Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “No Brasil, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), criada em 1995, estabelece a política nacional de biossegurança através de instruções normativas que devem ser cumpridas em todos os níveis. Entretanto, a ênfase da legislação – e consequente fiscalização – dos aspectos relacionados à biossegurança nos últimos anos parece ter se concentrado na utilização de organismos geneticamente modificados, especialmente os transgênicos.” Fonte: ARAÚJO, E. M.; VASCONCELOS S. D. Biossegurança em laboratórios universitários: um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 29, n. 110, p. 33-40, 2004.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Biossegurança, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Biossegurança visa a prevenção de riscos à saúde humana.
II. ( ) O laboratório deve ter o Manual de Biossegurança.
III. ( ) Existem 3 níveis de Biossegurança.
IV. ( ) Biossegurança envolve o uso de equipamentos de proteção individual.
1. V, F, F, V.
2. F, F, V, V.
3. V, V, F, F.
4. V, V, F, V.
5. F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "O controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas é de suma importância para assegurar a qualidade, segurança, eficácia e credibilidade dos seus medicamentos junto ao mercado consumidor […] De fato, o controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas tornou-se parte do processo industrial, podendo, inclusive, ser considerada a etapa mais importante da fabricação de um medicamento." Fonte: ROCHA, T. G.; GALENDE, S. B. A importância do controle de qualidade na indústria farmacêutica. Revista UNINGÁ Review, Maringá, v. 20, n. 2, p. 97-103, out./dez., 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceitos gerais de controle biológico, pode-se afirmar que o controle de qualidade é multidisciplinar porque:
1. realiza análise de matéria-prima.
2. atua na prevenção da contaminação microbiana.
3. segue as legislações vigentes.
4. aborda conhecimentos teóricos e práticos de diversas áreas.
5. acompanha todo o processo de fabricação do medicamento.

Leia o trecho a seguir: “A genética tem papel fundamental no futuro do uso de animais de laboratório, pois está diretamente ligada a uma produção cada vez maior de animais geneticamente modificados. Atualmente existem cerca de 10 mil linhagens de camundongos utilizadas como modelo para estudo das mais diversas doenças humanas.” Fonte: FRAJBLAT, M.; AMARAL, V. L. L.; RIVERA, E. A. B. Ciência em animais de laboratório. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 60, n. 2, p. 44-46, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir:
I. Os testes com animais têm sido fundamentais para promover a saúde e o bem-estar humano.
II. O conhecimento obtido com esses estudos permite o desenvolvimento de novos medicamentos.
III. Estudos com animais permitem que novos tratamentos sejam desenvolvidos.
IV. Os artrópodes são usados nesses testes, especialmente os insetos, grupo de maior diversidade.
1. I e II.
2. I, II e III.
3. I e IV.
4. II e III.
5. I e III.

Leia o trecho a seguir: "O farmacêutico compartilha a responsabilidade com as indústrias farmacêuticas na estabilidade de produtos industrializados e é estimulado a relatar qualquer problema com embalagem e rotulagem ou evidências de instabilidade do produto. Para garantir a integridade dos medicamentos dispensados nas farmácias, os farmacêuticos devem observar as datas de validade dos produtos fazendo girar os estoques e utilizando primeiramente as matérias-primas mais antigas, armazenar os fármacos e medicamentos nas condições ambientais recomendadas […]." Fonte: WANCZINSKI, B. J.; SANCHES, D. S; WOLF, T. G. Estabilidade de medicamentos. Revista UNINGÁ, Maringá, n. 12, p. 57-68, abr./jun. 2007.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre materiais de acondicionamento e embalagens, analise os itens a seguir e associe-os com seus respectivas exemplos:
1) Plástico.
2) Vidro.
3) Metal.
4) Borracha.
( ) Sílica em misturas com óxido de cálcio, de alumínio, de sódio, de boro, de bário, de magnésio ou de potássio.
( ) Estanho, alumínio, aço inoxidável e chumbo.
( ) Elastômeros.
( ) Cloreto de polivinil, polipropileno de poliestireno, policarbonato, polipropileno, tereftalato de polietileno, olefinas cíclicas e poliamida.
1. 4, 2, 1, 3.
2. 2, 3, 4, 1.
3. 3, 2, 4, 1.
4. 1, 4, 3, 2.
5. 1, 4, 2, 3.

Leia o trecho a seguir: "O desenvolvimento da ciência a favor do homem não pode nem deve servir de alicerce para o uso indiscriminado e o desrespeito com os animais. É necessária uma postura ética frente à necessidade do desenvolvimento da ciência e a adoção de medidas que diminuam o sofrimento dos animais e favoreçam seu bem-estar". Fonte: FRAJBLAT, M.; AMARAL, V. L. L.; RIVERA, E. A. B. Ciência em animais de laboratório. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 60, n. 2, p. 44-46, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o conceito 3Rs, analise os itens abaixo e associe-os com suas respectivas definições:
1) Substituição.
2) Redução.
3) Refinamento.
( ) É a realização do estudo sem o uso de animais vertebrados vivos.
( ) É o uso de analgésicos e de agulhas de calibre apropriado ao tamanho do animal.
( ) É a obtenção de nível equiparável de informação com o uso de menos animais.
( ) É a promoção do alívio ou a minimização da dor, sofrimento ou estresse do animal.
1. 2, 1, 2, 3.
2. 1, 3, 2, 3.
3. 2, 1, 3, 2.
4. 3, 1, 2, 1.
5. 2, 3, 3, 1.

Leia o trecho a seguir: “A crescente preocupação com o controle de qualidade dos medicamentos é um tópico emergente e de suma importância para o ramo farmacêutico… A contaminação microbiana de um fármaco tem sido um problema recorrente, por resultar na deterioração do princípio ativo, afetando a potência e estabilidade do mesmo. O monitoramento e controle da qualidade dos produtos farmacêuticos, é de suma importância para assegurar a eficiência do produto comercializado.” Fonte: VIEIRA, N.R.; VIANNA, W.O.; ALMEIDA, J.F.M. Controle de qualidade microbiológica de produtos não estéreis. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 1, p. 2889-2901, jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre contaminação microbiana, pode-se afirmar que o controle microbiológico é importante porque:
1. objetiva garantir que todos os produtos sejam estéreis no seu último estágio do processo.
2. objetiva garantir que a contaminação microbiana não represente um risco ao produto e ao consumidor.
3. objetiva garantir que todos os ambientes da indústria farmacêutica sejam estéreis.
4. objetiva garantir que o produto contaminado com micro-organismos patogênicos seja reprocessado.
5. objetiva garantir que todos as matérias-primas sejam estéreis ao entrar na linha de produção.

Leia o trecho a seguir: "A qualidade microbiológica exigida de um fármaco não pode ser obtida através de um processo esterilizante, como uso de calor e radiação ionizante, dado por dois motivos principais: não é aceitável pelas autoridades sanitárias que se use matéria-prima e procedimentos de baixa qualidade, e depois esse seja adequado no processo de esterilização e também muitos produtos não suportariam esse tipo de tratamento, pois podem perder suas propriedades como por exemplo uma emulsão." Fonte: VIEIRA, N.R.; VIANNA, W.O.; ALMEIDA, J.F.M. Controle de qualidade microbiológica de produtos não estéreis. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 1, p. 2889-2901, jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controles de esterilidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os tubos dos meios de cultura usados na análise de esterilidade devem permanecer abertos durante a realização do teste.
II. ( ) O tempo de incubação dos meios de cultura usados na análise de bactérias é de 5 dias a 35oC.
III. ( ) As placas de Petri com ágar usadas na análise de esterilidade e devem permanecer abertas, por até 1 hora, durante a realização do teste.
IV. ( ) O tempo de incubação dos meios de cultura usados na análise de fungos é de 5 dias a 25oC.
1. F, F, V, V.
2. V, F, F, V.
3. V, F, V, V.
4. F, V, V, F.
5. F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “A destinação final dos resíduos de origem farmacêutica é tema relevante para a saúde pública, devido às diferentes propriedades farmacológicas dos medicamentos que inevitavelmente se tornarão resíduos. Dessa forma, não poderão mais ser utilizados e deverão receber um tratamento específico.” Fonte: FALQUETO, E., KLIGERMAN, D.C., ASSUMPÇÃO, R.F. Como realizar o correto descarte de resíduos de medicamentos? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 2, p. 3283-3293, 2010.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre testes para avaliação de materiais de embalagem, pode-se afirmar que os métodos possíveis de descarte de embalagens de medicamentos não contaminadas são:
1. incineração e reciclagem.
2. incineração e aterro.
3. aterro e lixão.
4. reciclagem, aterro e lixão.
5. reciclagem, aterro e incineração.

Leia o trecho a seguir: "Até́ o século XIX, os medicamentos eram armazenados em vidros, aglomerados em algodão. Em 1963, a InterpackHassia lançou o primeiro blister para a pílula anticoncepcional da Schering. A razão mais importante para a introdução do blister no mercado farmacêutico era oferecer aos pacientes uma dose unitária facilmente identificável, permitindo ao paciente verificar se tinha tomado o medicamento prescrito em um determinado dia." Fonte: PEREIRA, D.A., FERREIRA, L.A. Blister farmacêutico: a influência da cor e dos tipos de filmes no acondicionamento de medicamentos. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 17, n. 3, p. 91-100, jul./set., 2016.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de qualidade de embalagem, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A embalagem é fundamental para que o medicamento permaneça com todas as especificações de qualidade e segurança durante seu prazo de validade.
II. A embalagem oferece proteção contra deterioração, vazamento e contaminação ao medicamento.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

o uso de animais de laboratório, desenvolveu-se também a preocupação com o bem-estar e a segurança das pessoas que manuseiam os animais de laboratório, uma vez que estas correm riscos de adquirirem doenças ocupacionais pela presença de contaminações zoonóticas ou por desenvolvimento de reações alérgicas. A prevenção requer a aplicação de modernos avanços tecnológicos no desenho do biotério e nas rotinas de trabalho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biotérios, analise os itens a seguir e associe-os com suas respectivas características:
( ) É o modo de matar o animal, sem dor e com mínimo estresse.
( ) Área administrativa; de recepção de animais/quarentena; de depósitos; de higienização; de serviços; salas de animais; sala de procedimentos e vestiários.
( ) É a instalação na qual são produzidos, mantidos ou utilizados animais para atividades de ensino ou pesquisa científica.
( ) Oral; subcutânea; intramuscular; endovenosa e intraperitoneal.
( ) Médico veterinário, com registro ativo, deve assistir aos animais em ações voltadas para o bem-estar e cuidados veterinários.
1. 2, 4, 5,1, 3.
2. 3, 2, 1, 4, 5.
3. 3, 1, 5, 4, 2.
4. 5, 4, 2, 3, 1.
5. 4, 2, 1, 5, 3.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Análise de vitaminas, pode-se afirmar que as vitaminas podem agir como:
1. conservantes e antioxidantes.
2. conservantes e antiparasitário.
3. antioxidantes e antiviral.
4. antibacteriano e antiviral.
5. imunossupressor e conservante.

Leia o trecho a seguir: “Para o teste de segurança biológica de produtos estéreis são estabelecidos procedimentos de inspeção, com base no sorteio aleatório de uma amostra, sendo esta utilizada nas análises microbiológicas que vão determinar se há contaminação.’’
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos estéreis, analise as afirmativas a seguir.
I. A comprovação de que o material está de fato estéril é feito através de métodos de validação analíticas.
II. A esterilização de um produto tem como finalidade a eliminação de todos microrganismos vivos presentes.
III. Medicamentos que possuem açúcar como alguns xaropes têm mais facilidade em desenvolver micróbios.
IV. A padronização do procedimentos de esterilização é responsabilidade do profissional que realiza.
1. I e IV.
2. I e II.
3. I e III.
4. III e IV.
5. II e III.

Leia o trecho a seguir: “Os agentes químicos mais utilizados incluem compostos oxidantes, tais como halogênios e Ozônio, e os compostos não-oxidantes, tradicionalmente utilizados como conservantes, tais como formaldeído, glutaraldeído, isotiazóis e compostos quaternários de Amônio, como listado por Videla e Herrera.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de antimicrobianos, analise as afirmativas a seguir:
I. Para retirar os microrganismos da placa de petri se faz lavagem com solução salina.
II. Os testes de crescimento microbiano são analisados nos dias 7, 14 e 28 após o início da inoculação.
III. Para a realização do teste de eficácia de conservantes deve-se neutralizar os antimicrobianos.
IV. Produtos da categoria 3 devem ter aumento de contagem microbiana aos 28 dias após o início da cultura.
1. II e IV.
2. II e III.
3. I e IV.
4. III e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “Apesar da Biossegurança no Brasil estar formatada legalmente para tratar da minimização dos riscos em relação aos organismos geneticamente modificados (pela Lei 8.974/1995 1), sua abrangência é muito mais ampla, pois envolve os organismos não geneticamente modificados e suas relações com a promoção de saúde no ambiente de trabalho, no meio ambiente e na comunidade.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos estéreis, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características:
( ) Presença de agentes que podem causa riscos desconhecidos.
( ) Utiliza-se autoclave como barreira secundária.
( ) Desnecessário uso de EPI’s.
( ) Presentes agentes com potencial de transmissão pelo ar.
1. 3, 4, 1, 2.
2. 4, 3, 2, 1.
3. 2, 1, 3, 4.
4. 4, 2, 1, 3.

Leia o trecho a seguir: “Mesmo com o aumento do número de microrganismos multirresistentes em ambientes hospitalares e em outros serviços de saúde, os antissépticos e desinfetantes ainda continuam desempenhando um papel importante no controle das infecções hospitalares, atuando de forma a minimizar a disseminação de microrganismos.’’
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Análise de produtos estéreis, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O antimicrobiano é mais potente que o antibacteriano.
II. O antimicrobiano é capaz de matar o dobro de bactérias que o antibacteriano.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta do I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.

Leia o excerto a seguir: “Produtos não estéreis são aqueles nos quais se admite a presença de carga microbiana, embora limitada, tendo em vista as características da utilização do produto. A atenção no monitoramento e controle desses produtos não estéreis assegura que a carga microbiana residente, seja está no aspecto qualitativo ou quantitativo, não comprometa e não interfira na qualidade final e na segurança do paciente, sendo que os valores de referências são definidos pelas farmacopeias.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos não estéreis, pode-se afirmar que, uma vez o lote analisado resulta em quantidade de microrganismos maiores que o aceitável, deve-se:
1. adicionar mais conservantes ao produto para evitar proliferação.
2. voltar para a produção para que se retire o excesso de micróbios.
3. descartar o lote a fim e evitar a contaminação em massa.
4. parar a produção da indústria a fim de evitar perdas.
5. liberar metade do lote para a venda e descartar o restante.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Procedimento de Draize, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Comparar os resultados com os valores da tabela.
( ) Tricotomia.
( ) Administração da amostra.
( ) Envolver a região com material impermeável.
1. 1, 4, 3, 2.
2. 2, 3, 4, 1.
3. 4, 1, 2, 3.
4. 3, 2, 1, 4.
5. 4, 2, 3, 1.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fonte de pirogênios, pode-se afirmar que a ação pirogênica não é exclusividade de atividade de bactérias, porque:
Ocultar opções de resposta
1. os vírus e fungos também causam aumento de temperatura em seres vivos.
2. não houve estudos conclusivos sobre a ação de bactérias no ser humano.
3. a ação de despirogenização nesses micróbios é ineficaz.
4. a ação das lipoproteínas de membrana é generalizada nos microrganismos.
5. a atividade fagocitária desses microrganismos é irrelevante no ser humano.

Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
I. é considerado um teste in vivo, pois usa sangue de um animal para realizar o experimento.
II. O teste de Lisado de Amebócito do Limulus é realizado através do caranguejo da espécie Limulus polyphemus.
III. Bactérias Gram negativas que acometiam caranguejos-ferradura, matavam-no por causar coagulação sanguínea.
1. II e IV.
2. III e IV.
3. II e III.
4. I e IV.
5. I e II.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre procedimento de gelificação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. ( ) A presença da enzima ativada é responsável pela formação do gel.
II. ( ) O teste de ponto de gelificação é o teste mais simples para detectar presença de endotoxinas.
III. ( ) O teste de gelificação gera resultados qualitativos e quantitativos.
IV. ( ) A presença de anticoagulantes favorece a formação do gel.
V. ( ) A endotoxina é capaz de ativar o processo que transforma a enzima ativada em proenzima.
1. V, V, F, F, V.
2. V, V, V, F, F.
3. F, F, F, V, V.
4. V, F, F, V, V.
5. F, V, V, F, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “No Brasil, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), criada em 1995, estabelece a política nacional de biossegurança através de instruções normativas que devem ser cumpridas em todos os níveis. Entretanto, a ênfase da legislação – e consequente fiscalização – dos aspectos relacionados à biossegurança nos últimos anos parece ter se concentrado na utilização de organismos geneticamente modificados, especialmente os transgênicos.” Fonte: ARAÚJO, E. M.; VASCONCELOS S. D. Biossegurança em laboratórios universitários: um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 29, n. 110, p. 33-40, 2004.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Biossegurança, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Biossegurança visa a prevenção de riscos à saúde humana.
II. ( ) O laboratório deve ter o Manual de Biossegurança.
III. ( ) Existem 3 níveis de Biossegurança.
IV. ( ) Biossegurança envolve o uso de equipamentos de proteção individual.
1. V, F, F, V.
2. F, F, V, V.
3. V, V, F, F.
4. V, V, F, V.
5. F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "O controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas é de suma importância para assegurar a qualidade, segurança, eficácia e credibilidade dos seus medicamentos junto ao mercado consumidor […] De fato, o controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas tornou-se parte do processo industrial, podendo, inclusive, ser considerada a etapa mais importante da fabricação de um medicamento." Fonte: ROCHA, T. G.; GALENDE, S. B. A importância do controle de qualidade na indústria farmacêutica. Revista UNINGÁ Review, Maringá, v. 20, n. 2, p. 97-103, out./dez., 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceitos gerais de controle biológico, pode-se afirmar que o controle de qualidade é multidisciplinar porque:
1. realiza análise de matéria-prima.
2. atua na prevenção da contaminação microbiana.
3. segue as legislações vigentes.
4. aborda conhecimentos teóricos e práticos de diversas áreas.
5. acompanha todo o processo de fabricação do medicamento.

Leia o trecho a seguir: “A genética tem papel fundamental no futuro do uso de animais de laboratório, pois está diretamente ligada a uma produção cada vez maior de animais geneticamente modificados. Atualmente existem cerca de 10 mil linhagens de camundongos utilizadas como modelo para estudo das mais diversas doenças humanas.” Fonte: FRAJBLAT, M.; AMARAL, V. L. L.; RIVERA, E. A. B. Ciência em animais de laboratório. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 60, n. 2, p. 44-46, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir:
I. Os testes com animais têm sido fundamentais para promover a saúde e o bem-estar humano.
II. O conhecimento obtido com esses estudos permite o desenvolvimento de novos medicamentos.
III. Estudos com animais permitem que novos tratamentos sejam desenvolvidos.
IV. Os artrópodes são usados nesses testes, especialmente os insetos, grupo de maior diversidade.
1. I e II.
2. I, II e III.
3. I e IV.
4. II e III.
5. I e III.

Leia o trecho a seguir: "O farmacêutico compartilha a responsabilidade com as indústrias farmacêuticas na estabilidade de produtos industrializados e é estimulado a relatar qualquer problema com embalagem e rotulagem ou evidências de instabilidade do produto. Para garantir a integridade dos medicamentos dispensados nas farmácias, os farmacêuticos devem observar as datas de validade dos produtos fazendo girar os estoques e utilizando primeiramente as matérias-primas mais antigas, armazenar os fármacos e medicamentos nas condições ambientais recomendadas […]." Fonte: WANCZINSKI, B. J.; SANCHES, D. S; WOLF, T. G. Estabilidade de medicamentos. Revista UNINGÁ, Maringá, n. 12, p. 57-68, abr./jun. 2007.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre materiais de acondicionamento e embalagens, analise os itens a seguir e associe-os com seus respectivas exemplos:
1) Plástico.
2) Vidro.
3) Metal.
4) Borracha.
( ) Sílica em misturas com óxido de cálcio, de alumínio, de sódio, de boro, de bário, de magnésio ou de potássio.
( ) Estanho, alumínio, aço inoxidável e chumbo.
( ) Elastômeros.
( ) Cloreto de polivinil, polipropileno de poliestireno, policarbonato, polipropileno, tereftalato de polietileno, olefinas cíclicas e poliamida.
1. 4, 2, 1, 3.
2. 2, 3, 4, 1.
3. 3, 2, 4, 1.
4. 1, 4, 3, 2.
5. 1, 4, 2, 3.

Leia o trecho a seguir: "O desenvolvimento da ciência a favor do homem não pode nem deve servir de alicerce para o uso indiscriminado e o desrespeito com os animais. É necessária uma postura ética frente à necessidade do desenvolvimento da ciência e a adoção de medidas que diminuam o sofrimento dos animais e favoreçam seu bem-estar". Fonte: FRAJBLAT, M.; AMARAL, V. L. L.; RIVERA, E. A. B. Ciência em animais de laboratório. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 60, n. 2, p. 44-46, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o conceito 3Rs, analise os itens abaixo e associe-os com suas respectivas definições:
1) Substituição.
2) Redução.
3) Refinamento.
( ) É a realização do estudo sem o uso de animais vertebrados vivos.
( ) É o uso de analgésicos e de agulhas de calibre apropriado ao tamanho do animal.
( ) É a obtenção de nível equiparável de informação com o uso de menos animais.
( ) É a promoção do alívio ou a minimização da dor, sofrimento ou estresse do animal.
1. 2, 1, 2, 3.
2. 1, 3, 2, 3.
3. 2, 1, 3, 2.
4. 3, 1, 2, 1.
5. 2, 3, 3, 1.

Leia o trecho a seguir: “A crescente preocupação com o controle de qualidade dos medicamentos é um tópico emergente e de suma importância para o ramo farmacêutico… A contaminação microbiana de um fármaco tem sido um problema recorrente, por resultar na deterioração do princípio ativo, afetando a potência e estabilidade do mesmo. O monitoramento e controle da qualidade dos produtos farmacêuticos, é de suma importância para assegurar a eficiência do produto comercializado.” Fonte: VIEIRA, N.R.; VIANNA, W.O.; ALMEIDA, J.F.M. Controle de qualidade microbiológica de produtos não estéreis. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 1, p. 2889-2901, jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre contaminação microbiana, pode-se afirmar que o controle microbiológico é importante porque:
1. objetiva garantir que todos os produtos sejam estéreis no seu último estágio do processo.
2. objetiva garantir que a contaminação microbiana não represente um risco ao produto e ao consumidor.
3. objetiva garantir que todos os ambientes da indústria farmacêutica sejam estéreis.
4. objetiva garantir que o produto contaminado com micro-organismos patogênicos seja reprocessado.
5. objetiva garantir que todos as matérias-primas sejam estéreis ao entrar na linha de produção.

Leia o trecho a seguir: "A qualidade microbiológica exigida de um fármaco não pode ser obtida através de um processo esterilizante, como uso de calor e radiação ionizante, dado por dois motivos principais: não é aceitável pelas autoridades sanitárias que se use matéria-prima e procedimentos de baixa qualidade, e depois esse seja adequado no processo de esterilização e também muitos produtos não suportariam esse tipo de tratamento, pois podem perder suas propriedades como por exemplo uma emulsão." Fonte: VIEIRA, N.R.; VIANNA, W.O.; ALMEIDA, J.F.M. Controle de qualidade microbiológica de produtos não estéreis. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 1, p. 2889-2901, jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controles de esterilidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os tubos dos meios de cultura usados na análise de esterilidade devem permanecer abertos durante a realização do teste.
II. ( ) O tempo de incubação dos meios de cultura usados na análise de bactérias é de 5 dias a 35oC.
III. ( ) As placas de Petri com ágar usadas na análise de esterilidade e devem permanecer abertas, por até 1 hora, durante a realização do teste.
IV. ( ) O tempo de incubação dos meios de cultura usados na análise de fungos é de 5 dias a 25oC.
1. F, F, V, V.
2. V, F, F, V.
3. V, F, V, V.
4. F, V, V, F.
5. F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “A destinação final dos resíduos de origem farmacêutica é tema relevante para a saúde pública, devido às diferentes propriedades farmacológicas dos medicamentos que inevitavelmente se tornarão resíduos. Dessa forma, não poderão mais ser utilizados e deverão receber um tratamento específico.” Fonte: FALQUETO, E., KLIGERMAN, D.C., ASSUMPÇÃO, R.F. Como realizar o correto descarte de resíduos de medicamentos? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 2, p. 3283-3293, 2010.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre testes para avaliação de materiais de embalagem, pode-se afirmar que os métodos possíveis de descarte de embalagens de medicamentos não contaminadas são:
1. incineração e reciclagem.
2. incineração e aterro.
3. aterro e lixão.
4. reciclagem, aterro e lixão.
5. reciclagem, aterro e incineração.

Leia o trecho a seguir: "Até́ o século XIX, os medicamentos eram armazenados em vidros, aglomerados em algodão. Em 1963, a InterpackHassia lançou o primeiro blister para a pílula anticoncepcional da Schering. A razão mais importante para a introdução do blister no mercado farmacêutico era oferecer aos pacientes uma dose unitária facilmente identificável, permitindo ao paciente verificar se tinha tomado o medicamento prescrito em um determinado dia." Fonte: PEREIRA, D.A., FERREIRA, L.A. Blister farmacêutico: a influência da cor e dos tipos de filmes no acondicionamento de medicamentos. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 17, n. 3, p. 91-100, jul./set., 2016.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de qualidade de embalagem, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A embalagem é fundamental para que o medicamento permaneça com todas as especificações de qualidade e segurança durante seu prazo de validade.
II. A embalagem oferece proteção contra deterioração, vazamento e contaminação ao medicamento.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

o uso de animais de laboratório, desenvolveu-se também a preocupação com o bem-estar e a segurança das pessoas que manuseiam os animais de laboratório, uma vez que estas correm riscos de adquirirem doenças ocupacionais pela presença de contaminações zoonóticas ou por desenvolvimento de reações alérgicas. A prevenção requer a aplicação de modernos avanços tecnológicos no desenho do biotério e nas rotinas de trabalho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biotérios, analise os itens a seguir e associe-os com suas respectivas características:
( ) É o modo de matar o animal, sem dor e com mínimo estresse.
( ) Área administrativa; de recepção de animais/quarentena; de depósitos; de higienização; de serviços; salas de animais; sala de procedimentos e vestiários.
( ) É a instalação na qual são produzidos, mantidos ou utilizados animais para atividades de ensino ou pesquisa científica.
( ) Oral; subcutânea; intramuscular; endovenosa e intraperitoneal.
( ) Médico veterinário, com registro ativo, deve assistir aos animais em ações voltadas para o bem-estar e cuidados veterinários.
1. 2, 4, 5,1, 3.
2. 3, 2, 1, 4, 5.
3. 3, 1, 5, 4, 2.
4. 5, 4, 2, 3, 1.
5. 4, 2, 1, 5, 3.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Análise de vitaminas, pode-se afirmar que as vitaminas podem agir como:
1. conservantes e antioxidantes.
2. conservantes e antiparasitário.
3. antioxidantes e antiviral.
4. antibacteriano e antiviral.
5. imunossupressor e conservante.

Leia o trecho a seguir: “Para o teste de segurança biológica de produtos estéreis são estabelecidos procedimentos de inspeção, com base no sorteio aleatório de uma amostra, sendo esta utilizada nas análises microbiológicas que vão determinar se há contaminação.’’
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos estéreis, analise as afirmativas a seguir.
I. A comprovação de que o material está de fato estéril é feito através de métodos de validação analíticas.
II. A esterilização de um produto tem como finalidade a eliminação de todos microrganismos vivos presentes.
III. Medicamentos que possuem açúcar como alguns xaropes têm mais facilidade em desenvolver micróbios.
IV. A padronização do procedimentos de esterilização é responsabilidade do profissional que realiza.
1. I e IV.
2. I e II.
3. I e III.
4. III e IV.
5. II e III.

Leia o trecho a seguir: “Os agentes químicos mais utilizados incluem compostos oxidantes, tais como halogênios e Ozônio, e os compostos não-oxidantes, tradicionalmente utilizados como conservantes, tais como formaldeído, glutaraldeído, isotiazóis e compostos quaternários de Amônio, como listado por Videla e Herrera.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de antimicrobianos, analise as afirmativas a seguir:
I. Para retirar os microrganismos da placa de petri se faz lavagem com solução salina.
II. Os testes de crescimento microbiano são analisados nos dias 7, 14 e 28 após o início da inoculação.
III. Para a realização do teste de eficácia de conservantes deve-se neutralizar os antimicrobianos.
IV. Produtos da categoria 3 devem ter aumento de contagem microbiana aos 28 dias após o início da cultura.
1. II e IV.
2. II e III.
3. I e IV.
4. III e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “Apesar da Biossegurança no Brasil estar formatada legalmente para tratar da minimização dos riscos em relação aos organismos geneticamente modificados (pela Lei 8.974/1995 1), sua abrangência é muito mais ampla, pois envolve os organismos não geneticamente modificados e suas relações com a promoção de saúde no ambiente de trabalho, no meio ambiente e na comunidade.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos estéreis, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características:
( ) Presença de agentes que podem causa riscos desconhecidos.
( ) Utiliza-se autoclave como barreira secundária.
( ) Desnecessário uso de EPI’s.
( ) Presentes agentes com potencial de transmissão pelo ar.
1. 3, 4, 1, 2.
2. 4, 3, 2, 1.
3. 2, 1, 3, 4.
4. 4, 2, 1, 3.

Leia o trecho a seguir: “Mesmo com o aumento do número de microrganismos multirresistentes em ambientes hospitalares e em outros serviços de saúde, os antissépticos e desinfetantes ainda continuam desempenhando um papel importante no controle das infecções hospitalares, atuando de forma a minimizar a disseminação de microrganismos.’’
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Análise de produtos estéreis, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O antimicrobiano é mais potente que o antibacteriano.
II. O antimicrobiano é capaz de matar o dobro de bactérias que o antibacteriano.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta do I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.

Leia o excerto a seguir: “Produtos não estéreis são aqueles nos quais se admite a presença de carga microbiana, embora limitada, tendo em vista as características da utilização do produto. A atenção no monitoramento e controle desses produtos não estéreis assegura que a carga microbiana residente, seja está no aspecto qualitativo ou quantitativo, não comprometa e não interfira na qualidade final e na segurança do paciente, sendo que os valores de referências são definidos pelas farmacopeias.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos não estéreis, pode-se afirmar que, uma vez o lote analisado resulta em quantidade de microrganismos maiores que o aceitável, deve-se:
1. adicionar mais conservantes ao produto para evitar proliferação.
2. voltar para a produção para que se retire o excesso de micróbios.
3. descartar o lote a fim e evitar a contaminação em massa.
4. parar a produção da indústria a fim de evitar perdas.
5. liberar metade do lote para a venda e descartar o restante.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Procedimento de Draize, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Comparar os resultados com os valores da tabela.
( ) Tricotomia.
( ) Administração da amostra.
( ) Envolver a região com material impermeável.
1. 1, 4, 3, 2.
2. 2, 3, 4, 1.
3. 4, 1, 2, 3.
4. 3, 2, 1, 4.
5. 4, 2, 3, 1.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fonte de pirogênios, pode-se afirmar que a ação pirogênica não é exclusividade de atividade de bactérias, porque:
Ocultar opções de resposta
1. os vírus e fungos também causam aumento de temperatura em seres vivos.
2. não houve estudos conclusivos sobre a ação de bactérias no ser humano.
3. a ação de despirogenização nesses micróbios é ineficaz.
4. a ação das lipoproteínas de membrana é generalizada nos microrganismos.
5. a atividade fagocitária desses microrganismos é irrelevante no ser humano.

Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
I. é considerado um teste in vivo, pois usa sangue de um animal para realizar o experimento.
II. O teste de Lisado de Amebócito do Limulus é realizado através do caranguejo da espécie Limulus polyphemus.
III. Bactérias Gram negativas que acometiam caranguejos-ferradura, matavam-no por causar coagulação sanguínea.
1. II e IV.
2. III e IV.
3. II e III.
4. I e IV.
5. I e II.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre procedimento de gelificação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. ( ) A presença da enzima ativada é responsável pela formação do gel.
II. ( ) O teste de ponto de gelificação é o teste mais simples para detectar presença de endotoxinas.
III. ( ) O teste de gelificação gera resultados qualitativos e quantitativos.
IV. ( ) A presença de anticoagulantes favorece a formação do gel.
V. ( ) A endotoxina é capaz de ativar o processo que transforma a enzima ativada em proenzima.
1. V, V, F, F, V.
2. V, V, V, F, F.
3. F, F, F, V, V.
4. V, F, F, V, V.
5. F, V, V, F, F.

Prévia do material em texto

Módulo B - 149093 . 7 - Controle de Qualidade Microbiológico - T.20231.B 
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - 
Questionário 
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - 
Questionário 
Adeleon Viana Isaias 
Nota final Enviado em: 08/04/23 16:37 (BRT) 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“No Brasil, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), criada em 1995, estabelece a 
política nacional de biossegurança através de instruções normativas que devem ser cumpridas em 
todos os níveis. Entretanto, a ênfase da legislação – e consequente fiscalização – dos aspectos 
relacionados à biossegurança nos últimos anos parece ter se concentrado na utilização de organismos 
geneticamente modificados, especialmente os transgênicos.” 
Fonte: ARAÚJO, E. M.; VASCONCELOS S. D. Biossegurança em laboratórios universitários: um 
estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 
São Paulo, v. 29, n. 110, p. 33-40, 2004. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Biossegurança, analise as afirmativas 
a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Biossegurança visa a prevenção de riscos à saúde humana. 
II. ( ) O laboratório deve ter o Manual de Biossegurança. 
III. ( ) Existem 3 níveis de Biossegurança. 
IV. ( ) Biossegurança envolve o uso de equipamentos de proteção individual. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
F, F, V, V. 
3. 
V, F, F, V. 
4. 
V, V, F, F. 
5. 
V, V, F, V. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas é de suma importância para assegurar a 
qualidade, segurança, eficácia e credibilidade dos seus medicamentos junto ao mercado consumidor 
[…] De fato, o controle de qualidade nas indústrias farmacêuticas tornou-se parte do processo 
industrial, podendo, inclusive, ser considerada a etapa mais importante da fabricação de um 
medicamento.” 
 
Fonte: ROCHA, T. G.; GALENDE, S. B. A importância do controle de qualidade na indústria 
farmacêutica. Revista UNINGÁ Review 
, Maringá, v. 20, n. 2, p. 97-103, out./dez., 2014. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceitos gerais de controle biológico, 
pode-se afirmar que o controle de qualidade é multidisciplinar porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
realiza análise de matéria-prima. 
2. 
atua na prevenção da contaminação microbiana. 
3. 
segue as legislações vigentes. 
4. 
aborda conhecimentos teóricos e práticos de diversas áreas. 
Resposta correta 
5. 
acompanha todo o processo de fabricação do medicamento. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A genética tem papel fundamental no futuro do uso de animais de laboratório, pois está diretamente 
ligada a uma produção cada vez maior de animais geneticamente modificados. Atualmente existem 
cerca de 10 mil linhagens de camundongos utilizadas como modelo para estudo das mais diversas 
doenças humanas.” 
Fonte: FRAJBLAT, M.; AMARAL, V. L. L.; RIVERA, E. A. B. Ciência em animais de laboratório. 
Ciência e Cultura, São Paulo, v. 60, n. 2, p. 44-46, 2008. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre animais de laboratório, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. Os testes com animais têm sido fundamentais para promover a saúde e o bem-estar humano. 
II. O conhecimento obtido com esses estudos permite o desenvolvimento de novos medicamentos. 
III. Estudos com animais permitem que novos tratamentos sejam desenvolvidos. 
IV. Os artrópodes são usados nesses testes, especialmente os insetos, grupo de maior diversidade. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
I, II e III. 
Resposta correta 
3. 
I e III. 
4. 
I e IV. 
5. 
I e II. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O farmacêutico compartilha a responsabilidade com as indústrias farmacêuticas na estabilidade de 
produtos industrializados e é estimulado a relatar qualquer problema com embalagem e rotulagem ou 
evidências de instabilidade do produto. Para garantir a integridade dos medicamentos dispensados 
nas farmácias, os farmacêuticos devem observar as datas de validade dos produtos fazendo girar os 
estoques e utilizando primeiramente as matérias-primas mais antigas, armazenar os fármacos e 
medicamentos nas condições ambientais recomendadas […].” 
 
Fonte: WANCZINSKI, B. J.; SANCHES, D. S; WOLF, T. G. Estabilidade de medicamentos. 
Revista UNINGÁ 
, Maringá, n. 12, p. 57-68, abr./jun. 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre materiais de acondicionamento e 
embalagens, analise os itens a seguir e associe-os com seus respectivas exemplos: 
1) Plástico. 
2) Vidro. 
3) Metal. 
4) Borracha. 
( ) Sílica em misturas com óxido de cálcio, de alumínio, de sódio, de boro, de bário, de magnésio ou 
de potássio. 
( ) Estanho, alumínio, aço inoxidável e chumbo. 
( ) Elastômeros. 
( ) Cloreto de polivinil, polipropileno de poliestireno, policarbonato, polipropileno, tereftalato de 
polietileno, olefinas cíclicas e poliamida. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 2, 1, 3. 
2. 
2, 3, 4, 1. 
Resposta correta 
3. 
3, 2, 4, 1. 
4. 
1, 4, 3, 2. 
5. 
1, 4, 2, 3. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O desenvolvimento da ciência a favor do homem não pode nem deve servir de alicerce para o uso 
indiscriminado e o desrespeito com os animais. É necessária uma postura ética frente à necessidade 
do desenvolvimento da ciência e a adoção de medidas que diminuam o sofrimento dos animais e 
favoreçam seu bem-estar”. 
Fonte: FRAJBLAT, M.; AMARAL, V. L. L.; RIVERA, E. A. B. Ciência em animais de 
laboratório. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 60, n. 2, p. 44-46, 2008. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o conceito 3Rs, analise os itens abaixo 
e associe-os com suas respectivas definições: 
1) Substituição. 
2) Redução. 
3) Refinamento. 
( ) É a realização do estudo sem o uso de animais vertebrados vivos. 
( ) É o uso de analgésicos e de agulhas de calibre apropriado ao tamanho do animal. 
( ) É a obtenção de nível equiparável de informação com o uso de menos animais. 
( ) É a promoção do alívio ou a minimização da dor, sofrimento ou estresse do animal. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 1, 2, 3. 
2. 
1, 3, 2, 3. 
Resposta correta 
3. 
2, 1, 3, 2. 
4. 
3, 1, 2, 1. 
5. 
2, 3, 3, 1. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A crescente preocupação com o controle de qualidade dos medicamentos é um tópico emergente e 
de suma importância para o ramo farmacêutico… A contaminação microbiana de um fármaco tem 
sido um problema recorrente, por resultar na deterioração do princípio ativo, afetando a potência e 
estabilidade do mesmo. O monitoramento e controle da qualidade dos produtos farmacêuticos, é de 
suma importância para assegurar a eficiência do produto comercializado.” 
Fonte: VIEIRA, N.R.; VIANNA, W.O.; ALMEIDA, J.F.M. Controle de qualidade microbiológica 
de produtos não estéreis. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 1, p. 2889-2901, jan. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre contaminação microbiana, pode-se 
afirmar que o controle microbiológico é importante porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
objetiva garantir que a contaminação microbiana não represente um risco ao produto e ao 
consumidor. 
Resposta correta 
2. 
objetiva garantir que todos os ambientes da indústria farmacêutica sejam estéreis. 
3. 
objetiva garantir que o produto contaminado com micro-organismos patogênicos seja 
reprocessado. 
4. 
objetiva garantir que todos os produtos sejam estéreisno seu último estágio do processo. 
5. 
objetiva garantir que todos as matérias-primas sejam estéreis ao entrar na linha de produção. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A qualidade microbiológica exigida de um 
fármaco não pode ser obtida através de um processo esterilizante, como uso de calor e radiação 
ionizante, dado por dois motivos principais: não é aceitável pelas autoridades sanitárias que se use 
matéria-prima e procedimentos de baixa qualidade, e depois esse seja adequado no processo de 
esterilização e também muitos produtos não suportariam esse tipo de tratamento, pois podem perder 
suas propriedades como por exemplo uma emulsão.” 
Fonte: VIEIRA, N.R.; VIANNA, W.O.; ALMEIDA, J.F.M. Controle de qualidade microbiológica 
de produtos não estéreis. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 1, p. 2889-2901, jan. 2020 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controles de esterilidade, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Os tubos dos meios de cultura usados na análise de esterilidade devem permanecer abertos 
durante a realização do teste. 
II. ( ) O tempo de incubação dos meios de cultura usados na análise de bactérias é de 5 dias a 35oC. 
III. ( ) As placas de Petri com ágar usadas na análise de esterilidade e devem permanecer abertas, por 
até 1 hora, durante a realização do teste. 
IV. ( ) O tempo de incubação dos meios de cultura usados na análise de fungos é de 5 dias a 25oC. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
V, F, F, V. 
3. 
V, F, V, V. 
Resposta correta 
4. 
F, V, V, F. 
5. 
F, V, F, V. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A destinação final dos resíduos de origem farmacêutica é tema relevante para a saúde pública, 
devido às diferentes propriedades farmacológicas dos medicamentos que inevitavelmente se tornarão 
resíduos. Dessa forma, não poderão mais ser utilizados e deverão receber um tratamento específico”. 
Fonte: FALQUETO, E., KLIGERMAN, D.C., ASSUMPÇÃO, R.F. Como realizar o correto 
descarte de resíduos de medicamentos? 
Ciência & Saúde Coletiva 
, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 2, p. 3283-3293, 2010. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre testes para avaliação de materiais de 
embalagem, pode-se afirmar que os métodos possíveis de descarte de embalagens de medicamentos 
não contaminadas são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
incineração e reciclagem. 
2. 
reciclagem, aterro e lixão. 
3. 
reciclagem, aterro e incineração. 
Resposta correta 
4. 
incineração e aterro. 
5. 
aterro e lixão. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Até́ o século XIX, os medicamentos eram armazenados em vidros, aglomerados em algodão. Em 
1963, a InterpackHassia lançou o primeiro blister para a pílula anticoncepcional da Schering. A 
razão mais importante para a introdução do blister no mercado farmacêutico era oferecer aos 
pacientes uma dose unitária facilmente identificável, permitindo ao paciente verificar se tinha 
tomado o medicamento prescrito em um determinado dia.” 
Fonte: PEREIRA, D.A., FERREIRA, L.A. Blister farmacêutico: a influência da cor e dos tipos de 
filmes no acondicionamento de medicamentos. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 17, n. 3, p. 91-100, 
jul./set., 2016. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de qualidade de embalagem, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A embalagem é fundamental para que o medicamento permaneça com todas as especificações de 
qualidade e segurança durante seu prazo de validade. 
Porque: 
II. A embalagem oferece proteção contra deterioração, vazamento e contaminação ao medicamento. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Em paralelo às preocupações e legislações sobre o uso de animais de laboratório, desenvolveu-se 
também a preocupação com o bem-estar e a segurança das pessoas que manuseiam os animais de 
laboratório, uma vez que estas correm riscos de adquirirem doenças ocupacionais pela presença de 
contaminações zoonóticas ou por desenvolvimento de reações alérgicas. A prevenção requer a 
aplicação de modernos avanços tecnológicos no desenho do biotério e nas rotinas de trabalho.” 
Fonte: POLITI, F. A. S.; MAJEROWICZ, J.; CARDOSO, T. A. O.; PIETRO, R. C. L. R.; 
SALGADO, H. R. N. Caracterização de biotérios, legislação e padrões de biossegurança. Rev. 
Ciênc. Farm. Básica Apl 
., Araraquara, v. 29, n.1, p. 17-28, 2008. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biotérios, analise os itens a seguir e 
associe-os com suas respectivas características: 
1) Biotério. 
2) Instalações do biotério. 
3) Eutanásia. 
4) Vias de administração de medicamentos. 
5) Responsável técnico do biotério. 
( ) É o modo de matar o animal, sem dor e com mínimo estresse. 
( ) Área administrativa; de recepção de animais/quarentena; de depósitos; de higienização; de 
serviços; salas de animais; sala de procedimentos e vestiários. 
( ) É a instalação na qual são produzidos, mantidos ou utilizados animais para atividades de ensino 
ou pesquisa científica. 
( ) Oral; subcutânea; intramuscular; endovenosa e intraperitoneal. 
( ) Médico veterinário, com registro ativo, deve assistir aos animais em ações voltadas para o bem-
estar e cuidados veterinários. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 4, 5,1, 3. 
2. 
3, 2, 1, 4, 5. 
Resposta correta 
3. 
3, 1, 5, 4, 2. 
4. 
5, 4, 2, 3, 1. 
5. 
4, 2, 1, 5, 3. 
 
Módulo B - 149093 . 7 - Controle de Qualidade Microbiológico - T.20231.B 
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - 
Questionário 
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - 
Questionário 
Adeleon Viana Isaias 
Nota final Enviado em: 04/05/23 08:57 (BRT) 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leio o excerto a seguir: 
“Endosporos bacterianos são, no geral, considerados a forma de maior resistência, embora haja 
variações entre eles. Há evidências de que alguns vírus são mais resistentes que esporos bacterianos, 
o que pode representar problema no desenvolvimento de ciclos esterilizantes. Entretanto, a maioria 
dos vírus apresenta resistência semelhante às bactérias na forma vegetativa, assim como formas 
vegetativas de bolores e leveduras.” 
Fonte: PINTO, T. DE J. A. Controle biológico de qualidade de produtos farmacêuticos, 
correlatos e cosméticos. Barueri: Manole, 4. ed., 2015, p. 165. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos estéreis, pode-se 
afirmar que a formação de esporos bacterianos ocorre porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a capacidade da bactéria em se multiplicar em meios salinos se torna mais evidente. 
2. 
o meio em que bactéria se encontra está desfavorável para seu desenvolvimento. 
Resposta correta 
3. 
a bactéria se transforma em uma forma mais agressiva, assim causando patologias mais 
graves. 
4. 
dessa forma a bactéria se torna indestrutível, independentemente do método de esterilização 
utilizado. 
5. 
assim facilita para que a bactéria possa de desenvolver e multiplicar mais rapidamente. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“A vitamina E é a principal vitamina lipossolúvel presente no plasma e na partícula de LDL, 
podendo se apresentar em quatro isoformas:alfa, beta, gama e delta-tocoferol, e destas o alfa-
tocoferol é a forma biologicamente mais ativa e a mais estudada até o momento”. 
Fonte: CATANIA, A. S.; BARROS, C. R. de; FERREIRA, S. R. G. Vitaminas e minerais com 
propriedades antioxidantes e risco cardiometabólico: controvérsias e perspectivas. Arq Bras 
Endocrinol Metab , São Paulo, v. 53, n. 5, p. 552, 2009. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Análise de vitaminas, pode-se afirmar 
que as vitaminas podem agir como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
conservantes e antioxidantes. 
Resposta correta 
2. 
conservantes e antiparasitário. 
3. 
antioxidantes e antiviral. 
4. 
antibacteriano e antiviral. 
5. 
imunossupressor e conservante. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Para o teste de segurança biológica de produtos 
estéreis são estabelecidos procedimentos de inspeção, com base no sorteio aleatório de uma amostra,
 sendo esta utilizada nas análises microbiológicas que vão determinar se há contaminação.’’ 
Fonte: WRUCK, E.; JULIÃO, F. S. Determinação do tamanho amostral para a validação de 
processo de produtos estéreis na indústria farmacêutica. Revista Processos Químicos, v.1, pág 15, 
2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos estéreis, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. A comprovação de que o material está de fato estéril é feito através de métodos de validação 
analíticas. 
II. A esterilização de um produto tem como finalidade a eliminação de todos microrganismos vivos 
presentes. 
III. Medicamentos que possuem açúcar como alguns xaropes têm mais facilidade em desenvolver 
micróbios. 
IV. A padronização do procedimentos de esterilização é responsabilidade do profissional que 
realiza. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
2. 
I e II. 
3. 
I e III. 
4. 
III e IV. 
5. 
II e III. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os agentes químicos mais utilizados incluem compostos oxidantes, tais como halogênios e Ozônio, 
e os compostos não-oxidantes, tradicionalmente utilizados como conservantes, tais como 
formaldeído, glutaraldeído, isotiazóis e compostos quaternários de Amônio, como listado por Videla 
e Herrera.” 
Fonte: SIMONA, H. M. et al. Estudos de atividade antimicrobiana de produtos químicos de 
acordo com sua finalidade de uso, com enfoque na inibição de bactérias redutoras de sulfato. 
São Paulo: INTERCORR2018, 2018, p. 167. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de antimicrobianos, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. Para retirar os microrganismos da placa de petri se faz lavagem com solução salina. 
II. Os testes de crescimento microbiano são analisados nos dias 7, 14 e 28 após o início da 
inoculação. 
III. Para a realização do teste de eficácia de conservantes deve-se neutralizar os antimicrobianos. 
IV. Produtos da categoria 3 devem ter aumento de contagem microbiana aos 28 dias após o início da 
cultura. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
I e IV. 
4. 
III e IV. 
5. 
I e II. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Cada vez mais o fabricante de produtos cosméticos e de medicamentos vem se preocupando com a 
contaminação microbiana, principalmente com o surgimento da Resolução RDC 33 do Ministério da 
Saúde de Brasil (2000) e depois com a RDC 67 (2007), que dispõem sobre as boas práticas de 
fabricação e controle, não devendo esquecer a importância do papel da embalagem na contaminação 
microbiana.” 
Fonte: FIORENTINO, F. AM et al. Análise microbiológica de Embalagens para o 
Acondicionamento de Medicamentos e Cosméticos. Lat. Am. J. Pharm, v. 27, n. 5, p. 758, 2008. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos não estéreis, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Em produtos classificados como não estéreis é possível encontrar alguns tipos de microrganismos. 
Porque: 
II. Dentro das tabelas regulamentadas pelos órgãos responsáveis existem pequenas quantidades de 
micróbios que são aceitáveis dentro de produtos não estéreis. 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta do I. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Apesar da Biossegurança no Brasil estar formatada legalmente para tratar da minimização dos 
riscos em relação aos organismos geneticamente modificados (pela Lei 8.974/1995 1), sua 
abrangência é muito mais ampla, pois envolve os organismos não geneticamente modificados e suas 
relações com a promoção de saúde no ambiente de trabalho, no meio ambiente e na comunidade.” 
Fonte: GARCIA, L. P.; ZANETTI-RAMOS, B. G. Gerenciamento dos resíduos de serviços de 
saúde: uma questão de biossegurança. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, p. 744, 2004. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos estéreis, analise as 
ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características: 
1) Nível 1 de biossegurança. 
2) Nível 2 de biossegurança 
3) Nível 3 de biossegurança. 
4) Nível 4 de biossegurança. 
( ) Presença de agentes que podem causa riscos desconhecidos. 
( ) Utiliza-se autoclave como barreira secundária. 
( ) Desnecessário uso de EPI’s. 
( ) Presentes agentes com potencial de transmissão pelo ar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 4, 1, 2. 
2. 
4, 3, 2, 1. 
3. 
2, 1, 3, 4. 
4. 
4, 2, 1, 3. 
Resposta correta 
5. 
1, 4, 2, 3. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Mesmo com o aumento do número de microrganismos multirresistentes em ambientes hospitalares 
e em outros serviços de saúde, os antissépticos e desinfetantes ainda continuam desempenhando um 
papel importante no controle das infecções hospitalares, atuando de forma a minimizar a 
disseminação de microrganismos.’’ 
Fonte: REIS, L. M. et al . Avaliação da atividade antimicrobiana de antissépticos e desinfetantes 
utilizados em um serviço público de saúde. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 64, n. 5, p. 871, 2011 . 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Análise de produtos estéreis, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O antimicrobiano é mais potente que o antibacteriano. 
Porque: 
II. O antimicrobiano é capaz de matar o dobro de bactérias que o antibacteriano. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta do I. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
5. 
a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira. 
8. Pergunta 8 
1/1 
As vitaminas, assim como qualquer tipo de medicamento, devem passar pelo processo de controle de 
qualidade antes de serem vendidas em farmácias e drogarias. Esse processo garante que o produto 
final, que será consumido pelo ser humano, esteja dentro das especificações desejadas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de vitaminas, pode-se afirmar 
que, devido à sensibilidade dos compostos vitamínicos, é importante que durante o controle dequalidade: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
sejam envasadas as vitaminas fotossensíveis em frascos transparentes a fim de garantir a 
eficácia. 
2. 
se utilize de locais com bastante luz, pois algumas vitaminas são fotossensíveis. 
3. 
seja neutralizada a ação das vitaminas a fim de garantir que os resultados obtidos constituam 
reais. 
4. 
sejam realizados testes antes e depois do envase para garantir a qualidade do produto final. 
Resposta correta 
5. 
se misture as vitaminas que são lipossolúveis a meios aquosos para garantir a eficácia. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A escolha da tecnologia de esterilização, em geral, é baseada no custo e comparada com as 
disponíveis [...] A esterilização por plasma é mais rápida e econômica do que ETO e dispensa a 
aeração, portanto, é necessário menor quantidade de instrumentais em estoque.” 
Fonte: HOLLAND, R et al. Métodos de esterilização dos cones na endodontia: influência do método 
de esterilização dos cones de papel e de guta percha no comportamento do tecido conjuntivo 
subcutâneo do rato. RGO (Porto Alegre), p. 135, 1990. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos estéreis, analise as 
ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características: 
1) Método por calor a seco. 
2) Método por calor úmido. 
3) Método por filtração. 
4) Método por radiação ionizante. 
5) Método por gás de óxido de etileno. 
( ) Realizado sob pressão. 
( ) Depende do tamanho do micróbio. 
( ) Realizado em temperaturas em tono de 160°C. 
( ) Ocorre através de energia. 
( ) Realizado em temperaturas em torno de 121°C. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 5, 1, 2, 4. 
2. 
5, 3, 1, 4, 2. 
Resposta correta 
3. 
4, 2, 3, 5, 1. 
4. 
3, 2, 4, 1, 5. 
5. 
4, 1, 2, 5, 3. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Produtos não estéreis são aqueles nos quais se admite a presença de carga microbiana, embora 
limitada, tendo em vista as características da utilização do produto. A atenção no monitoramento e 
controle desses produtos não estéreis assegura que a carga microbiana residente, seja está no aspecto 
qualitativo ou quantitativo, não comprometa e não interfira na qualidade final e na segurança do 
paciente, sendo que os valores de referências são definidos pelas farmacopeias.” 
Fonte: DOS REIS VIEIRA, N.; VIANNA, W. O.; ALMEIDA, J. F. M. Controle de qualidade 
microbiológica de produtos não estéreis/Microbiological quality control in non-sterile products. 
Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 2889, 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de produtos não estéreis, pode-
se afirmar que, uma vez o lote analisado resulta em quantidade de microrganismos maiores que o 
aceitável, deve-se: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
adicionar mais conservantes ao produto para evitar proliferação. 
2. 
voltar para a produção para que se retire o excesso de micróbios. 
3. 
descartar o lote a fim e evitar a contaminação em massa. 
Resposta correta 
4. 
parar a produção da indústria a fim de evitar perdas. 
5. 
liberar metade do lote para a venda e descartar o restante. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Módulo B - 149093 . 7 - Controle de Qualidade Microbiológico - T.20231.B 
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - 
Questionário 
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - 
Questionário 
Adeleon Viana Isaias 
Nota final Enviado em: 04/05/23 10:00 (BRT) 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Esse teste é controverso, considerado por alguns autores um exemplo de crueldade, assim como, 
um método que apresenta grandes limitações, sobretudo no que diz respeito às diferenças entre o 
olho do coelho e o olho humano e à subjetividade de sua resposta. Por esse motivo, é uma das 
metodologias in vivo mais combatidas pelos setores antivivisseccionistas e também um dos 
primeiros ensaios utilizados para fins regulatórios pelo qual se procuraram alternativas in vitro.” 
Fonte: DA NOBREGA, A. M. et al. Avaliação da irritabilidade ocular induzida por ingredientes de 
cosméticos através do teste de Draize e dos Métodos HET-CAM e RBC. Universitas: Ciências da 
Saúde, v. 6, n. 2, p. 104, 2009. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o procedimento de Draize, ordene as 
fases a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem: 
( ) Análise de resultados. 
( ) Aplicação das amostras. 
( ) Tricotomia da pelagem dos animais-testes. 
( ) Envolver com matéria impermeável. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 4, 2. 
2. 
4, 2, 1, 3. 
Resposta correta 
3. 
1, 3, 2, 4. 
4. 
4, 1, 2, 3. 
5. 
2, 1, 4, 3. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Após as primeiras pesquisas que mostraram fatores proteicos produzidos por linfócitos (daí o nome 
linfocinas), sucedeu-se a purificação, caracterização e individualização de citocinas sintetizadas 
principalmente por leucócitos que agiam primariamente em outros leucócitos (daí o nome 
interleucinas). Através do refinamento de técnicas, envolvendo clones moleculares, foi possível mais 
recentemente identificar, de forma precisa, a estrutura e propriedades desse grupo de proteínas, cujo 
melhor termo para defini-las é ‘citocinas’.” 
Fonte: GARCIA, J. B. S.; ISSY, A. M.; SAKATA, R. K. Citocinas e anestesia. Rev. Bras. 
Anestesiol., Campinas, v. 52, n. 1, p. 90, 2002. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fonte de pirogênios, pode-se afirmar 
que a ação pirogênica não é exclusividade de atividade de bactérias, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
os vírus e fungos também causam aumento de temperatura em seres vivos. 
Resposta correta 
2. 
não houve estudos conclusivos sobre a ação de bactérias no ser humano. 
3. 
a ação de despirogenização nesses micróbios é ineficaz. 
4. 
a ação das lipoproteínas de membrana é generalizada nos microrganismos. 
5. 
a atividade fagocitária desses microrganismos é irrelevante no ser humano. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“O teste de endotoxina bacteriana (método cromogênico) é um ensaio toxicológico quantitativo 
utilizado para a detecção de endotoxinas de bactéria Gram-negativa. Esse método utiliza o Lisado de 
Amebócitos de Limulus (LAL) modificado e um substrato produtor de cor sintética para detectar 
endotoxinas. Por esse método, uma amostra é misturada com o LAL, incubada e interrompida com 
um reagente de parada.” 
Fonte: LEMGURBER, A. P. M. et al. Influência do erro de micropipetas na dosagem 
espectrofotométrica do ensaio de endotoxina bacteriana (LAL cromogênico) aplicável a produtos 
sujeitos à Vigilância Sanitária. Revista do Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, v. 70, n. 3, p. 368-372, 
2011. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Teste de Endotoxina Bacteriana ou 
Lisado de Amebócito do Limulus (LAL), analise as afirmativas a seguir: 
I. A presença de ferro no sangue dos caranguejos era responsável pela coagulação do sangue. 
II. O teste de LAL é considerado um teste in vivo, pois usa sangue de um animal para realizar o 
experimento. 
III. O teste de Lisado de Amebócito do Limulus é realizado através do caranguejo da espécie 
Limulus polyphemus. 
IV. Bactérias Gram negativas que acometiam caranguejos-ferradura, matavam-no por causar 
coagulação sanguínea. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
III e IV. 
Resposta correta 
3. 
II e III. 
4. 
I e IV. 
5. 
I e II. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Desde a publicação da ISO 17025:1999, o interesse por métodos de estimativa da incerteza de 
medição tem crescido consideravelmente, e as dificuldades em ensaios qualitativos, do tipo 
‘passa/não passa’,têm ganhado importância. Uma forma de estimar e informar a incerteza deste tipo 
de ensaio é o uso das probabilidades de respostas falsas, particularmente falsos-positivos e falsos-
negativos. O ensaio para a detecção de endotoxina bacteriana pelo método de gelificação é um 
exemplo em que estes procedimentos se aplicam.” 
Fonte: LOURENÇO, F. R.; KANEKO, T. M.; PINTO, T. J. A. Estimativa da incerteza em ensaio de 
detecção de endotoxina bacteriana pelo método de gelificação. Revista Brasileira de Ciências 
Farmacêuticas, v. 41, n. 4, p. 439, 2005. (Adaptado.) 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre procedimento de gelificação, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A presença da enzima ativada é responsável pela formação do gel. 
II. ( ) O teste de ponto de gelificação é o teste mais simples para detectar presença de endotoxinas. 
III. ( ) O teste de gelificação gera resultados qualitativos e quantitativos. 
IV. ( ) A presença de anticoagulantes favorece a formação do gel. 
V. ( ) A endotoxina é capaz de ativar o processo que transforma a enzima ativada em proenzima. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F, V. 
2. 
V, V, V, F, F. 
3. 
F, F, F, V, V. 
4. 
V, F, F, V, V. 
5. 
F, V, V, F, F. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Os testes in vivo com medicamentos são ferramentas valiosas no diagnóstico dessa frequente 
entidade clínica e permitem uma correta orientação aos pacientes. Nesse contexto, os testes cutâneos 
são seguros, de fácil realização e permitem inferir o mecanismo envolvido na patogênese das 
reações.” 
Fonte: AUN, M. V. et al. Testes in vivo nas reações de hipersensibilidade a medicamentos-Parte I: 
testes cutâneos. Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia, v. 2, n. 4, p. 398, 2018. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre testes in vivo, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Os coelhos foram os animais escolhidos para realizar testes de pirogênios in vivo. 
Porque: 
II. Os resultados colhidos nos coelhos se assemelhavam, proporcionalmente, aos resultados obtidos 
posteriormente com os seres humanos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“As bactérias Gram-negativas apresentam toxinas estáveis que constituem a estrutura da membrana 
celular, os LPS (também conhecidos como endotoxinas ou pirogênios), os quais participam na 
interação com o ambiente e com possíveis hospedeiros. Ainda que ligados às células, os LPS são 
continuamente liberados no meio.” 
Fonte: LOPES, A. M.; ELBINUMA, C. C. S.; MAZZOLA, P. O. et al. Remoção de endotoxinas 
bacterianas: Um desafio na indústria biotecnológica. Microbiologia in Foco, p. 25, jan. 2012. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as endotoxinas, analise as afirmativas 
a seguir: 
I. O lipopossicarídeos são endotoxinas localizadas no citoplasma da bactéria. 
II. As endotoxinas são classificadas como pirogênicos com alto peso molecular. 
III. O LPS é dividido em 3 partes, Lipídio A, Polissacarídeo central e O-polissacarídeo. 
IV. O O-polissacarídeo é a parte do LPS mais próxima do citoplasma. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
I e III. 
3. 
I e IV. 
4. 
III e IV. 
5. 
II e III. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“O teste de Draize, usado na determinação do potencial irritante ocular, é uma das metodologias in 
vivo mais combatidas pelos setores antivivisseccionistas. No entanto, não existem ainda hoje 
métodos alternativos considerados oficiais, havendo a necessidade de estudos adicionais nessa área 
do conhecimento.” 
Fonte: DA NOBREGA, A. M. et al. Avaliação da irritabilidade ocular induzida por ingredientes de 
cosméticos através do teste de Draize e dos Métodos HET-CAM e RBC. Universitas: Ciências da 
Saúde, v. 6, n. 2, p. 103, 2009. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Procedimento de Draize, ordene as 
etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem: 
( ) Comparar os resultados com os valores da tabela. 
( ) Tricotomia. 
( ) Administração da amostra. 
( ) Envolver a região com material impermeável. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 4, 3, 2. 
2. 
2, 3, 4, 1. 
3. 
4, 1, 2, 3. 
Resposta correta 
4. 
3, 2, 1, 4. 
5. 
4, 2, 3, 1. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“[…] endotoxinas são pirogênios, mas nem todos os pirogênios são endotoxinas. Os pirogênios 
incluem qualquer substância capaz de provocar a resposta febril proveniente de um injetável, que se 
encontra em não-conformidade ou de uma infecção por Gram-negativo. O conceito também da 
pirogenicidade é apresentado como uma resposta sistêmica do hospedeiro e descritas as interações 
que ocorrem na forma celular e molecular.” 
Fonte: WILLIAMS, K. L. Endotoxins: Pyrogens, LAL testing, and despyrogenation. New York: 
Marcel Dekker, 2001. p. 372. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre pirogênios, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O termo pirogênio foi descrito por estudiosos há mais de dois mil anos. 
Porque: 
II. Desde muito anos atrás já se estudavam os efeitos de substâncias que induziam a febre. 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“A identificação de bactérias como gram-negativas ou gram-positivas é essencial para a 
microbiologia, uma vez que este é um dos primeiros passos para determinar o melhor tratamento 
contra infecções causadas por tais microrganismos. Técnicas como a coloração de gram, altamente 
empregada na área de análise clínica, distinguem estes seres de forma simples, porém com certas 
limitações […].” 
Fonte: MARANNI, A. C.; CENA, C. R. Espectroscopia óptica aplicada para diferenciação de 
bactérias gram-positivas e gram-negativas. Campo Grande: 71ª Reunião Anual da SBPC, 2019, p. 
1. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as camadas que envolvem as bactérias 
Gram negativas, ordene as camadas a seguir de acordo com a ordem da mais interna para a mais 
externa: 
( ) 2° espaço periplasmático. 
( ) 1° espaço periplasmático. 
( ) Membrana plasmática. 
( ) Membrana externa. 
( ) Peptideoglicanos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 5, 1, 3, 2. 
2. 
5, 3, 1, 4, 2. 
3. 
4, 2, 1, 5, 3. 
Resposta correta 
4. 
2, 1, 3, 4, 5. 
5. 
3, 1, 2, 5, 4. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“LAL durante muito tempo foi considerado como um potencial método substitutivo para o teste de 
Pirogênios, além de ser muito utilizado no controle da produção de água de hemodiálise e diluentes 
de vacinas. Entretanto,grande parte dos produtos biológicos não pode ser testada neste modelo in 
vitro devido à capacidade da endotoxina de se ligar a proteínas plasmáticas.” 
Fonte: SILVA, C. C., et al. Aplicabilidade do Teste de Ativação de Monócitos (MAT) no Brasil: 
importância da sua utilização como teste para detecção de pirogênios no controle da qualidade de 
produtos injetáveis. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 3, n. 3, 
p. 42, 2015. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a técnica de LAL, ordene as fases a 
seguir de acordo com a sequência em que ocorrem: 
( ) Lavagem dos amebócitos com soro fisiológico. 
( ) Adicionar anticoagulantes no material. 
( ) Introduzir água para quebra das membranas celulares. 
( ) Realizar a sangria no caranguejo. 
( ) Centrifugar e logo desprezar as substâncias da superfície. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5, 4, 1, 2, 3. 
2. 
1, 3, 2, 4, 5. 
3. 
2, 5, 1, 4, 3. 
4. 
3, 1, 4, 5, 2. 
5. 
4, 2, 5, 1, 3. 
Resposta correta 
 
 
 
 
 
 
 
 
Módulo B - 149093 . 7 - Controle de Qualidade Microbiológico - T.20231.B 
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - 
Questionário 
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - 
Questionário 
Adeleon Viana Isaias 
Nota final Enviado em: 04/05/23 11:06 (BRT) 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“[…] a decomposição de fármacos, como resultado da absorção da radiação luminosa, tem recebido 
maior atenção devido à estrutura química complexa de muitos compostos. A exposição à luz pode 
influenciar a estabilidade do produto levando a modificações físico-químicas, como coloração ou 
descoloração do produto; além disso, a exposição inapropriada à luz pode originar produtos tóxicos 
de fotodegradação.” 
Fonte: STAUB, I. et al. Determinação da segurança biológica do xampu de cetoconazol: teste de 
irritação ocular e avaliação do potencial de citotoxicidade in vitro. Rev. Bras. Cienc. Farm., São 
Paulo, v. 43, n. 2, p. 305, 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fototoxicidade, pode-se afirmar que 
substâncias fototóxicas que causam alergias na pele agem devido: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
à falta de cuidado no momento que se produzem esses tipos de produto. 
2. 
ao contato com células de defesa da pele que impedem a entrada dessa substância no corpo. 
3. 
à inflamação que o corpo humano possui fisiologicamente nas células da pele. 
4. 
ao contato com comprimentos de ondas específicos, já que substância é fotoativa. 
Resposta correta 
5. 
à energia luminosa produzia por plantas que realizam a fotossíntese. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Ao suceder a idade adulta, o sistema imunológico fica mais resistente, as estruturas anatômicas 
como o estrato córneo, matriz de colágeno e elastina, tecido subcutâneo tornam se maduros. A 
sintetização de fibroblastos aumenta e o colágeno se modifica, ficando rígido e maior. Estruturas 
responsáveis pelas sensações sensoriais estão desenvolvidas completamente. Na fase adulta a 
sintetização de colágeno pelos fibroblastos é diminuída decorrente da baixa divisão mitótica, dando 
início ao processo de envelhecimento. 
Fonte: BERNARDO, A. F. C.; DOS SANTOS, K.; DA SILVA, D. P. Pele: alterações anatômicas e 
fisiológicas do nascimento à maturidade. Revista Saúde em Foco, n. 11, p. 1226, 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia da pele, analise as asserções 
a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. As células de Merkel fazem parte do sistema imunológico. 
Porque: 
II. As células de Merkel têm a finalidade de produzir anticorpos que combatem agentes agressores. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“[…] as culturas celulares assumem importância nos testes de toxicidade, pois são sensíveis, 
reprodutíveis, fáceis de estabelecer e gerenciar, com menores custos. Atualmente, sistemas de 
células encontram utilização para avaliar o potencial citotóxico de componentes cosméticos, 
materiais médico-hospitalares, produtos farmacêuticos e químicos. A citotoxicidade é baseada nos 
efeitos da substância-teste sobre a integridade celular, crescimento celular e alterações de parâmetros 
específicos bioquímicos ou fisiológicos.” 
Fonte: STAUB, I. et al. Determinação da segurança biológica do xampu de cetoconazol: teste de 
irritação ocular e avaliação do potencial de citotoxicidade in vitro. Rev. Bras. Cienc. Farm., São 
Paulo, v. 43, n. 2, p. 306, 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de teste de irritação ocular, 
analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características: 
1) Fibroblastos. 
2) Teste 3T3-NRU. 
3) Teste HET-CAM. 
4) Testes in vivo. 
( ) Utilização de coelhos para realização de experimentos. 
( ) Realizado através de meio de cultura. 
( ) Células multiplicadas em meio de cultura para testes. 
( ) Realizado em ovos de galinha parcialmente incubados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 1, 2, 3. 
2. 
4, 2, 1, 3. 
Resposta correta 
3. 
1, 4, 3, 2. 
4. 
1, 2, 3, 4. 
5. 
3, 2, 4, 1. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“[…] o Food and Drug Administration (FDA) acredita que o teste cíclico fornece informações úteis 
sobre as características do desgaste do dispositivo. Ambos os testes em tempo real, mecânicos e de 
embalagem, devem ser realizados para estabelecer o prazo de validade para o dispositivo.” 
Fonte: DANIEL, M. J. B.; MALUF JUNIOR, I. Qual a durabilidade da prótese glútea? Rev. Bras. 
Cir. Plást., São Paulo, v. 27, n. 1, p. 95, 2012. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre testes de implantes, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Implantes intramusculares tendem a ser menos invasivos que os intradérmicos. 
II. ( ) Produtos como silicone e anticoncepcionais intradérmicos devem passar por testes de implante. 
III. ( ) O teste de implante observa se o material se manteve íntegro após a utilização. 
IV. ( ) A utilização de anestésicos para o teste de implantes é desnecessária, visto que animais não 
sentem dor. 
V. ( ) Após algumas horas de teste os animais são sacrificados para a retirada e observação do 
implante. 
Agora, assinale a alternativa que represente a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F, V. 
Resposta correta 
2. 
V, V, F, F, V. 
3. 
V, F, F, V, F. 
4. 
V, V, V, F, F. 
5. 
F, F, F, V, V. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“O que se pode entender por sistema visual, em sua inteireza, não tem limites precisos, pois isso 
quase pode ser configurado como compreendendo todo o ‘cérebro’. De fato, apesar de bem 
determinado em seu órgão de recepção da luz (o olho) e de transdução a sinais neurais (a retina), em 
suas vias ‘periféricas’ de transmissão (nervos ópticos, quiasma, tratos ópticos, corpos geniculados 
laterais e radiações ópticas) até o local de recepção e decodificação desses sinais, então 
transformados em ‘percepção’ visual (o córtex occipital), não se pode dizer que o processo da visão 
aí termine.” 
Fonte: BICAS, H. E. A. Morfologia do sistema visual. Medicina, Ribeirão Preto, v. 30, n. 1, p. 7, 
1997. 
Considerando essasinformações e o conteúdo estudado sobre humor aquoso, pode-se afirmar que o 
humor aquoso tem como principais funções: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
levar os impulsos elétricos até o cérebro. 
2. 
produzir a substância que confere cor ao olho. 
3. 
levar nutrientes e manter a pressão do olho estável. 
Resposta correta 
4. 
inverter a imagem para que o cérebro possa interpretá-la. 
5. 
produzir a secreção responsável pela lubrificação do olho. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Quando o indivíduo nasce, a pele ainda sofre transformações. A epiderme de um recém-nascido é 
mais fina necessitando de 15 dias após a gestação para a maturação normal. No estrato germinativo 
as células são as mesmas que de um adulto, porém apresentam funcionalidade reduzida 
(queratinócitos, células de merkel, células de langerhans e melanócitos), essas funções vão se 
desenvolvendo progressivamente.” 
Fonte: BERNARDO, A. F. C.; DOS SANTOS, K.; DA SILVA, D. P. Pele: alterações anatômicas e 
fisiológicas do nascimento à maturidade. Revista Saúde em Foco, n. 11, p. 1225, 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia da pele, ordene os 
procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que aparecem na pele, da mais externa para a 
mais interna: 
( ) Local onde se encontra células de gordura. 
( ) Região avascularizada e com 5 subcamadas. 
( ) Região de células mortas e queratinizadas. 
( ) Região onde se localizam os nervos e vasos sanguíneos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 2, 1, 3. 
Resposta correta 
2. 
1, 2, 4, 3. 
3. 
3, 2, 4, 1. 
4. 
4, 1, 2, 3. 
5. 
1, 4, 3, 2. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Nas últimas décadas, várias metodologias alternativas foram estudadas, porém poucas foram 
validadas, sendo necessário o aprofundamento de estudos sobre a aplicabilidade de alguns ensaios in 
vitro. Entre as limitações descritas na literatura científica com relação à substituição do teste de 
irritação ocular de Draize, destaca-se o fato de que as metodologias alternativas, como o modelo 
HET-CAM, podem tanto subestimar como superestimar resultados obtidos in vivo, dependendo de 
fatores como natureza da substância-teste, seu potencial irritante e a presença de efeitos irreversíveis 
in vivo.” 
Fonte: OLIVEIRA, A. G. L. de et al. Ensaios da membrana cório-alantoide (HET-CAM e CAM-
TBS): alternativas para a avaliação toxicológica de produtos com baixo potencial de irritação ocular. 
Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.), São Paulo, v. 71, n. 1, p. 153, 2012. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o teste HET-CAM, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. O HET-CAM é um dos testes in vivo mais utilizados para irritação ocular. 
II. O teste é realizado em local onde há grande ramificação de nervos. 
III. Teste realizado pela inoculação de substâncias em membrana corioalantoica. 
IV. No HET-CAM utilizam-se ovos de galinha parcialmente incubados. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
Resposta correta 
2. 
II e IV. 
3. 
II e III. 
4. 
I e IV. 
5. 
I e II. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“[…] o uso de animais em experimentos tem sido razão de muitas discussões em função da alta 
quantidade utilizada e do sofrimento causado aos animais. Há uma tendência mundial para reavaliar 
a utilização de animais nos experimentos, concretizada a partir de um programa denominado de 3Rs 
(Reduction, Refinement, Replacement), que objetiva diminuir o número de animais utilizados, 
minimizar a dor e o desconforto e buscar alternativas para a substituição dos testes in vivo.” 
Fonte: VICTAL, J. C. et al. Métodos alternativos in vitro e in silico: métodos auxiliares e 
substitutivos à experimentação animal. Rev. Inter, v. 7, n. 2, p. 40, 2014. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre teste de irritação ocular in vitro, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. No teste de 3T3-NRU, utiliza-se corante para facilitar a visualização da ação da substância dentro 
da célula. 
II. Para a realização do teste 3T3-NRU, é necessário que as células envolvidas no estudo estejam 
vivas. 
III. A membrana corioalantoica tem como função conectar o embrião com a mãe. 
IV. Os fibroblastos são células musculares responsáveis pelo aparecimento de reações alérgicas. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
Resposta correta 
2. 
III e IV. 
3. 
II e IV. 
4. 
I e IV. 
5. 
II e III. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“A utilização de animais para a compreensão de processos biológicos começou na antiguidade, 
provavelmente com os estudos de Hipócrates (450 a.C.), que relacionavam o aspecto de órgãos 
humanos doentes com os de animais. Desde então, experimentos em animais começaram a ser 
amplamente realizados a fim de produzir conhecimento científico útil aos seres humanos. A 
utilização de animais em experimentação é realizada por inúmeros motivos, dentre estes, para avaliar 
a toxicidade de produtos químicos de uso final, como cosméticos e agrotóxicos.” 
Fonte: VICTAL, J. C. et al. Métodos alternativos in vitro e in silico: métodos auxiliares e 
substitutivos à experimentação animal. Rev. Inter, v. 7, n. 2, p. 37, 2014. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre testes de irritação dérmica, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O teste de irritação dérmica é dispensável caso já tenha obtido um negativo no teste de irritação 
ocular. 
II. ( ) O teste de Draize é o experimento padrão para irritação dérmica. 
III. ( ) Os animais-testes mais utilizados para teste de irritação dérmica são os coelhos albinos. 
IV. ( ) O teste de irritação dérmica é feito após a retirada da pele do animal. 
V. ( ) Os fibroblastos são as células escolhidas para o teste in vitro. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F, V. 
Resposta correta 
2. 
V, V, V, F, F. 
3. 
V, F, F, V, V. 
4. 
V, V, F, F, V. 
5. 
F, F, F, V, F. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como uma reação adversa a droga “qualquer efeito 
não terapêutico decorrente do uso de um fármaco nas doses habitualmente empregadas para 
prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças.” As reações adversas a medicamentos (RAM) ou 
fármacos são classificadas como: previsíveis, relacionadas aos efeitos diretos do medicamento, que 
podem ocorrer em qualquer indivíduo (p. ex., superdosagem, efeitos colaterais, efeitos secundários e 
interações medicamentosas) e imprevisíveis, não relacionadas diretamente aos efeitos do 
medicamento, como as reações de intolerância, idiossincrasia e hipersensibilidade.” 
Fonte: AUN, M. v. et al. Testes in vivo nas reações de hipersensibilidade a medicamentos-Parte I: 
testes cutâneos. Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia, v. 2, n. 4, p. 391, 2018. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre testes de irritação dérmica, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O teste adjuvante completo de Freund é uma variante do teste de Draize. 
II. ( ) O teste adjuvante completo de Freund é realizado in vivo, sendo administrado a substâncias 
nas bolsas dos olhos dos coelhos. 
III. ( ) O teste adjuvante completo de Freund é feito em dois grupos, nos quais ambos recebem a 
amostra em teste. 
IV. ( ) O teste adjuvante completo de Freund tem como finalidade saber se a substância causa algum 
tipo de alergia. 
V. ( ) O teste adjuvante completo de Freund tem a etapa de desafio, a qual é realizada após a morte 
dos animais. 
Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência correta: 
Ocultaropções de resposta 
1. 
V, F, F, V, F. 
Resposta correta 
2. 
F, V, V, F, V. 
3. 
V, V, F, F, V. 
4. 
V, F, V, F, V. 
5. 
F, F, V, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina