Buscar

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

1.
	Ref.: 2939849
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	(XXIV Exame OAB/2017/adaptada) - Tânia, advogada, dirigiu-se à sala de audiências de determinada Vara Criminal, a fim de acompanhar a realização das audiências designadas para aquele dia em feitos nos quais não oficia. Tânia verificou que os processos não envolviam segredo de justiça e buscou ingressar na sala de audiências no horário designado.
Não obstante, certo funcionário deu-lhe duas orientações. A primeira orientação foi de que ela não poderia permanecer no local se todas as cadeiras estivessem ocupadas, pois não seria autorizada a permanência de advogados de pé, a fim de evitar tumulto na sala. A segunda orientação foi no sentido de que, caso ingressassem na sala, Tânia e os demais presentes não poderiam sair até o fim de cada ato, salvo se houvesse licença do juiz, para evitar que a entrada e saída de pessoas atrapalhasse o regular andamento das audiências.
Considerando o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Ambas as orientações violam os direitos assegurados, pelo Estatuto da OAB, ao advogado, pois Tânia possui o direito de permanecer, mesmo que de pé, na sala de audiências, bem como de se retirar a qualquer momento, indepentemente de licença do juiz.
	
	Apenas uma orientação viola os direitos assegurados ao advogado, pois se coadunam com o poder-dever do magistrado de presidir e evitar tumulto no ato judicial, não contrariando, por si sós, direitos normatizados no Estatuto da OAB e no Código de Ética e Disciplina.
	
	Nenhuma das orientações viola os direitos assegurados ao advogado, pois se coadunam com o poder-dever do magistrado de presidir e evitar tumulto no ato judicial, não contrariando, por si sós, direitos normatizados no Estatuto da OAB.
 
	
	A primeira orientação dada pelo funcionário viola os direitos assegurados ao advogado, pois Tânia possui o direito de permanecer, mesmo que de pé, na sala de audiências. Todavia, a segunda orientação coaduna-se com o poder-dever do magistrado de presidir e evitar tumulto no ato judicial, não violando, por si, direitos normatizados no Estatuto da OAB.
	
	A segunda orientação dada pelo funcionário viola os direitos assegurados ao advogado, pois Tânia possui o direito de retirar-se a qualquer momento, indepentemente de licença do juiz, da sala de audiências. Todavia, a primeira orientação coaduna-se com o poder-dever do magistrado de presidir e evitar tumulto no ato judicial, não violando, por si, direitos normatizados no Estatuto da OAB.
	
	
	 2.
	Ref.: 738527
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Assinale a opção correta de acordo com as disposições do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB.
		
	
	Toda vez que figurar como indiciado em inquérito policial, por qualquer espécie de infração, o advogado deve ser assistido por um representante da OAB, sem prejuízo da atuação de seu defensor
	 
	O compromisso que o requerente à inscrição nos quadros da OAB deve fazer perante o conselho seccional, a diretoria ou o conselho da subseção é indelegável, haja vista sua natureza solene e personalíssima.
	
	É vedado ao requerente pleitear inscrição nos quadros da OAB sem ter, regularmente registrado, diploma de bacharel em direito, não suprindo sua falta nenhum outro documento
	
	O estagiário inscrito na OAB pode praticar, isoladamente, todos os atos próprios de advogado, desde que sua inscrição esteja regular
	
	
	 3.
	Ref.: 591894
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Um advogado de nome Antônio, após ser premiado com bolsa de mestrado em uma renomada Universidade, tenciona morar dois anos fora do Brasil. Para isso, pretende substabelecer todos os processos que patrocina a seu amigo e colega de nome Bernardo, sem reserva de poderes. Nos termos do Estatuto da OAB e do Código de Ética e Disciplina, o substabelecimento de poderes pretendido por Antônio:
		
	
	é ato privativo, não dependendo da anuência dos respectivos clientes.
	
	é ato unilateral mas pode ser comunicado ao cliente.
	 
	deve ser necessariamente ser comunicado ao cliente.
	
	é ato unilateral, podendo prescindir do conhecimento do respectivo cliente.
	
	é ato privativo e unilateral e basta ser comunicado ao respectivo Juízo da causa.
	
	
	 4.
	Ref.: 657320
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Constitui um direito do advogado, previsto no Estatuto da Advocacia e da OAB,
		
	
	examinar em qualquer repartição policial, apenas com procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos.
	
	ingressar livremente nas salas de sessões dos tribunais, somente até os cancelos que separam a parte reservada dos juízes.
	
	comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, exceto se considerados incomunicável.
	 
	dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente do horário previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada.
	
	Não ter acesso aos autos de processo administrativos sigilosos, mesmo munido de procuração.
	
	
	 5.
	Ref.: 1005811
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	(OAB/MG/2007/ADAPTADA) - A questão versa sobre a Publicidade. Certo advogado, visando anunciar os seus serviços profissionais, mas querendo modernizar-se ante o mundo globalizado, realiza seus anúncios no Brasil exclusivamente em idioma inglês. Ante tal fato e de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	no Brasil, é permitido anunciar os seus serviços profissionais em idioma estrangeiro, desde que acompanhado da respectiva tradução.
	
	no Brasil, é permitido anunciar os seus serviços profissionais exclusivamente no idioma português.
	
	É expressamente vedado, pelo Estatuto a OAB, a publicidade em língua estrangeira.
	
	No Brasil, é defeso anunciar os seus serviços profissionais em idioma inglês.
	
	o Brasil, é defeso anunciar os seus serviços profissionais em idioma inglês.
	
	
	 6.
	Ref.: 707587
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	( adaptado do Exame de ordem - OAB) O estagiário regularmente inscrito pode pratica diversos atos de advocacia em conjunto com o advogado e outros sob responsabilidade deste. No entanto, ele não pode:
		
	
	assistir audiências na companhia do advogado orientador.
	
	assinar em conjunto com o advogado petições diversas.
	 
	fazer parte, como sócio, de Sociedade de Advogados, regularmente inscrita na OAB.
	
	retirar e devolver autos, assinando a respectiva carga.
	
	isoladamente, exercer atos extrajudiciais, quando receber autorização ou substabelecimento do advogado.
	
	
	 7.
	Ref.: 658830
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre o prazo para ajuizamento de ação de cobrança de honorários de advogado, assinale a opção correta.
		
	
	Prescreve em três anos a ação de cobrança de honorários de advogado, contando-se o prazo do trânsito em julgado da decisão que os fixar.
	
	Prescreve em dois anos a ação de cobrança de honorários de advogado, contando-se o prazo da ultimação do serviço extrajudicial.
	 
	Prescreve em cinco anos a ação de cobrança de honorários de advogado, contando-se o prazo do trânsito em julgado da decisão que os fixar.
	
	Prescreve em cinco anos a ação de cobrança de honorários de advogado, contando-se o prazo da decisão que os fixar, independentemente do seu trânsito em julgado.
	
	Prescreve em dois anos a ação de cobrança de honorários de advogado, contando-se o prazo do vencimento do contrato, se houver.
	
	
	 8.
	Ref.: 995082
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Maria é advogada regularmente inscrita perante a OAB/RJ e foi recentemente aprovada em concurso de provas e títulos para exercer a função de Juíza Federal. Caso Maria decida tomar posse do cargo público terá que
		
	 
	Renunciar  ou substabelecer sem reservas os poderes outorgados por todos os seus clientes, antes do cancelmaneto da inscrição nos quadros da OAB exigido antes da posse do cargorespectivo, haja vista a incompatibilidade definitiva do cargo.
	
	Substabelecer, sem reservas, os poderes outorgados por todos os seus clientes, antes da posse do cargo respectivo, haja vista a incompatibilidade temporária.
	 
	Maria não precisa renunciar ou substabelecer, basta requerer o licenciamento
	
	Maria não precisa renunciar ou substabelecer sem reservas, basta não praticar qualquer ato privativo da advocacia durante o período de incompatibilidade.
	
	Substabelecer, sem reservas, os poderes outorgados nas causas em face da União haja vista o impedimento de advogar em desfavor da fazenda que a remunera.
	
	
	 9.
	Ref.: 190701
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	VI Exame de Ordem Unificado
Após recebida representação disciplinar sem fundamentos, cabe ao relator designado pelo presidente do Conselho Seccional da OAB, à luz das normas aplicáveis,
		
	
	arquivar o processo ato contínuo.
	 
	propor ao presidente o arquivamento do processo.
	
	Nenhuma das respostas
	
	designar data para a defesa oral pelo advogado.
	
	julgar improcedente a representação.
	
	
	 10.
	Ref.: 802592
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre a Ordem dos Advogados do Brasil, analise as alternativas abaixo:
 
I - Uma das finalidades da OAB, elencadas no art. 44 do EOAB, é defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas;
II -A representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil, compete à OAB em conjunto com as corregedorias da Administração direta de cada Estado da federação;
III - A OAB, entidade sui generis, não é autarquia nos moldes tradicionais, pois os advogados elegem diretamente os Presidentes das Seccionais, os funcionários da OAB são regidos pela CLT, não recebe fiscalização do Tribunal de Contas e a instituição vive da arrecadação de suas anuidades, taxas e multas;
IV - Um dos órgãos que integram a OAB, elencados no art. 45 do EOAB, é a Defensoria Pública.
		
	
	II e III
	
	 II e IV;
	 
	 I e III;
	
	 I e II;
	
	 III e IV;

Mais conteúdos dessa disciplina