Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Fisioterapia na Saúde da Criança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
A atuação do fisioterapeuta nas UTIs é ampla, e visa a avaliação da mecânica respiratória do paciente, prestação de assistência por meio de técnicas específicas da profissão para melhor evolução da doença e fornecer cuidados na assistência ventilatória.
Nesse contexto, disserte sobre as formas de atuação do fisioterapeuta nas unidades de terapia intensiva pediátricas.
Minha resposta
A fisioterapia em neonatologia consiste em procedimentos realizados durante o período neonatal que consiste no manuseio motor e em manobras pulmonares no RN, período esse que vai do clampeamento do cordão umbilical até 28 dias após o nascimento. A fisioterapia respiratória é uma especialidade relativamente nova nas UTIs neonatais. Contribui para a prevenção e para o tratamento de vários aspectos das desordens respiratórias e assim melhorar as doenças que acometem o período neonatal. Portanto, os objetivos da fisioterapia são traçados a partir de uma avaliação detalhada do RN e assim as condutas serão definidas para cada caso. A função exercida por um fisioterapeuta na UTI é variada de uma unidade para outra, do nível de treinamento e da situação do paciente. O desenvolvimento neuropsicomotor é um aspecto muito importante para o desenvolvimento infantil. Aquisições motoras no primeiro ano de vida são fundamentais no prognostico do desenvolvimento global para o RN, fatores de risco como nascimento prétermo e baixo peso, interferem no ritmo e nos padrões motores dessas crianças. Os RNs prematuros apresentam um maior risco no atraso do desenvolvimento neuropsicomotor quando comparados com os RNs a termo. Métodos de identificação e de tratamento dos RNs com disfunções motoras têm enfatizado a avaliação e as intervenções nos primeiros anos de vida. Os fisioterapeutas são os primeiros avaliadores a identificar o possível tratamento desses crianças, além de ser os responsáveis pela avaliação motora. Dentre os procedimentos utilizados pela fisioterapia respiratória e motora para melhorar as disfunções pulmonares e o atraso do desenvolvimento neuropsicomotor dos RNs, podemos destacar as técnicas e manobras de higiene brônquica como a drenagem postural, posicionamento, método Mãe-Canguru, vibração, compressão e VMNI. Em uma UTI neonatal o RN recebe inúmeros procedimentos invasivos e diversas manipulações realizadas pela equipe multidisciplinar. Devido aos cuidados voltados ao RN estima-se que ele seja submetido à cerca de 50 a 132 procedimentos diários, o fisioterapeuta deve se conscientizar quanto a fragilidade dos RNs, sabendo que esses bebês não podem ter excesso de manipulação devido a um aumento no consumo de energia. Portanto, as técnicas da fisioterapia em neonatos devem ser adaptadas e individualizadas.
2
O processo de desenvolvimento motor e´ apresentado por Gallahue e Ozmun em uma forma de ampulheta. Segundo esse modelo de desenvolvimento motor da ampulheta heurística, o desenvolvimento é um processo ordenado e contínuo.
Nesse contexto, disserte sobre o modelo de desenvolvimento motor da ampulheta heurística.
Minha resposta
A chamada Ampulheta do Desenvolvimento Motor, ou Ampulheta da Vida, de Gallahue e Ozmun, tem como objetivo ilustrar as fases de desenvolvimento que adquirimos ao longo da vida, e até à morte. Esse desenvolvimento se divide em 4 fases sequenciadas e tem como referência o avanço da idade cronológica. Compreender como funciona cada fase motora e seus respectivos estágios nos faz entender o quão é importante o acompanhamento de excelência para o bom desenvolvimento dos nossos pequenos. Nesse processo, os aspectos cognitivos, emocionais e motores estão interligados e as oportunidades a que as crianças são expostas, bem como o ambiente em que crescem, têm influência direta no seu desenvolvimento. Na ampulheta, a areia representa a vida e temos três fatores que influem no preenchimento da ampulheta: fatores hereditários, ambientais e individuais. Existe também um filtro e sua medida ou densidade é determinada por vários fatores, tais como: aptidão física, estado nutricional, exercício e outros. Esse filtro está baseado no ambiente, e serve para controlar a quantidade de areia que cai na ampulheta. Desse modo, quanto mais oportunidades nos damos, mais areias passa a entrar na ampulheta, fazendo com que demore mais tempo para esvaziar a areia da vida.

Continue navegando