Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação On-Line 3(AOL 2) - Questionário

User badge image
juliana salim

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Um número crescente de peelings surge continuamente, modernizando os já existentes, fazendo associações ou criando novas fórmulas. A descamação terapêutica e controlada provocada por estes procedimentos é uma poderosa arma para tratar várias doenças e transtornos estéticos. Suas principais indicações são o tratamento de manchas, cicatrizes e rugas finas, podendo ser realizados na face e em áreas corporais.” Fonte: YOKOMIZO, V. M. F. et al. Peelings químicos: revisão e aplicação prática. Surgical and Cosmetic Dermatology. Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 58-68, 2013. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os peelings químicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Os peelings químicos podem atingir diferentes camadas. Tudo dependerá do agente escolhido, podendo então ser classificado como muito superficial, superficial, médio e profundo. Porque: II. Os agentes muitos superficiais realizam a remoção apenas do estrato córneo, já os superficiais produzem necrose da epiderme. Os peelings médios, além da epiderme, podem atingir a primeira parte da derme – derme papilar, e os profundos podem atingir toda a epiderme e toda a derme. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “A síndrome das unhas frágeis (SUF) é alteração inespecífica que se caracteriza por diminuição da resistência ungueal. Segundo relatos recentes, trata-se de moléstia comum que afeta até 20% da população, sendo mais freqüente no sexo feminino. Suas causas ainda não foram completamente elucidadas, mas acredita-se que a síndrome tenha origem tanto vascular quanto física ou traumática.” Fonte: COSTA, I. M. C., NOGUEIRA, L. S. C., GARCIA, P. S. Síndrome das unhas frágeis. Anais Brasileiros de Dermatologia. Rio de Janeiro, v. 82, n. 3, p. 263-267, 2007. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cosmiatria das unhas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Existem vários tratamentos para unhas que apresentam transtornos. Um desses processos de reversão é através da utilização da cosmetologia. Porque: II. Dessa forma é possível auxiliar os demais tratamentos podológicos potencializando os efeitos e também manter o resultado com ativos home care; A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “O pé é uma das localizações mais frequentes de dor. A sua patologia surge como uma individualidade médica, englobando anomalias distintas, com características próprias. Naturalmente, poderá estar presente enquanto afecção local, ou como resultado de uma doença sistêmica.” Fonte: SANTOS, J. A. Patologias do Pé – experiência da consulta do pé - Clínica Universitária de Reumatologia. 2016. 28 f. Trabalho Final de Mestrado Integrado em Medicina. Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa. Lisboa, 2016. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disfunções podológicas, pode-se afirmar que são disfunções dos pés:
1. micoses, verrugas, sulcos e hiperidrose.
2. lesões ungueais, hiperqueratoses, ressecamento e flacidez.
3. joanetes, micoses, rachaduras e calos.
4. hiperqueratoses, calos, hipercromias e micoses.
5. joanetes, verrugas, flacidez e sulcos.

Leia o trecho a seguir: “As matérias-primas usadas em cosméticos normalmente são inócuas para a saúde, com raras exceções, logo suas quantidades deverão ser estritamente controladas. O uso industrial de substâncias químicas está sujeito a normas de órgãos reguladores e, como visto no item 3, no Brasil os cosméticos precisam ser registrados na ANVISA. Nos Estados Unidos, o controlador é o FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental cujas normas são frequentemente adotadas em outros países.” Fonte: GALEMBECK, F. CSORDAS, Y. Cosméticos: A química da beleza. Disponível em: . Acesso em 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ativos podológicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A cânfora e o mentol são ativos indicados para proporcionar analgesia, antissepsia e relaxamento, ótimas características para cuidados diários com os pés. Porque: II. Altas concentrações de cânfora e mentol podem causar hepatotoxicidade, processos abortivos em gestantes e desencadear irritações cutâneas. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “Existem muitos critérios para seleção de uma matéria-prima: disponibilidade, logística de entrega e de distribuição, vida útil, possibilidade de estocagem, versatilidade da embalagem em que é fornecida, possibilidade de substituição por outra matéria-prima, condições do processamento industrial, toxicidade, riscos ambientais. Atualmente, o mercado dá importância à origem das matérias-primas, ou seja, se provêm de fontes naturais (orgânicas) ou sintéticas renováveis ou se são produzidas sob princípios sociais e ambientais de sustentabilidade. A escolha das matérias-primas é crucial, porque essas representam aproximadamente 65% do custo direto de produção de um cosmético.” Fonte: GALEMBECK, F. CSORDAS, Y. Cosméticos: A química da beleza. Disponível em: . Acesso em 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ativos podológicos, analise as afirmativas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características: 1) Óleo de copaíba. 2) Óleo de rosa mosqueta. 3) Aloe vera. 4) Melaleuca. ( ) Indicada para pé de atleta, micoses, verrugas, porém, pode desencadear dermatite de contato em peles delicadas. ( ) Atua como hidratante e anti-inflamatório, porém, é contraindicado para pessoas que possuam alergia a plantas da família liliacease, como o alho. ( ) Atua como regenerador de tecidos e mantém em equilíbrio a textura da pele. Sua indicação é apenas tópica, pois a oral apresenta toxicidade. ( ) Atua como regenerador, emoliente, anti-inflamatório e antifúngico. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 1, 4, 2, 3.
2. 2, 1, 3, 4.
3. 3, 1, 2, 4.
4. 4, 3, 2, 1.
5. 4, 2, 1, 3.

Leia o trecho a seguir: “A história mostra que a esfoliação da pele é utilizada há séculos por diversas culturas. Uma das primeiras civilizações onde há o relato do uso de peeling é a egípcia. A pele com dano solar era considerada um sinal de posição social inferior e as mulheres usavam várias substâncias para melhorar o aspecto da pele.” Fonte: MOREIRA, D. M. Tipos de peeling e indicações corretas: a importância do tratamento seguro. Portal Educação, 21 set. 2014. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de ação dos peelings químicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Um dos mecanismos de ação dos peelings químicos é a estimulação do crescimento epidérmico, devido à destruição das camadas lesionadas da pele; Porque: II. Ocorre uma indução no processo inflamatório, induzindo à produção intensa de colágeno e glicosaminoglicanos na derme. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “O aparelho ungueal tem como objetivo principal a proteção da extremidade dorsal dos dedos, através do prato ungueal, sobretudo em casos de traumatismo. Além disso, contribui para um aumento da sensibilidade dos dedos da mão, ao aplicar pressão contra as falanges distais. Deste modo, é possível a manipulação de objetos de reduzidas dimensões com mais destreza.” Fonte: CARVALHO, A. C. M. S. Sinais Ungueais de Doenças Sistêmicas. 2011. 44 f. Trabalho final do 6º ano médico com vista à atribuição do grau de Mestre no âmbito do Ciclo de Estudos de Mestrado Integrado em Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2011. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia das unhas, analise as partes disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características. 1) Corpo ungueal. 2) Leito ungueal. 3) Hiponíquio. 4) Lúnula. ( ) Realiza o reflexo da queratinização ungueal. ( ) Realiza a proteção da raiz, chamada de cutícula. ( ) Responsável pela vascularização ungueal. ( ) A parte visível da unha, chamada de unha propriamente dita. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 1, 4, 2, 3;
2. 4, 2, 3, 1;
3. 4, 3, 2, 1.
4. 3, 2, 4, 1;
5. 3, 2, 4, 1;

Leia o trecho a seguir: “A exposição excessiva ao sol e sem proteção representa um dos maiores riscos para o desenvolvimento de tumores malignos. O uso de substâncias para proteger a pele, como os filtros solares, tem a atenção do mercado. O desenvolvimento de fotoprotetores com eficácia e segurança é obtido através do conhecimento de seus mecanismos de ação e formulações. Os filtros solares e fotoprotetores, além de proteger contra os raios ultravioletas, podem hidratar e rejuvenescer a pele.” Fonte: CABRAL L. D. S. Filtros solares e fotoprotetores. Revista do Conselho Federal de Farmácia. Brasília, v. 25, n. 2, p. 107-110, 2013. Disponível em: . Acesso em 09/10/2019
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fotoprotetores analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Uma das vantagens na utilização dos protetores químicos é a fácil aplicação e aspecto totalmente transparente na pele.
II. ( ) O mecanismo de ação é através da reflexão dos raios solares, não tendo penetração no tecido.
III. ( ) Fotoprotetores também são chamados de filtros orgânicos.
IV. ( ) A classificação dos protetores químicos é de acordo com sua estrutura.
1. V, F, F, V.
2. F, V, F, V.
3. V, F, V, V.
4. Resposta correta
5. V, F, V, F.
6. V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “A utilização de protetores solares, fotoprotetores, é a principal abordagem cosmética contra os efeitos nocivos da radiação UV. Adicionalmente, o uso regular de fotoprotetores evita o envelhecimento precoce da pele.” Fonte: CABRAL L. D. S. Filtros solares e fotoprotetores. Revista do Conselho Federal de Farmácia. Brasília, v. 25, n. 2, p. 107-110, 2013. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fotoprotetores, analise as afirmativas a seguir:
I. Os filtros solares podem ser classificados em 2 tipos – filtros físicos e filtros químicos.
II. Os filtros físicos também são chamados de orgânicos, com características de opacidade, sendo insolúveis em água, porém solúveis em ácidos graxos.
III. Os principais componentes presentes em um protetor físico é o óxido de zinco e o dióxido de titânio.
IV. Os dois componentes principais no protetor físico foram escolhidos pela sua capacidade de absorção da radiação, transformando-a em uma energia de baixa potência.
1. I, III e IV.
2. I, II e III.
3. II, III e IV.
4. I e II.
5. I e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Um número crescente de peelings surge continuamente, modernizando os já existentes, fazendo associações ou criando novas fórmulas. A descamação terapêutica e controlada provocada por estes procedimentos é uma poderosa arma para tratar várias doenças e transtornos estéticos. Suas principais indicações são o tratamento de manchas, cicatrizes e rugas finas, podendo ser realizados na face e em áreas corporais.” Fonte: YOKOMIZO, V. M. F. et al. Peelings químicos: revisão e aplicação prática. Surgical and Cosmetic Dermatology. Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 58-68, 2013. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os peelings químicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Os peelings químicos podem atingir diferentes camadas. Tudo dependerá do agente escolhido, podendo então ser classificado como muito superficial, superficial, médio e profundo. Porque: II. Os agentes muitos superficiais realizam a remoção apenas do estrato córneo, já os superficiais produzem necrose da epiderme. Os peelings médios, além da epiderme, podem atingir a primeira parte da derme – derme papilar, e os profundos podem atingir toda a epiderme e toda a derme. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “A síndrome das unhas frágeis (SUF) é alteração inespecífica que se caracteriza por diminuição da resistência ungueal. Segundo relatos recentes, trata-se de moléstia comum que afeta até 20% da população, sendo mais freqüente no sexo feminino. Suas causas ainda não foram completamente elucidadas, mas acredita-se que a síndrome tenha origem tanto vascular quanto física ou traumática.” Fonte: COSTA, I. M. C., NOGUEIRA, L. S. C., GARCIA, P. S. Síndrome das unhas frágeis. Anais Brasileiros de Dermatologia. Rio de Janeiro, v. 82, n. 3, p. 263-267, 2007. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cosmiatria das unhas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Existem vários tratamentos para unhas que apresentam transtornos. Um desses processos de reversão é através da utilização da cosmetologia. Porque: II. Dessa forma é possível auxiliar os demais tratamentos podológicos potencializando os efeitos e também manter o resultado com ativos home care; A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “O pé é uma das localizações mais frequentes de dor. A sua patologia surge como uma individualidade médica, englobando anomalias distintas, com características próprias. Naturalmente, poderá estar presente enquanto afecção local, ou como resultado de uma doença sistêmica.” Fonte: SANTOS, J. A. Patologias do Pé – experiência da consulta do pé - Clínica Universitária de Reumatologia. 2016. 28 f. Trabalho Final de Mestrado Integrado em Medicina. Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa. Lisboa, 2016. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disfunções podológicas, pode-se afirmar que são disfunções dos pés:
1. micoses, verrugas, sulcos e hiperidrose.
2. lesões ungueais, hiperqueratoses, ressecamento e flacidez.
3. joanetes, micoses, rachaduras e calos.
4. hiperqueratoses, calos, hipercromias e micoses.
5. joanetes, verrugas, flacidez e sulcos.

Leia o trecho a seguir: “As matérias-primas usadas em cosméticos normalmente são inócuas para a saúde, com raras exceções, logo suas quantidades deverão ser estritamente controladas. O uso industrial de substâncias químicas está sujeito a normas de órgãos reguladores e, como visto no item 3, no Brasil os cosméticos precisam ser registrados na ANVISA. Nos Estados Unidos, o controlador é o FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental cujas normas são frequentemente adotadas em outros países.” Fonte: GALEMBECK, F. CSORDAS, Y. Cosméticos: A química da beleza. Disponível em: . Acesso em 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ativos podológicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A cânfora e o mentol são ativos indicados para proporcionar analgesia, antissepsia e relaxamento, ótimas características para cuidados diários com os pés. Porque: II. Altas concentrações de cânfora e mentol podem causar hepatotoxicidade, processos abortivos em gestantes e desencadear irritações cutâneas. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “Existem muitos critérios para seleção de uma matéria-prima: disponibilidade, logística de entrega e de distribuição, vida útil, possibilidade de estocagem, versatilidade da embalagem em que é fornecida, possibilidade de substituição por outra matéria-prima, condições do processamento industrial, toxicidade, riscos ambientais. Atualmente, o mercado dá importância à origem das matérias-primas, ou seja, se provêm de fontes naturais (orgânicas) ou sintéticas renováveis ou se são produzidas sob princípios sociais e ambientais de sustentabilidade. A escolha das matérias-primas é crucial, porque essas representam aproximadamente 65% do custo direto de produção de um cosmético.” Fonte: GALEMBECK, F. CSORDAS, Y. Cosméticos: A química da beleza. Disponível em: . Acesso em 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ativos podológicos, analise as afirmativas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características: 1) Óleo de copaíba. 2) Óleo de rosa mosqueta. 3) Aloe vera. 4) Melaleuca. ( ) Indicada para pé de atleta, micoses, verrugas, porém, pode desencadear dermatite de contato em peles delicadas. ( ) Atua como hidratante e anti-inflamatório, porém, é contraindicado para pessoas que possuam alergia a plantas da família liliacease, como o alho. ( ) Atua como regenerador de tecidos e mantém em equilíbrio a textura da pele. Sua indicação é apenas tópica, pois a oral apresenta toxicidade. ( ) Atua como regenerador, emoliente, anti-inflamatório e antifúngico. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 1, 4, 2, 3.
2. 2, 1, 3, 4.
3. 3, 1, 2, 4.
4. 4, 3, 2, 1.
5. 4, 2, 1, 3.

Leia o trecho a seguir: “A história mostra que a esfoliação da pele é utilizada há séculos por diversas culturas. Uma das primeiras civilizações onde há o relato do uso de peeling é a egípcia. A pele com dano solar era considerada um sinal de posição social inferior e as mulheres usavam várias substâncias para melhorar o aspecto da pele.” Fonte: MOREIRA, D. M. Tipos de peeling e indicações corretas: a importância do tratamento seguro. Portal Educação, 21 set. 2014. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de ação dos peelings químicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Um dos mecanismos de ação dos peelings químicos é a estimulação do crescimento epidérmico, devido à destruição das camadas lesionadas da pele; Porque: II. Ocorre uma indução no processo inflamatório, induzindo à produção intensa de colágeno e glicosaminoglicanos na derme. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “O aparelho ungueal tem como objetivo principal a proteção da extremidade dorsal dos dedos, através do prato ungueal, sobretudo em casos de traumatismo. Além disso, contribui para um aumento da sensibilidade dos dedos da mão, ao aplicar pressão contra as falanges distais. Deste modo, é possível a manipulação de objetos de reduzidas dimensões com mais destreza.” Fonte: CARVALHO, A. C. M. S. Sinais Ungueais de Doenças Sistêmicas. 2011. 44 f. Trabalho final do 6º ano médico com vista à atribuição do grau de Mestre no âmbito do Ciclo de Estudos de Mestrado Integrado em Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2011. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia das unhas, analise as partes disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características. 1) Corpo ungueal. 2) Leito ungueal. 3) Hiponíquio. 4) Lúnula. ( ) Realiza o reflexo da queratinização ungueal. ( ) Realiza a proteção da raiz, chamada de cutícula. ( ) Responsável pela vascularização ungueal. ( ) A parte visível da unha, chamada de unha propriamente dita. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 1, 4, 2, 3;
2. 4, 2, 3, 1;
3. 4, 3, 2, 1.
4. 3, 2, 4, 1;
5. 3, 2, 4, 1;

Leia o trecho a seguir: “A exposição excessiva ao sol e sem proteção representa um dos maiores riscos para o desenvolvimento de tumores malignos. O uso de substâncias para proteger a pele, como os filtros solares, tem a atenção do mercado. O desenvolvimento de fotoprotetores com eficácia e segurança é obtido através do conhecimento de seus mecanismos de ação e formulações. Os filtros solares e fotoprotetores, além de proteger contra os raios ultravioletas, podem hidratar e rejuvenescer a pele.” Fonte: CABRAL L. D. S. Filtros solares e fotoprotetores. Revista do Conselho Federal de Farmácia. Brasília, v. 25, n. 2, p. 107-110, 2013. Disponível em: . Acesso em 09/10/2019
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fotoprotetores analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Uma das vantagens na utilização dos protetores químicos é a fácil aplicação e aspecto totalmente transparente na pele.
II. ( ) O mecanismo de ação é através da reflexão dos raios solares, não tendo penetração no tecido.
III. ( ) Fotoprotetores também são chamados de filtros orgânicos.
IV. ( ) A classificação dos protetores químicos é de acordo com sua estrutura.
1. V, F, F, V.
2. F, V, F, V.
3. V, F, V, V.
4. Resposta correta
5. V, F, V, F.
6. V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “A utilização de protetores solares, fotoprotetores, é a principal abordagem cosmética contra os efeitos nocivos da radiação UV. Adicionalmente, o uso regular de fotoprotetores evita o envelhecimento precoce da pele.” Fonte: CABRAL L. D. S. Filtros solares e fotoprotetores. Revista do Conselho Federal de Farmácia. Brasília, v. 25, n. 2, p. 107-110, 2013. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fotoprotetores, analise as afirmativas a seguir:
I. Os filtros solares podem ser classificados em 2 tipos – filtros físicos e filtros químicos.
II. Os filtros físicos também são chamados de orgânicos, com características de opacidade, sendo insolúveis em água, porém solúveis em ácidos graxos.
III. Os principais componentes presentes em um protetor físico é o óxido de zinco e o dióxido de titânio.
IV. Os dois componentes principais no protetor físico foram escolhidos pela sua capacidade de absorção da radiação, transformando-a em uma energia de baixa potência.
1. I, III e IV.
2. I, II e III.
3. II, III e IV.
4. I e II.
5. I e III.

Prévia do material em texto

ergunta 1Crédito total dado
/1
	Leia o trecho a seguir:
“Um número crescente de peelings surge continuamente, modernizando os já existentes, fazendo associações ou criando novas fórmulas. A descamação terapêutica e controlada provocada por estes procedimentos é uma poderosa arma para tratar várias doenças e transtornos estéticos. Suas principais indicações são o tratamento de manchas, cicatrizes e rugas finas, podendo ser realizados na face e em áreas corporais.”
Fonte: YOKOMIZO, V. M. F. et al. Peelings químicos: revisão e aplicação prática. Surgical and Cosmetic Dermatology. Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 58-68, 2013. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjclumLgLjkAhUTA9QKHQzpAcUQFjACegQIARAC&url=http%3A%2F%2Fwww.surgicalcosmetic.org.br%2Fexportar-pdf%2F5%2F5_n1_253_pt%2FPeelings-quimicos--revisao-e-aplicacao-pratica&usg=AOvVaw37w8eW0ACSrj59mg-kNtGh>. Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os peelings químicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os peelings químicos podem atingir diferentes camadas. Tudo dependerá do agente escolhido, podendo então ser classificado como muito superficial, superficial, médio e profundo.
Porque:
II. Os agentes muitos superficiais realizam a remoção apenas do estrato córneo, já os superficiais produzem necrose da epiderme. Os peelings médios, além da epiderme, podem atingir a primeira parte da derme – derme papilar, e os profundos podem atingir toda a epiderme e toda a derme.
A seguir, assinale a alternativa correta:
	Ocultar opções de resposta 
			As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
			As asserções I e II são proposições falsas.
			A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
			Incorreta: 
		A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
			As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
			Resposta correta
	Pergunta 2
/1
	Leia o trecho a seguir:
“A síndrome das unhas frágeis (SUF) é alteração inespecífica que se caracteriza por diminuição da resistência ungueal. Segundo relatos recentes, trata-se de moléstia comum que afeta até 20% da população, sendo mais freqüente no sexo feminino. Suas causas ainda não foram completamente elucidadas, mas acredita-se que a síndrome tenha origem tanto vascular quanto física ou traumática.” 
Fonte: COSTA, I. M. C., NOGUEIRA, L. S. C., GARCIA, P. S. Síndrome das unhas frágeis. Anais Brasileiros de Dermatologia. Rio de Janeiro, v. 82, n. 3, p. 263-267, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/abd/v82n3/v82n03a09.pdf>. Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cosmiatria das unhas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Existem vários tratamentos para unhas que apresentam transtornos. Um desses processos de reversão é através da utilização da cosmetologia.
Porque:
II. Dessa forma é possível auxiliar os demais tratamentos podológicos potencializando os efeitos e também manter o resultado com ativos home care; 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
	Ocultar opções de resposta 
			As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
			Resposta correta
			As asserções I e II são proposições falsas.
			A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
			As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
			A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
			
	Pergunta 3Crédito total dado
/1
	Leia o trecho a seguir:
“O pé é uma das localizações mais frequentes de dor. A sua patologia surge como uma individualidade médica, englobando anomalias distintas, com características próprias. Naturalmente, poderá estar presente enquanto afecção local, ou como resultado de uma doença sistêmica.” 
Fonte: SANTOS, J. A. Patologias do Pé – experiência da consulta do pé - Clínica Universitária de Reumatologia. 2016. 28 f. Trabalho Final de Mestrado Integrado em Medicina. Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa. Lisboa, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/27410/1/JoanaASantos.pdf>. Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disfunções podológicas, pode-se afirmar que são disfunções dos pés:
	Ocultar opções de resposta 
			micoses, verrugas, sulcos e hiperidrose.
			lesões ungueais, hiperqueratoses, ressecamento e flacidez.
			joanetes, micoses, rachaduras e calos.
			Resposta correta
			hiperqueratoses, calos, hipercromias e micoses.
			joanetes, verrugas, flacidez e sulcos.
			
	Pergunta 4
/1
	Leia o trecho a seguir:
“As matérias-primas usadas em cosméticos normalmente são inócuas para a saúde, com raras exceções, logo suas quantidades deverão ser estritamente controladas. O uso industrial de substâncias químicas está sujeito a normas de órgãos reguladores e, como visto no item 3, no Brasil os cosméticos precisam ser registrados na ANVISA. Nos Estados Unidos, o controlador é o FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental cujas normas são frequentemente adotadas em outros países.”
Fonte: GALEMBECK, F. CSORDAS, Y. Cosméticos: A química da beleza. Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_cosmeticos.pdf>. Acesso em 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ativos podológicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A cânfora e o mentol são ativos indicados para proporcionar analgesia, antissepsia e relaxamento, ótimas características para cuidados diários com os pés.
Porque:
II. Altas concentrações de cânfora e mentol podem causar hepatotoxicidade, processos abortivos em gestantes e desencadear irritações cutâneas.
A seguir, assinale a alternativa correta: 
	Ocultar opções de resposta 
			A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
			Incorreta: 
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
			As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
			Resposta correta
			A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
			As asserções I e II são proposições falsas. 
			
	Pergunta 5
/1
	Leia o trecho a seguir:
“A radiação ultravioleta pode provocar danos ao DNA, imunossupressão, alterações químicas e histológicas na epiderme, envelhecimento precoce, cataratas e carcinogênese, dentre outras deteriorações. A fotoproteção previne estes e outros efeitos danosos da radiação ultravioleta. Protetores solares, vestimentas, acessórios adequados e exposição segura ao sol são ferramentas essenciais da foto- proteção.”
Fonte: BALOGH, T. S. Proteção à radiação ultravioleta: recursos disponíveis na atualidade em fotoproteção. Anais Brasileiros de Dermatologia. Rio de Janeiro, v. 86, n. 4, p. 732-742, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/abd/v86n4/v86n4a16.pdf>. Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fotoproteção, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Antes do ano de 2012, os protetores tinham apenas proteção contra a radiação UVB. Após o ano em questão, a proteção tornou-se obrigatória para radiações UVB e UVA.
II. ( ) O filtro solar protege contra as radiações UVB que ficam na faixa de 320-400nm e da radiação UVA com comprimento de onda entre 290-320nm.
III. ( ) O filtro solar precisa ser repassado várias vezes ao dia para manter eficaz sua proteção.
IV. ( ) A falta de protetorsolar está ligada diretamente ao fotoenvelhecimento precoce, com diminuição de várias funções metabólicas, como a produção de colágeno e elastina.
A seguir, assinale a alternativa correta:
	Ocultar opções de resposta 
			V, V, F, F.
			F, V, F, V.
			V, F, V, F.
			V, F, V, V.
			Resposta correta
			F, F, V, V.
			
	Pergunta 6
/1
	Leia o trecho a seguir:
“Existem muitos critérios para seleção de uma matéria-prima: disponibilidade, logística de entrega e de distribuição, vida útil, possibilidade de estocagem, versatilidade da embalagem em que é fornecida, possibilidade de substituição por outra matéria-prima, condições do processamento industrial, toxicidade, riscos ambientais. Atualmente, o mercado dá importância à origem das matérias-primas, ou seja, se provêm de fontes naturais (orgânicas) ou sintéticas renováveis ou se são produzidas sob princípios sociais e ambientais de sustentabilidade. A escolha das matérias-primas é crucial, porque essas representam aproximadamente 65% do custo direto de produção de um cosmético.”
Fonte: GALEMBECK, F. CSORDAS, Y. Cosméticos: A química da beleza. Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_cosmeticos.pdf>. Acesso em 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ativos podológicos, analise as afirmativas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Óleo de copaíba.
2) Óleo de rosa mosqueta.
3) Aloe vera.
4) Melaleuca.
( ) Indicada para pé de atleta, micoses, verrugas, porém, pode desencadear dermatite de contato em peles delicadas.
( ) Atua como hidratante e anti-inflamatório, porém, é contraindicado para pessoas que possuam alergia a plantas da família liliacease, como o alho.
( ) Atua como regenerador de tecidos e mantém em equilíbrio a textura da pele. Sua indicação é apenas tópica, pois a oral apresenta toxicidade.
( ) Atua como regenerador, emoliente, anti-inflamatório e antifúngico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	Ocultar opções de resposta 
			1, 4, 2, 3.
			2, 1, 3, 4.
			3, 1, 2, 4.
			4, 3, 2, 1.
			Resposta correta
			4, 2, 1, 3.
			
	Pergunta 7Crédito total dado
/1
	Leia o trecho a seguir:
“A história mostra que a esfoliação da pele é utilizada há séculos por diversas culturas. Uma das primeiras civilizações onde há o relato do uso de peeling é a egípcia. A pele com dano solar era considerada um sinal de posição social inferior e as mulheres usavam várias substâncias para melhorar o aspecto da pele.”
Fonte: MOREIRA, D. M. Tipos de peeling e indicações corretas: a importância do tratamento seguro. Portal Educação, 21 set. 2014. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/tipos-de-peeling-e-indicacoes-corretas-a-importancia-do-tratamento-seguro/58071>. Acesso em: 09/10/2019
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de ação dos peelings químicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um dos mecanismos de ação dos peelings químicos é a estimulação do crescimento epidérmico, devido à destruição das camadas lesionadas da pele;
Porque:
II. Ocorre uma indução no processo inflamatório, induzindo à produção intensa de colágeno e glicosaminoglicanos na derme.
A seguir, assinale a alternativa correta:
	Ocultar opções de resposta 
			As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
			A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
			As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
			Resposta correta
			A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
			As asserções I e II são proposições falsas.
			
	Pergunta 8
/1
	Leia o trecho a seguir:
“O aparelho ungueal tem como objetivo principal a proteção da extremidade dorsal dos dedos, através do prato ungueal, sobretudo em casos de traumatismo. Além disso, contribui para um aumento da sensibilidade dos dedos da mão, ao aplicar pressão contra as falanges distais. Deste modo, é possível a manipulação de objetos de reduzidas dimensões com mais destreza.” 
Fonte: CARVALHO, A. C. M. S. Sinais Ungueais de Doenças Sistêmicas. 2011. 44 f. Trabalho final do 6º ano médico com vista à atribuição do grau de Mestre no âmbito do Ciclo de Estudos de Mestrado Integrado em Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2011. Disponível em: <https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/47685/1/6%20ano%20MIM%20-%20Trabalho%20Final.pdf>. Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia das unhas, analise as partes disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Corpo ungueal.
2) Leito ungueal.
3) Hiponíquio.
4) Lúnula.
( ) Realiza o reflexo da queratinização ungueal.
( ) Realiza a proteção da raiz, chamada de cutícula.
( ) Responsável pela vascularização ungueal.
( ) A parte visível da unha, chamada de unha propriamente dita.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Ocultar opções de resposta 
			1, 4, 2, 3;
			4, 2, 3, 1;
			4, 3, 2, 1.
			Resposta correta
			3, 2, 4, 1;
			3, 2, 4, 1;
			
	Pergunta 9
/1
	Leia o trecho a seguir:
“A exposição excessiva ao sol e sem proteção representa um dos maiores riscos para o desenvolvimento de tumores malignos. O uso de substâncias para proteger a pele, como os filtros solares, tem a atenção do mercado. O desenvolvimento de fotoprotetores com eficácia e segurança é obtido através do conhecimento de seus mecanismos de ação e formulações. Os filtros solares e fotoprotetores, além de proteger contra os raios ultravioletas, podem hidratar e rejuvenescer a pele.”
Fonte: CABRAL L. D. S. Filtros solares e fotoprotetores. Revista do Conselho Federal de Farmácia. Brasília, v. 25, n. 2, p. 107-110, 2013. Disponível em: <http://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=447&path%5B%5D=433>. Acesso em 09/10/2019
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fotoprotetores analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Uma das vantagens na utilização dos protetores químicos é a fácil aplicação e aspecto totalmente transparente na pele.
II. ( ) O mecanismo de ação é através da reflexão dos raios solares, não tendo penetração no tecido.
III. ( ) Fotoprotetores também são chamados de filtros orgânicos.
IV. ( ) A classificação dos protetores químicos é de acordo com sua estrutura.
A seguir, assinale a alternativa correta:
	Ocultar opções de resposta 
			V, F, F, V.
			F, V, F, V.
			V, F, V, V.
			Resposta correta
			V, F, V, F.
			V, V, V, F.
			
	Pergunta 10
/1
	Leia o trecho a seguir:
“A utilização de protetores solares, fotoprotetores, é a principal abordagem cosmética contra os efeitos nocivos da radiação UV. Adicionalmente, o uso regular de fotoprotetores evita o envelhecimento precoce da pele.”
Fonte: CABRAL L. D. S. Filtros solares e fotoprotetores. Revista do Conselho Federal de Farmácia. Brasília, v. 25, n. 2, p. 107-110, 2013. Disponível em: <http://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=447&path%5B%5D=433>. Acesso em: 09/10/2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fotoprotetores, analise as afirmativas a seguir:
I. Os filtros solares podem ser classificados em 2 tipos – filtros físicos e filtros químicos.
II. Os filtros físicos também são chamados de orgânicos, com características de opacidade, sendo insolúveis em água, porém solúveis em ácidos graxos.
III. Os principais componentes presentes em um protetor físico é o óxido de zinco e o dióxido de titânio.
IV. Os dois componentes principais no protetor físico foramescolhidos pela sua capacidade de absorção da radiação, transformando-a em uma energia de baixa potência.
Está correto apenas o que se afirma em:
	Ocultar opções de resposta 
			I, III e IV.
			I, II e III.
			II, III e IV.
			I e II.
			I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina