Buscar

Recuperação de Áreas Degradadas e Propagação de Árvores

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
ENSINO A DISTANCIA
CURSO TECNOLOGICO EM AGRONEGÓCIOS 
Disciplina de Silvicultura e Desenvolvimento Florestal
Professora Msc Lovaine Fiel de Quevedo 
Acadêmico (a): Simone Teixeira Feijó RGM 293.4839
ATIVIDADES RELATIVAS A AULA 03 e 04 DE SILVICULTURA E DESENVOLVIMENTO FLORESTAL 2-2019
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO DA AULA 1 e 2
1. Áreas degradadas podem ser recuperadas, naturalmente, por sucessão secundária que se encarrega de promover a colonização da área aberta e conduzir a vegetação através de uma série de estádios sucessionais. Há fatores que podem reduzir o tempo de regeneração secundária e entre eles pode-se citar:
	I - 
	Proximidade a áreas doadoras de sementes (proximidade a outras florestas ou matas).
	II - 
	Maior quantidade de resíduo orgânico no solo. 
	III - 
	Grande banco de sementes de espécies exóticas no solo.
São corretas as afirmações:
	a)
	( )
	I e II
	b)
	( X )
	I e III
	c)
	( )
	II e III
	d)
	( )
	Somente I
	e)
	( )
	Somente III
2. Leia as duas afirmativas a seguir e analise as opções de respostas marcando X naquela que julgue ser a que, corretamente, correlacione as duas informações.
Para acelerar o processo de recuperação das matas recomenda-se o uso da propagação sexuada (via sementes) 
POR QUE
As mudas originadas terão grande variabilidade genética que é benéfica quanto à resistência das plantas ao ataque de pragas e doenças. 
Sobre as afirmações feitas pode-se concluir que: 
(A) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) as duas afirmativas são falsas.
(D) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
(E) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
3. Sobre formas de propagação de árvores fizeram-se as seguintes afirmações:
	I - 
	A propagação sexuada também conhecida como propagação por sementes pode ser direta ou indireta sendo a maior vantagem operacional da forma direta a redução de mão de obra nas operações. 
	II - 
	A propagação assexuada é popularmente conhecida como clonagem e nessa técnica as plantas produzidas terão características agronômicas superiores como maior produtividade, maior resistência às condições climáticas adversas entre outras, quando comparadas as plantas produzidas por sementes. 
	III - 
	Para recuperação de matas ciliares é preferível o uso de mudas produzidas por sementes, pois essas plantas terão ampla variabilidade genética o que é desejável para resgatar as funções das matas ciliares. 
São afirmações verdadeiras:
	a)
	( )
	I e II
	b)
	( )
	I e III
	c)
	( )
	II e III
	d)
	( )
	Somente I é verdadeira
	e)
	( X )
	Todas são verdadeiras
4. As técnicas de restauração dos ecossistemas naturais consistem de isolamento da área, controle de cipós e construção de zona tampão. Sistemas Agroflorestais (SAF) constituem excelentes zonas tampão, pois:
	a)
	Sendo menos susceptíveis ao ataque de pragas e doenças reduzem o uso de defensivos químicos que podem contaminar as mudas florestais.
	b)
	Sendo constituídos, principalmente, por espécies como eucalipto e pinus, permitem renda extra aos gestores rurais com a comercialização de produtos madeireiros. 
	c)
	Permitem o acumulo de matéria orgânica no solo reduzindo custos com a pratica de adubação na área da floresta em regeneração.
	d)
	Permitem a mecanização tanto para tratos culturais como para colheita reduzindo os custos e diluindo ao longo do tempo custos da regeneração florestal.
5. O texto do capitulo 4 comenta sobre clareiras (área com pouca ou nenhuma cobertura vegetal localizada dentro de uma floresta ou bosque) naturais ou não e, dependente da extensão, da importância de recuperá-las. Cite os modelos para recuperação das grandes clareiras e escreva sobre a importância de recupera-las. 
A restauração das grandes clareiras pode ser feita pela semeadura ou pelo plantio de mudas de espécies arbóreas. A semeadura é mais indicada para áreas com grande declividade, como encostas de morros que sofrem deslizamentos de terra por ação de chuvas fortes e localizadas, e quando não há disponibilidade de mudas. Em tais situações, o acesso até a área para o plantio de mudas pode ser muito difícil e perigoso.
Além disso, a escavação do solo para abertura de covas de plantio pode resultar em novos deslizamentos e em sulcos de erosão. Assim, procede-se ao lançamento de sementes de espécies arbóreas pioneiras, que rapidamente ocuparão a área desprotegida do solo. Sementes de espécies não pioneiras devem ser usadas somente quando já existe alguma vegetação remanescente nas clareiras. No caso do plantio de mudas, devem-se utilizar as mais vigorosas, produzidas em viveiros ou transplantadas de áreas próximas. No caso do transplante, deve-se ter a preocupação de não degradar outra área. O ideal é coletar mudas de áreas fora da mata, cuja vegetação secundária será eliminada. O plantio nas clareiras pode ser em linhas alternadas de espécies pioneiras e não pioneiras. Partindo-se do centro da clareira para as suas bordas, implantam-se linhas paralelas distantes entre si de 2,0m. Na primeira linha, ou seja, na linha central, são plantadas espécies pioneiras até as bordas da clareira onde a primeira e a última planta deve ser de espécies não pioneiras, tolerantes ao sombreamento fornecido pelas árvores do entorno da clareira.
6. Porque nos plantios de enriquecimento as espécies atrativas a fauna são as mais recomendadas? 
Porque visa à recomposição da fauna, que assim passa a atuar na dispersão de sementes e a contribuir com a regeneração e a dinâmica da floresta.
7. Segundo o texto do capítulo 4 o controle de cipós é importante:
I. Porque, ao se desenvolverem no interior da floresta, competem com as árvores por luz, água e nutrientes;
II. Porque são plantas atrativas às principais pragas das florestas: lagartas e pulgões;
III. Porque crescem rapidamente encobrindo a copa das árvores dificultando-lhes a fotossíntese e respiração podendo causar-lhes a morte;
São verdadeiras as afirmações:
	a)
	I e II;
	b)
	I e III;
	c)
	II e III;
	d)
	somente I;
	e)
	somente III;
8. No ambiente virtual (AVA) há um vídeo sobre restauração ecológica das florestas em que o pesquisador Dr. Milton Padovan comenta sobre fatores que favorecem a restauração natural das florestas. Quais os fatores citados pelo pesquisador?
Plantio de mudas, semeadura direta e regeneração natural, ativa e passiva.

Continue navegando