicada a Engenharia
Profa.: Edna Lucia da Rocha Linhares
Estudante: Cleiton Ferreira Dantas 
Matricula: 2018020958
II Lista de Exercícios
1° O que é magma? Qual é diferença entre magma e lava?
	Magma são rochas fundidas ainda presas no subterrâneo. Se estas rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava. 
2° O que são materiais piroclásticos?
	São os fragmentos, originários de fragmentos de diferentes rochas, que diante de fenômenos endógenos, são expelidos para o ar durante uma erupção vulcânica. 
3° O que são plútons?
	São Corpos de rochas ígneas com características de intrusão profunda como os lacolitos.
4° Quais os processos formadores das rochas ígneas?
	São formadas pelo resfriamento e solidificação do magma. Dependendo da sua composição, vai depender a composição da rocha magmática a se formar. 
5° Diferencie rochas intrusivas e extrusivas.
	As rochas intrusivas são aquelas que estão localizadas abaixo da superfície, e um exemplo desse tipo de rocha são as denominadas Plutonicas, e o basalto. As rochas extrusivas estão próximas à superfície, e podem ser chamadas de vulcânicas. Exemplo é o granito. 
6° Quais os minerais mais abundantes da crosta terrestres?
	 Alguns que Podemos citar são: Oxigênio, Silício, Ferro, Alumínio, Fósforo, Cálcio, Magnésio, Potássio, Sódio e Hidrogênio. 
7° Como se classifica o magma?
	Existem três tipos principais de magma, de acordo com o teor em sílica (SiO2) – o magma basáltico, o magma andesítico e o magma riolítico. Os magmas basálticos, com origem na fusão de rochas do manto, contêm cerca de 50% de sílica e um baixo teor em gases dissolvidos. 
8° Qual o nome do instrumento para medir a temperatura da lava vulcânica?
	Para medir a temperatura da lava, os vulcanólogos usam termômetros específicos, super-resistentes, feitos de cerâmica e aço inoxidável, que são materiais com ponto de fusão maiores do que a lava em seu estado mais quente.
 
9° O que define a viscosidade do magma?
	 A viscosidade geralmente é determinada pela proporção de sílica no magma devido à reação do metal ao oxigênio, um elemento encontrado na maioria dos magmas. O conteúdo de gás varia dependendo do tipo de material fundido para formar o magma. 
10° O que define a textura das rochas? 
	A textura das rochas é o aspeto, quer macroscópico quer microscópico, dessa rocha, resultante do grau de cristalinidade e da disposição, forma e dimensões relativas dos minerais que a formam. 
11° Diferencie textura fanerítica e afanítica.
	Fanerítica: integralmente constituída de material cristalino identificável com a vista desarmada. Constituída parcialmente apenas por material cristalino identificável com a vista desarmada. Afanítica: não contém material cristalino identificável com a vista desarmada. 
12° Como classifica as rochas ígneas com relação ao teor de sílica.
	Do ponto de vista químico, as rochas ígneas são classificadas em ácidas (mais de 66% de sílica), como o granito e o riolito; intermediárias (52 a 66% de sílica), como o sienito e diorito; básicas (45 a 52% de sílica), como o gabro e o basalto; e ultrabásicas (menos de 45% de sílica), como o peridotito. Essa classificação nada tem a ver com o conceito de acidez (pH) usado em química, e a quantidade de sílica tem pouca relação com quantidade de quartzo. As rochas ácidas são geralmente claras e as ultrabásicas, escuras. 
13° Quais são as aplicações das rochas ígneas na Engenharia Civil?
	Cimento, cal, vidro, siderúrgica, corretor de solo, adubo químico, brita e agregado para concreto. 
14° Quais os principais fatores que fornecem matéria prima para os solos e a formação das rochas sedimentares?
	Fatores de formação do solo: material de origem, clima, relevo, organismos e tempo. Rochas: são os principais materiais de origem dos solos. Dependendo do tipo de rocha, os solos podem ter mais ou menos areia e argila, e serem férteis ou pobres. 
15° Comente o intemperismo físico e químico.
	Intemperismo físico: degradação da rocha por meio de processos físicos, sem alteração da sua composição química. Intemperismo químico: conjunto de reações químicas que alteram os minerais que compõem as rochas. 
16° Quais os agentes de transporte dos sedimentos?
	A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Com o continuar da sedimentação, os sedimentos dispostos nos estratos inferiores são compactados (diminuição de volume) e cimentados (precipitação de minerais novos em torno das partículas depositadas, colando-as). 
17° Como se classifica os sedimentos?
	Os sedimentos e as rochas sedimentares formadas por eles são classificados de acordo com o tamanho de grão (granulometria), material constituinte, grau de arredondamento e textura. 
18° Como podem ser os depósitos de sedimentos?
	Os depósitos sedimentares são constituídos por sedimentos originados por intempérie e erosão de rochas já existentes que, ao serem deslocados e depositados em uma bacia sedimentar, sofrem o processo de diagênese. Exemplos desse tipo de rocha são os evaporitos e calcários. 
19° O que é litificação?
	Litificação é um conjunto complexo de processos que convertem sedimentos em rocha consolidada. Graças, principalmente, à pressão exercida pelos sedimentos acumulados nos vários tipos de erosão.
20° O que são conglomerados e brechas sedimentares?
	Tanto conglomerados quanto brechas sedimentares são rochas de origem sedimentar, psefiticas, de granulometria do arcabouço superior ao tamanho areia e com origem em ambientes variados de deposição. Contudo, há uma diferença crucial entre ambas as rochas: conglomerados apresentam sedimentos predominantemente arredondados ou subarredondados, ao passo que as brechas sedimentares se caracterizam por sedimentos muito angulosos a subangulosos.
	Dessa maneira, o arredondamento pode ser um indicador de transporte dos sedimentos para cada caso. Tendo sido os conglomerados submetidos a um transporte maior devido ao que seu arredondamento mais intenso indica. Já as brechas teriam sido submetidas a um processo de transporte menor pelo que indica os sedimentos muito angulosos.
Essa diferença crucial ajuda a determinar de maneira prática quando se trata de um conglomerado e de uma brecha em campo.
21° Quais as etapas da formação do carvão mineral? Como é chamado no seguimento da rocha sedimentar?
	O minério em questão formou-se há milhões de anos. O processo de sua formação aconteceu a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes. Todos esses fragmentos vegetais, após terem morrido, foram depositados e soterrados por sedimentos. Por meio de uma grande pressão e temperaturas extremamente elevadas foram gradativamente se transformando em minério de carvão, isso há 300 milhões de anos. 
	As etapas de formação do minério ocorreram primeiramente com a constituição da turfa, depois do linhito, o carvão betuminoso e o antracito.
22° Quais as estruturas sedimentares mais comuns?
	Acamamentos, laminação, estratificação cruzada, marcas de onda, greta de ressecamento. O acamamento, ou estratificação, é uma feição comum dos sedimentos e das rochas sedimentares. As camadas paralelas de diferentes tamanhos de grão ou composição indicam sucessivas superfícies deposicionais. 
23° Quais as aplicações das rochas sedimentares na Engenharia Civil?
	A principal aplicação na construção civil é como matéria-prima para a indústria cimenteira, de cal, vidreira, siderúrgica e como corretor de solos. 
24° Do que resultam as rochas metamórficas?
	As rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas em condições específicas de temperatura e pressão. As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. 
25° Quais os fatores que depende o processo de formação das rochas metamórficas?
	As rochas metamórficas devem as suas características a diversos fatores, dos quais os mais importantessão: a composição das rochas preexistentes e que experimentam fenômenos de metamorfismo, a temperatura e a pressão durante o processo de metamorfismo, e os efeitos dos fluidos de circulação. 
26° Quais os agentes do metamorfismo?
São eles: a temperatura, a pressão e os fluidos de circulação quimicamente ativos. 
27° Quais os tipos de metamorfismo? Explique como cada um acorre.
	Metamorfismo regional: as rochas preexistentes são modificadas por um aumento de pressão superior ao aumento de temperatura e de tensões litostáticas. O metamorfismo regional está relacionado com limites convergentes, onde se verificam altas temperaturas e pressões. Algumas rochas deste tipo de metamorfismo são a ardósia, o filito, o micaxisto e a gnaisse. Metamorfismo de contacto: está diretamente relacionado com as instruções magmáticas. Como estão a temperaturas muito elevadas, causam instabilidade nos minerais das rochas envolventes à inclusão magmática. Essa instabilidade vai levar ao rearranjo estrutural dos minerais, formando novas ligações químicas, formando, então, novos minerais. Exemplos: corneana, quartzítico e mármore.
28° Cite exemplo de rocha metamórfica foliada e não foliada.
Um exemplo de Rochas foliadas temos o xisto e a gnaisse e não foliadas podemos citar o mármore.
29° Comente a importância dos recursos naturais provenientes das rochas metamórficas. Cite exemplo.
	Mármore: tipo de rocha metamórfica originada do calcário exposto à alta temperatura e pressão. É muito utilizado na produção de pias, bancadas, fachadas, pisos e na construção em várias aplicações.
	Esse tipo de rocha têm muita importância econômica em virtude de sua ampla utilização na construção civil e na fabricação de objetos ornamentais, pois são materiais de revestimento muito duráveis, além de dar solidez e nobreza aos produtos.
30° Quais as aplicações das rochas metamórficas na Engenharia Civil?
	Gnaisse: é uma rocha metamórfica muito utilizada na construção civil e na pavimentação. Ela é originada a partir do granito. O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é uma formação rochosa em gnaisse.
	Ardósia: formada a partir do xisto, que é também uma rocha metamórfica, a ardósia é outra rocha muito utilizada na construção civil. É comum nos pisos em bordas de piscinas, em fachadas e muros.
	Mármore: tipo de rocha metamórfica originada do calcário exposto à alta temperatura e pressão. É muito utilizado na produção de pias, bancadas, fachadas, pisos e na construção em várias aplicações.

Continue navegando