A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) Questionário

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) – Questionário
Unn - Antropologia e Cultura Brasileira - 20212.AB
Pergunta 1
/0,25
Leia o trecho a seguir.
“A sociedade então se modificou. Deixou de ser um bando e foi se organizando em grandes famílias chamadas clãs. Pertenciam a um clã todos aqueles que tinham o mesmo antepassado. Portanto, eram famílias enormes, das quais faziam parte pessoas que tinham um parentesco muito longínquo. [...] Acredita-se que, nessa época, os anciãos cuidavam das normas.” Fonte: SALLES, J. M. História um mundo de conhecimento. Curitiba: Grupo Uninter, 2013, p. 48.   
A autora concebe a formação das famílias, organizadas em clãs, fundamentais para o estabelecimento das relações de poder e hierarquia e para a manutenção das normas.
Diante dessa perspectiva e dos conhecimentos anteriormente assimilados, assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As instituições socioculturais são a base da civilização humana e da estrutura da sociedade por estabelecer as relações sociais dos indivíduos. 
Resposta correta
2. 
Através das instituições socioculturais surgem os elementos base da cultura, determinando o papel social que cada indivíduo possui no grupo.
3. 
As instituições socioculturais inspiraram as transformações do meio ambiente em que os grupos se instalaram, era necessário adaptar a realidade. 
4. 
As instituições sociais são o princípio do pensamento racional da espécie humana, por meio do convívio coletivo, aperfeiçoaram a cognição.
5. 
Por meio das instituições sociais, os seres humanos modificaram o modo de vida e aprimoraram suas características físicas.
Pergunta 2
/0,25
Leia o trecho a seguir.
“Os povos do paleolítico desenvolveram a linguagem falada [...]. Tal como a fabricação de ferramentas e o controle do fogo, a linguagem foi uma grande realização humana. Ela permitiu ao homem partilhar conhecimento, experiência e sentimentos com seus semelhantes. Assim, a linguagem foi o fator decisivo no desenvolvimento da cultura e sua transmissão de uma geração a outra”. 
Fonte: PERRY, M. Civilização ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 5.
Segundo o autor, o desenvolvimento da linguagem foi um importante elemento na evolução da espécie humana. Entretanto, outros hominídeos desenvolveram formas de linguagem. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, podemos afirmar que são espécies de hominídeos que possuíam formas de linguagem:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Homo ergaster e Homo sapiens neanderthalensis.
2. Incorreta: 
Homo habilis e Homo ergaster.
3. 
Homo habilis e Homo sapiens.
4. 
Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens.
Resposta correta
5. 
Homo habilis e Homo sapiens neanderthalensis
Pergunta 3
/0,25
Leia o fragmento a seguir.
“Por volta do ano 12.000 a.C., ocorreu uma revolução agrícola, quando os humanos progrediram de coletores e caçadores. Essa transição foi facilitada pelas mulheres que, através dos tempos, cultivaram plantas selvagens e desenvolveram novos alimentos comestíveis. Nos vales dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, as mulheres tornaram de uso cotidiano a cevada, a linhaça e o trigo a partir de capins selvagens. [...] o legado dessas primeiras mulheres foi preservado pela história transmitida oralmente”. Fonte: ROLKA, G.M. 100 mulheres que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004, p. 12.
O autor concebe a revolução agrícola como o resultado de um conjunto de técnicas aplicadas pelas coletoras, trabalho que era concedido quase que exclusivamente às mulheres. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. (  ) A expansão agrícola ocorreu no período histórico do Neolítico.  
II. (  ) A agricultura se desenvolveu nas margens de rios férteis. 
III. (  ) Os seres humanos do Neolítico já possuíam instrumentos elaborados feitos de pedra e barro.
IV. (  ) Simultâneo ao desenvolvimento agrícola, surge a vida móvel que se caracterizava pelo nomadismo.
V. (  ) No neolítico surgem os primeiros clãs com líderes que geralmente eram os anciãos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F, V.
Resposta correta
2. 
F, V, F, V, F.
3. 
F, V, V, F, V.
4. 
V, F, V, F, F
5. 
V, F, F, V, F
Pergunta 4
/0,25
Leia o fragmento a seguir.
“Muito provavelmente, nossos ancestrais paleolíticos desenvolveram crenças mítico-religiosas para explicar os mistérios da natureza, do nascimento, da enfermidade e da morte [...]. Foram os povos do paleolítico também que deram inicio à prática de sepultar os mortos – às vezes com oferendas, o que sugere uma crença na vida após a morte”. Fonte: PERRY, M. Civilização ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 5-6.
Acerca da religião como instituição social, é correto afirmar que: 
I. A religião satisfaz necessidades humanas, como a curiosidade e o desejo de segurança.
II. Regula e determina o comportamento do grupo em relação aos indivíduos. 
III. É um fenômeno social que estabelece a relação do indivíduo com o sagrado.
IV. Surge da necessidade de explicar a origem da vida e os fenômenos naturais. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. Incorreta: 
II e III.
3. 
I, II e IV.
4. 
I e III.
5. 
I, III e IV.
Pergunta 6
/0,25
Leia o fragmento a seguir.
“O homem venceu as limitações inerentes à existência dos animais. Não tem que se dobrar às necessidades do ambiente. Não é obrigado a viver num nicho ecológico. Instala-se facilmente em qualquer lugar [...]. Se o homem consegue vencer assim as limitações [...] é porque possui uma superioridade indiscutível: a inteligência criadora, o espírito de invenção, que lhe permitem resolver problemas que nenhum animal sabe solucionar.”Fonte: CLARKE, R. Do Universo ao homem. Lisboa: Edições 70, 1985, p. 11.
O autor destaca a superioridade humana no sentido intelectual em relação às demais espécies animais, que também possuem certo nível de inteligência, porém não tão complexo como o do ser humano.
A partir da leitura do trecho e do conteúdo estudado, escolha a alternativa que corresponde às características de adaptação dos seres humanos ao longo de seu desenvolvimento evolutivo.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As mudanças climáticas impulsionaram o desenvolvimento da memória, elemento primordial no processo de reunir conhecimentos.
2. 
A inteligência criadora do ser humano supera suas criações culturais, uma vez que foi por meio dela que os seres humanos se adaptaram.
3. 
Diferente de todas as espécies animais, o ser humano interferiu em seu ambiente, utilizando os recursos naturais em seu benefício. 
Resposta correta
4. 
Os seres humanos são superiores as demais espécies, subjugando através da força e manipulando as condições naturais.
5. 
O desenvolvimento do raciocínio lógico foi fundamental para a criação de explicações mitológicas para os fenômenos naturais.
Pergunta 7
/0,25
Leia o trecho a seguir.
“Para mim, invenção importante mesmo foi o alfabeto. Antes, alguns povos escreviam com ideogramas, que não representavam os sons da fala, mas sim as ideias. Era um bom sistema, porque permitia aos chineses, aos coreanos, aos japoneses lerem, cada qual na sua língua, as mesmas escrituras. Era ruim, porque precisava decorar mil a dois mil ideogramas para ler e escrever”. Fonte: RIBEIRO, D. Noções de coisas. São Paulo: FTD, 2000, p. 63.
O autor relata sobre a criação da escrita como excelente instrumento de comunicação. Diante dessa concepção e do conteúdo estudado, assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Por meio da escrita, o ser humano consolidou seu conhecimento lógico que foi transmitido oralmente.
2. 
A escrita chinesa é a mais antiga forma de linguagem utilizada até os dias atuais.
3. 
A Pré-História marca o período anterior à invenção da escrita, que surge aproximadamente no ano 4.000 a.C.
Resposta correta
4. 
A escrita foi a maior demonstração

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.