Buscar

EXERCICIO VII UNIDADE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos e ferramentas da cadeia de suprimentos: Gestão da demanda
UNIDADE I
DESAFIO VII
Uma fábrica de calçados adaptou recentemente a sua linha de produção para entrar em um novo mercado. Aproveitando que possuem uma grande rede de distribuição e sua marca já está consolidada em um grande número de lojas, passarão a fabricar e vender bolsas de couro, tanto femininas, quanto bolsas de trabalho masculinas.
O engenheiro de produção solicitou um estudo para determinar a capacidade de produção e a expectativa de demanda para definir qual será o volume de pedidos de matérias-primas aos fornecedores.
Qual método de previsão seria mais adequado para a projeção da demanda?
Padrão de resposta esperado
Como a empresa não possui um histórico de venda de bolsas, não é possível utilizar métodos causais de projeção; no máximo, é possível realizar algumas estimativas com as equipes de venda.
Portanto, para este cenário, a utilização de métodos qualitativos é a mais adequada. Poderiam ser realizadas uma pesquisa de mercado, o levantamento com as equipes de vendas e também o uso de analogias históricas, comparando o desempenho de lançamento de produtos similares.
EXERCICIO VII 
1. O planejamento e o controle das atividades da cadeia de suprimentos dependem de estimativas apuradas dos níveis de demanda, cuja previsão é essencial para a empresa. Diante disso, é correto afirmar que:
A. As necessidades financeiras não são afetadas pelos níveis de demanda e os momentos em que ocorrem.
Os níveis de demanda e os momentos em que ocorrem afetam diretamente as necessidades financeiras da empresa.
B. Os problemas de previsão são os mesmos para cada uma das áreas funcionais da empresa, como logística, marketing e produção.
Os problemas de previsão diferenciam-se de acordo com cada uma das áreas funcionais, são específicos para cada área.
C. A previsão colaborativa é uma abordagem moderna de previsão da demanda, mas não substitui a previsão tradicional.
A previsão tradicional da demanda poderá ser substituída por uma previsão colaborativa, é uma opção de planejamento.
D. Diferenças geográficas podem interferir nos padrões de demanda, por isso as técnicas de previsão devem abranger esse aspecto. 
(Resposta correta)
As técnicas de previsão devem refletir as diferenças geográficas que interferem nos padrões de demanda.
E. A natureza temporal é um aspecto com pouca relevância para estabelecer a previsão da demanda.
Para determinar a previsão da demanda, um aspecto essencial é a sua natureza temporal.
2. A gestão da demanda inclui preocupações sobre o tempo e o espaço, ou seja, o especialista precisa saber onde e quando irá se manifestar o volume da demanda. Sendo assim, podemos afirmar que:
A. As técnicas de previsão da demanda devem ser selecionadas observando alguns aspectos, com exceção das diferenças geográficas, pois não influem no padrão da demanda.
As diferenças geográficas interferem no padrão da demanda e, por isso, as técnicas de previsão devem observar também esse aspecto.
B. As taxas de vendas não interferem na variação da demanda de acordo com o tempo.
A variação da demanda de acordo com o tempo é um resultado do crescimento ou do decréscimo nas taxas de vendas.
C. As técnicas de previsão permanecem as mesmas quando se tratar de uma demanda prevista e depois desagregada por locação geográfica.
As técnicas de previsão podem ser diferentes quando se tratar de uma demanda prevista e depois desagregada por locação geográfica.
D. A localização espacial da demanda é indispensável para planejar a localização de armazéns e alocar geograficamente os recursos de transporte, por exemplo. (Resposta correta)
Também para determinar o balanceamento dos estoques ao longo da rede logística, além da localização de armazéns e alocação geográfica dos recursos de transporte, a localização espacial da demanda é indispensável.
E. Quando se tratar de uma previsão de demanda desagregada de cada localização geográfica e posterior agregação apenas se necessário, trata-se uma previsão de cima para baixo.
A previsão de demanda desagregada e, posteriormente, agregada trata-se de uma previsão de baixo para cima.
3. Os métodos padronizados de previsão de demanda são divididos em três categorias: qualitativos, de projeção histórica e causais. Sobre os métodos qualitativos, é correto afirmar que:
A. A premissa básica desse método é que o padrão de tempo futuro será uma repetição do passado, pelo menos em sua maior parte.
Trata-se de característica do método de projeção histórica.
B. São modelos que detectam mudanças a partir da atualização sempre que novos dados se tornam disponíveis.
Refere-se ao modelo de projeção histórica.
C. Recorrem a julgamento, intuição, pesquisas ou técnicas comparativas a fim de produzir estimativas quantitativas sobre o futuro. (Resposta correta)
É uma característica dos métodos qualitativos.
D. Nesse método, o nível da variável de previsão é derivado do nível de outras variáveis relacionadas, como por exemplo, se o serviço ao cliente é positivo para as vendas, conhecê-lo permite projetar o nível das vendas.
Esta é a premissa dos métodos causais.
E. São efetivos na antecipação de grandes mudanças nas séries de tempo e na previsão exata para períodos de médio a longo alcances.
Trata-se de característica dos métodos causais.
4. Sobre o método de projeção histórica para a gestão da demanda, considere as seguintes afirmativas:
I - Quando há dados históricos e a tendência e variações sazonais nas séries de tempo são estáveis e bem definidas, a projeção desses dados no futuro pode representar uma maneira eficiente de previsão de curto prazo.
II - A natureza quantitativa das séries de tempo prejudica o uso de modelos matemáticos e estatísticos como principais fontes de previsão.
III - São modelos que detectam mudanças a partir da atualização sempre que novos dados se tornam disponíveis, uma característica que lhes permite adaptar-se a mudanças nos padrões de tendências e sazonais.
Assinale a alternativa correta:
A. Apenas a afirmativa I está correta.
A projeção de dados pode indicar uma forma eficiente de previsão no curto prazo, considerando que os dados históricos e as variações sazonais são estáveis. Mas também pode se afirmar que a atualização de dados possibilita que os modelos se adaptem a mudanças.
B. Apenas a afirmativa III está correta.
A atualização de dados possibilita que os modelos se adaptem a mudanças. Mas também é correto afirmar que a projeção de dados pode indicar uma forma eficiente de previsão no curto prazo, considerando que os dados históricos e as variações sazonais são estáveis.
C. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
O uso de modelos estatísticos e matemáticos é incentivado, não prejudicado, pela natureza quantitativa das séries de tempo.
D. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
O uso de modelos estatísticos e matemáticos é incentivado, não prejudicado, pela natureza quantitativa das séries de tempo. E a projeção de dados pode indicar uma forma eficiente de previsão no curto prazo, considerando que os dados históricos e as variações sazonais são estáveis.
E. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. (Resposta correta)
A afirmativa II está incorreta porque o uso de modelos estatísticos e matemáticos é incentivado, não prejudicado, pela natureza quantitativa das séries de tempo.
5. Os modelos causais surgem em uma variedade de formatos, como estatísticos e descritivos. Contudo, esses modelos apresentam alguns problemas e dificultadores; entre eles, podemos destacar:
A. Quando são encontradas variáveis causais, sua associação com a variável a ser prevista é, muitas vezes, alta demais.
Quando encontradas variáveis causais, destaca-se que a associação delas com a variável prevista é muito baixa.
B. Encontrar as variáveis causais que conduzem a variável prevista no tempo é facilitado demais, razão pela qual as variáveis se confundem.
Identificar as variáveis causais que conduzem a variável prevista no tempo é tarefa complexa.
C. O fato de indicar o quanto édifícil localizar variáveis verdadeiramente causais. (Resposta correta)
É muito difícil localizar variáveis de fato causais, o que dificulta a aplicação desse método de previsão de demanda.
D. O tempo necessário à aquisição de dados para as variáveis líderes é muito rápido e não interfere no tempo em que tais variáveis conduzem a previsão.
O tempo necessário à aquisição de dados para as variáveis líderes consome grande parte do tempo em que tais variáveis conduzem a previsão.
E. Em virtude dos problemas identificados nesse método, modelos à base de técnicas econômicas e de regressão elaboram a previsão de demanda com êxito.
Em virtude dos problemas identificados nesse método, modelos à base de técnicas econômicas e de regressão podem conter substanciais erros de previsão de demanda.

Outros materiais