Buscar

RESPONSABILIDADE FISCAL AVALIAÇÃO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE FISCAL
QUESTAO 1 DE 4 ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
1)Por planejamento devemos ter em mente que se trata de um processo contínuo e permanente em que se utilizam de ações sistêmicas, coordenadas e integradas a objetivos pré-estabelecidos que sirvam de referências para se chegar aos resultados esperados de forma adequada. Para tanto fazemos, o planejamento financeiro de curto e médio prazo. Como é o planejamento de curto prazo?
A)é aquele que estabelece regras rigorosas para o Ente Público.
B)é aquele apurado periodicamente as entradas e saídas, ou seja, os recebimentos e os pagamentos efetuados acima de um ano.
C)é aquele em que as ações são executadas dentre de um exercício financeiro ou fiscal, ou seja, dentro de um ano.
D)é aquele que organiza, projeta, dirige e controla as atividades, estabelecendo objetivos e metas a serem atingidas, em mais de 400 dias
E)é aquele apurado pela diferença entre receitas não financeiras e despesas não financeiras.
Correto
Correta! Realizado em um período de 1 ano, pois quanto ao planejamento de médio e longo prazos devemos entender ser aquele que ultrapassa o exercício financeiro ou fiscal, ou seja, mais de um ano.
Atividade Avaliativa - 2
2)A LRF foi promulgada com a intenção de buscar o equilíbrio fiscal, reduzir o déficit público, promover um controle fiscal mais austero nas contas públicas, estabilizar o montante da dívida pública, fixar limites para endividamento e operações de crédito, dispor sobre regras para recondução da dívida aos limites de endividamento, tornar mais transparente a gestão fiscal dos Entes Públicos, dentre outras.
Portanto, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:
A)I - União: 60% (cinquenta por cento); II - Estados: 60% (sessenta por cento); III - Municípios: 60% (sessenta por cento).
B)I - União: 50% (cinquenta por cento); II - Estados: 60% (sessenta por cento); III - Municípios: 60% (sessenta por cento).
C)I - União: 50% (cinquenta por cento); II - Estados: 60% (sessenta por cento); III - Municípios: 40% (sessenta por cento).
D)I - União: 50% (cinquenta por cento); II - Estados: 50% (sessenta por cento); III - Municípios: 60% (sessenta por cento).
E)I - União: 50% (cinquenta por cento); II - Estados: 50% (sessenta por cento); III - Municípios: 50% (sessenta por cento).
Correto
Correta! De acordo, com o Art. 19, para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição.
Atividade Avaliativa – 2
3) De acordo coma LRF, o que vem a ser as transferências voluntárias?
A) ocorrência da entrega de recursos correntes ou de capital (classificadas como despesas correntes ou despesas de capital), repassadas pela União aos demais Entes da Federação (DF, Estados e Municípios), por intermédio de convênios, acordos, ajustes, a título de cooperação, para realização de obras públicas, serviços ou atividades de interesse comum, auxílio ou assistência financeira, exceto aqueles que decorram de determinação constitucional ou que sejam destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outras.
B) execução de programas governamentais.
C) aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação.aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação.
D) cooperação mútua ou realização de interesses comuns.
E) ajuste celebrado entre entidades da Administração Pública Direta, Autárquica ou Fundacional, sociedade de economia Pública, Associações Públicas ou Sociedades de Economia Mista ou entre essas e organizações particulares que tenha como disciplina a transferência de recursos públicos, tendo por objeto a cooperação mútua ou realização de interesses comuns.
Correto
Correta! Pois a LRF estabelece entre os artigos 25 e 28 as condições e diretrizes para a realização das transferências voluntárias e involuntárias entre os Entes Públicos da Federação.
Atividade Avaliativa - 2
4) A Legislação Fiscal e Penal prevê em seus ordenamentos jurídicos, sanções de naturezas institucionais e pessoais, políticas, administrativas, civis e penais pelo descumprimento das normas nelas contidas. Diante do exposto, o que vem a ser sanções institucionais?
A)são aquelas que podem alcançar o próprio Ente da Federação, um órgão ou mesmo um dos Poderes, e que por ventura, tenha descumprido uma determinação legal contida na Lei de Finanças Públicas que prevê situações de ordem financeira.
B) são aquelas que podem ser aplicadas diretamente à pessoa do agente público que infringir a legislação, ou seja, são infrações personalíssimas, aplicadas de forma separada ou cumulativa ao infrator.
C) São aquelas em que ocorre a proibição de contratar com o Poder Público, além da possibilidade do pagamento de multas e necessidade de restituição dos valores devidos aos cofres públicos.
D) São sanções previstas no Código Penal (arts. 359-A a 359-H), com um capítulo especifico sobre os “Crimes Contra as Finanças Públicas”.
E) São aquelas que, pela prática de atos em desacordo com os previstos em lei, poderão os agentes públicos serem punidos com até, restrição à liberdade.

Continue navegando