Buscar

prova economia 2

Prévia do material em texto

1
À medida que aumentamos o consumo de mais uma unidade, a utilidade total aumenta, porém a utilidade marginal (a última unidade consumida) decresce. É precisamente a utilidade marginal que nos dará a percepção para escolher se continuamos consumindo ou não um determinado bem. A teoria marginalista do consumidor está sustentada em quatro princípios.
Assinale a alternativa CORRETA que descreva produtos “complementares”, sendo a utilidade total também acumulativa:
A
Isso significa que se um consumidor tiver a sua disposição diversos produtos complementares a serem consumidos, o seu grau de satisfação poderá ser ainda maior. Se no café da manhã o consumidor tem à disposição pão de queijo, logo, ele poderá acompanhar seu café com esses pães. Desse modo, seu grau de satisfação total será maior, e com certeza poderá ser ainda maior do que o grau de satisfação consumindo só com café.
B
O consumidor sempre buscará consumir uma combinação de produtos, ou seja, produtos e serviços complementares, no exemplo do café da manhã: café, leite, suco, pão de queijo, torrada, chá etc. Assim, a decisão de consumir será racional, fazendo com que suas escolhas sejam levadas em consideração. O grau máximo de satisfação é relativo, a ser obtido em cada um dos produtos, levando em consideração a sua renda disponível.
C
No momento de satisfazer uma necessidade específica, o consumidor atribui graus de satisfações relativas em função dos produtos disponíveis e suas preferências.
D
Isso quer dizer que a satisfação pode ser mensurada em termos relativos para cada consumidor. Apesar de que cada consumidor possui gostos e preferências específicas, ele percebe um grau subjetivo de utilidade em cada um dos produtos e serviços a serem consumidos. Grau de utilidade que pode ser comparado e medido como o grau de utilidade atribuído para outros produtos semelhantes. 
2Segundo a Lei da Oferta, o empresário dispõe-se a produzir mais de um determinado produto em função dos preços praticados no mercado e das perspectivas de futuros aumentos no preço deste. Analise as sentenças a seguir:
I- Se os preços aumentarem no mercado, as quantidades produzidas e ofertadas tenderão a ser menores.
II- Quanto maior for o preço no mercado, maior será o interesse do empresário em produzir.
III- Se o preço de um produto no mercado for menor do que os custos de produção, logo o empresário ficará incentivado a produzir.
IV- As quantidades produzidas e ofertadas são norteadas pelos preços. Assim, quanto menores os preços, maior será a quantidade ofertada.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
3
No momento de se apresentar excesso de oferta, as empresas acumulam estoques, elas fazem queima destes estoques promovendo descontos e, efetivamente, baixando o preço da mercadoria. Isto acontecerá até que a própria dinâmica do mercado exponha o preço de equilíbrio. Entretanto, se existir preço muito baixo, haverá excesso de consumidores comprando, e os empresários ficarão sem estoques, incentivando-os para aumentar os preços. Esse aumento de preço acontecerá até achar o ponto de equilíbrio.
Quando no princípio da lei da procura e da oferta o preço de equilíbrio acontecerá?
A
As quantidades ofertadas forem iguais às quantidades procuradas. 
B
As quantidades ofertadas forem inferiores às quantidades procuradas. 
C
As quantidades ofertadas forem maiores às quantidades procuradas. 
D
As quantidades ofertadas forem superiores às quantidades procuradas. 
4A dinâmica da oferta e demanda por produtos determina o nível de preço e a quantidade a ser produzida num determinado período de tempo. Contudo, existem produtos que têm um impacto diferenciado em sua demanda devido à variação em seu preço. Este tema diz respeito à elasticidade-preço dos produtos. Quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
A
Procura elástica.
B
Procura inelástica.
C
Oferta inelástica.
D
Oferta elástica.
5A Teoria Marginal tem como base o poder da escolha do consumidor. É a utilidade marginal que nos dará a percepção para escolher se continuamos consumindo ou não um determinado bem. A teoria marginalista do consumidor está alicerçada em pelo menos cinco princípios: utilidade percebida, utilidade acumulativa, produtos complementares, comparações racionais e maximização da satisfação. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- A utilidade pode estar sujeita a comparações racionais. No momento de satisfazer uma necessidade específica, o consumidor atribui graus de satisfação relativas em função dos produtos disponíveis e suas preferências.  
II- O consumidor reflete no momento de maximizar sua satisfação. Em razão disso, a decisão de consumir será racional, fazendo com que suas escolhas sejam levadas em consideração.          
III- A utilidade de um produto pode ser percebida. Isso significa que todo produto ou serviço, por melhor que seja, possui um limite. No momento de consumir unidades adicionais, o grau de satisfação total vai acumulando até chegar a saturação.
IV- A utilidade total de um produto ou serviço é acumulativa. Isso quer dizer que a satisfação pode ser mensurada em termos relativos para cada consumidor. O consumidor percebe um grau subjetivo de utilidade em cada produto ou serviço.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
6
À medida que aumentamos o consumo de mais uma unidade, a utilidade total aumenta, porém a utilidade marginal (a última unidade consumida) decresce. É precisamente a utilidade marginal que nos dará a percepção para escolher se continuamos consumindo ou não um determinado bem. A teoria marginalista do consumidor está sustentada em quatro princípios.
Como a utilidade de um produto pode ser percebida?
A
No momento de satisfazer uma necessidade específica, o consumidor atribui graus de satisfações relativas em função dos produtos disponíveis e suas preferências.
B
É acumulativa até o ponto de saturação. Isso significa que todo produto/serviço, por melhor que esse seja, há um limite. No momento de consumir unidades adicionais, o grau de satisfação total vai acumulando até chegar à saturação. No entanto, o grau de utilidade marginal em cada unidade adicional consumida vai diminuindo.
C
Quer dizer que a satisfação pode ser mensurada em termos relativos para cada consumidor. Apesar de que cada consumidor possui gostos e preferências específicas, ele percebe um grau subjetivo de utilidade em cada um dos produtos e serviços a serem consumidos. Grau de utilidade que pode ser comparado e medido como o grau de utilidade atribuído para outros produtos semelhantes.
D
Significa que se um consumidor tiver a sua disposição diversos produtos complementares a serem consumidos, o seu grau de satisfação poderá ser ainda maior. Se no café da manhã, o consumidor tem à disposição pão de queijo, logo, ele poderá acompanhar seu café com esses pães.
7O mercado pode apresentar várias estruturas, que dependem de como está organizada a sociedade em geral e, às vezes, também através da estrutura específica de um produto ou serviço. Sobre as estruturas de mercados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Concorrência Perfeita.
II- Monopólio.
III- Oligopólio.
(    ) Acontece quando há no mercado vários vendedores com uma grande quantidade ofertada.
(    ) Acontece quando existe apenas um vendedor de um determinado produto, ou seja, apenas uma empresa produz as mercadorias oferecidas no mercado.
(    ) É uma situação em que um pequeno número de empresas é responsável pela produção dos produtos destinados ao mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III.
B
III - II - I.
C
I - III - II.
D
II - I - III.
8O estudo da elasticidade procuracompreender a sensibilidade que existe entres as variáveis preço e as variáveis quantidade oferta e/ou procurada de um determinado bem ou serviço. Na procura ou demanda, por exemplo, consumidores podem consumir maiores quantidades de um determinado bem ou serviço, quanto menor for o preço deste bem ou serviço. Nesse caso, a elasticidade da procura busca entender a sensibilidade entre as variáveis preço e quantidades demandadas. Há vários fatores que podem influenciar na elasticidade da demanda. Com relação a esses fatores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Existência ou não de bens substitutos.
II- Importância do produto ou serviço no orçamento familiar.
III- Essencialidade do produto.
(    ) Produtos que possuem bens substitutos apresentam elasticidade da procura tipicamente elástica.
(    ) Produtos que possuem pouco peso no orçamento familiar possuem procura inelástica.
(    ) Produtos essenciais para o consumidor possuem procura inelástica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III.
B
I - III - II.
C
III - I - II.
D
II - I - III.
9Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo.
II- Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta.
III- O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço da demanda.
IV- O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
10Nas estruturas de mercado, empresas que fazem parte podem se organizar de maneira informal para fixar políticas de preços relativamente padronizadas com o objetivo de diminuir a concorrência e maximizar seus lucros. Esse tipo de prática é caracterizada como uma prática desleal e é conhecida popularmente como cartel. Com relação à formação de cartel e no contexto das estruturas de mercado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essa prática desleal é observada em estruturas de mercado monopolísticas.
(    ) O cartel encontra ambiente mais fértil para se desenvolver em estruturas de mercado de concorrência perfeita.
(    ) É uma prática desleal de mercado que pode ocorrer em estruturas de mercado oligopolizadas.  
(    ) Quanto mais oligopolizado o mercado, maior é a facilidade para empresas formarem cartel se assim desejarem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
F - F - V - V.
C
F - V - V - F.
D
V - F - V - F.

Continue navegando