Buscar

VANDERSON MEDINA PACHECO - ESTUDO DIRIGIDO S N 1

Prévia do material em texto

Prof. Msc. Wilker Gléria de Oliveira
Disciplina: Morfofisiologia do Corpo Humano: Sistemas Locomotor e Nervoso
wilker.oliveira@unifeb.edu.br 
ROTEIRO PARA O ESTUDO DIRIGIDO DE ANATOMIA
Sistema Nervoso:
1) Conceitue sistema nervoso (SN).
R: Cérebro, cerebelo, medula espinhal, Nervo intercostal, Plexo braquial, nervo radial, plexo lombar, plexo sacral, nervo femoral, nervo pudente, nervo ciático, nervo safeno, nervo tibial, nervo musculocutâneo, nervo radial, nervo subcostal, nervo mediano, nervo ulnar, nervo fibular comum, nervo fibular profundo, , nervo fibular superficial. 
2) Os sistemas de controle do corpo humano são:
R: Respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.
3) As funções básicas do sistema nervoso são:
a) execução dos movimentos voluntários
b) garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo
c) controlar o tônus muscular e postura
4) Defina neuroglia.
R: São células não neuronais do sistema nervoso central que pode proporcionar suporte e nutrição aos neurônios.
5) As divisões do SN de acordo com sua topografia são:
a) Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.
b) Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.
6) A parte central do SN é composta por:
R: O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas.
O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso.
O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal.
O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
O sistema nervoso autônomo apresenta duas divisões, a parassimpática e a simpática.
7) A parte periférica do SN é composta por:
R: O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, gânglios e terminações nervosas. Os nervos são fibras nervosas agrupadas em feixes, enquanto os gânglios são acúmulos de neurônios que estão fora do sistema nervoso central. Os nervos podem projetar-se da medula ou então originar-se do encéfalo.
8) A parte periférica do SN pode ser subdividida em S. N. Somático e S.N. Autônomo. Conceitue cada uma destas partes.
Sistema nervoso somático ou voluntário
O sistema nervoso somático corresponde à parte do sistema nervoso que controla a musculatura esquelética, que é responsável pela nossa locomoção e por outros movimentos voluntários. Além disso, também tem como função produzir respostas ao ambiente externo que podem ser controladas conscientemente.
Sistema nervoso autônomo
Nem sempre as respostas do nosso organismo ao ambiente são controladas por nossa vontade. Muitas vezes, as respostas são involuntárias, comandadas pelo sistema nervoso autônomo. Fazem parte dessa parte do sistema nervoso os nervos que enervam a musculatura lisa, assim como aqueles que levam impulsos nervosos às glândulas e à musculatura cardíaca.
9) Como pode ser subdividida a parte autônoma do Sistema Nervoso?
Fazem parte dessa parte do sistema nervoso os nervos que enervam a musculatura lisa, assim como aqueles que levam impulsos nervosos às glândulas e à musculatura cardíaca. ... Dessa forma, o sistema nervoso autônomo pode ser dividido em simpático e parassimpático.
10) Como funcionam o S.N.P Simpático e Parassimpático em relação ao consumo energético do corpo.
A relação entre SNP Autônomo Simpático e Parassimpático
A maioria dos órgãos inervados pelo Sistema Nervoso Autônomo recebe fibras do Simpático e do Parassimpático.
Em geral, nos órgãos em que o Simpático é estimulador, o Parassimpático tem ação inibidora, e vice-versa. Por exemplo: a estimulação do Simpático acelera o ritmo cardíaco, ao passo que a estimulação das fibras parassimpáticas diminui esse ritmo.
Em alguns casos, os sistemas Simpático e Parassimpático são relacionados a situações extremas de antagonismo. Entretanto, não é correto associar a ação dessas duas divisões do SNP Autônomo apenas com situações de alerta e relaxamento.
Essas situações são extremas e não correspondem ao funcionamento regular do nosso organismo. Alguns órgãos, como o coração e o ritmo cardíaco, podem receber estímulo simpático e parassimpático ao mesmo tempo, produzindo uma resposta intermediária. 
Histologia do Sistema Nervoso:
01) As células do sistema nervoso são multipolares e bipolares.
02) Conceitue neuroglia.
As células da glia, células gliais ou neuroglia são diversos tipos celulares presentes no sistema nervoso central. Elas não geram impulsos nervosos, não formam sinapses e, ao contrário dos neurônios, são capazes de se multiplicar através do processo de mitose, mesmo em indivíduos adultos.
03) As células da neuroglia e suas respectivas funções são:
Sustentação e isolamento dos neurônios;
Transporte de substâncias nutritivas aos neurônios;
Participação no equilíbrio iônico do fluido extracelular;
Remoção de excretas e fagocitose de restos celulares.
04) Conceitue 
a) Neurônio: São células no sistema nervoso que estão relacionada a propagação do impulso nervoso, sendo consideradas as unidades básicas desse sistema.
b) Neurônio aferente: Neurônios receptores ou sensitivos (aferentes): são os que recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central. Neurônios motores ou efetuadores (eferentes): transmitem os impulsos motores (respostas ao estímulo).
C) Neurônio de associação:
Os neurônios motores, ou eferentes, recebem sinais do sistema nervoso central e os enviam aos músculos e glândulas. Os interneurônios, também conhecidos como neurônios de retransmissão, neurônios conectores, neurônios do circuito local ou neurônios de associação, conectam neurônios sensoriais a neurônios motores.
05) Qual a composição estrutural de um neurônio?
Um neurônio tem quatro regiões morfológicas bem definidas: dendritos, corpo celular, axônio e terminais pré-sinápticos. O corpo celular contém núcleo, retículo endoplasmático, aparelho de golgi e mitocôndrias. Sintetiza moléculas essenciais para manutenção do neurônio.
06) Conceitue: 
a) Sinapse
E uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso
b) Botões terminais
Os terminais axónicos (também designados botões sinápticos ou arborizações terminais) são as terminações distais das ramificações dum axónio
c) Neurotransmissor
Os neurotransmissores interagem, então, com as membranas pós-sinápticas e são reconhecidos por receptores altamente específicos. 
d) Fibra neural ou nervosa
As fibras nervosas, ou neurofibras, são prolongamentos citoplasmáticos finos que compõem a estrutura dos neurônios. No sistema nervoso, essas fibras exercem a função de conduzir impulsos nervosos e ocorrem em dois tipos: dendritos e axônios. ... Cada neurônio possui apenas um axônio.
e) Substância branca
A substância branca (substantia alba em Latim), matéria branca ou ainda massa branca se refere a um conjunto de células com funções de apoio, sustentação.
f) Substância cinzenta
Substância cinzenta, matéria cinzenta ou massa cinzenta é um importante componente do sistema nervoso central, consistindo de corpos de células nervosas, células da glia (astroglia e oligodendrócitos), capilares, axônios e dendritos.
g) Núcleo
O núcleo contém nucleoplasma, substância onde fica mergulhado o material genético e as estruturas que são importantes para que desempenhe suas funções, como os nucléolos. E também há a carioteca ou membrana celular, que delimita o núcleo e envolve o material genético.
h) Nervo
Os nervos são estruturas anatômicas, formadas a partir do prolongamento de múltiplos axônios, responsáveis por conduzir os impulsos elétricos nervosos aferentes, de todas as partes do corpo para o sistema nervoso central
i) Gânglio
Os gânglios linfáticos são pequenas glândulas pertencentes ao sistema linfático, que estão espalhados pelo corpo e que são responsáveis por filtrar a linfa, recolhendo vírus, bactérias e outros organismosque podem provocar doenças.
j) Junção Neuromuscular
Uma junção neuromuscular (ou junção mioneural) é a junção entre a parte terminal de um axónio motor com uma placa motora (ou sinapse neuromuscular), que é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.
k) Junção Neuroglandular
Uma junção neuromuscular (ou junção mioneural) é a junção entre a parte terminal de um axónio motor com uma placa motora (ou sinapse neuromuscular), que é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.

Continue navegando

Outros materiais