Buscar

exercicios_DNS_Alunos_2_estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

WAGNER BENTO DE MAGALHÃES
201107075416
Lista de exercícios: DNS – PARTE II
As informações abaixo se referem ao DNS. Marque V (verdadeiro) ou F (falso).
( V )	Para que você possa adicionar os registros de recursos, é necessário ter uma estrutura no DNS que possa armazená-los.
( V )	Após a instalação e a configuração do serviço de DNS você estará pronto para executar tarefas como adicionar mapeamentos de nome de host para endereço IP.
( V )	Os mapeamentos no DNS são denominados registros de recursos.
( V )	Os tipos de registros de recursos criados no DNS dependerão das necessidades do DNS.
( V )	Os recipientes lógicos que armazenam os registros de recursos são chamados zonas no DNS.
O que é um registro de recursos no DNS?
Um registro de recurso é uma estrutura de banco de dados DNS padrão contendo informações usadas para processar consultas DNS. 
 
O que é uma zona no DNS? Onde estes dados são mantidos e armazenados?
Uma zona é uma parte do banco de dados DNS que contém os registros de recursos com os nomes de proprietário pertencentes à parte contígua do espaço para nome DNS.
Uma zona pode armazenar os registros de recursos de um único domínio ou de vários domínios. Ela poderá hospedar mais de um domínio somente se eles forem contíguos, ou seja, se eles estiverem conectados por uma relação pai filho direta.
Uma zona é também a representante física de um ou vários domínios DNS. Por exemplo, se você tiver um espaço para nome DNS de south.nwtraders.com, poderá criar uma zona em um servidor DNS chamado south.nwtraders.com e essa zona poderá conter todos os registros de recursos do domínio Training.
Ao instalar um servidor DNS, você poderá configurá-lo com vários tipos de zona ou com nenhuma, dependendo do tipo de função que o servidor DNS tem na rede. Em uma configuração básica, a operação de um servidor DNS envolve três zonas. Qual o nome destas zonas?
PRIMÁRIA: Leitura/gravação - Cópia leitura/gravação de um banco de dados DNS.
SECUNDÁRIA: Somente leitura - Cópia somente leitura de um banco de dados DNS.
STUB: Cópia de registros limitados - Cópia de uma zona contendo registros limitados.
No DNS existem duas formas para atualização dos registros de recursos. Cite seus nomes.
Uma atualização dinâmica acontece quando um cliente DNS cria, registra ou atualiza dinamicamente seus registros em zonas mantidas por servidores DNS que podem aceitar e processar mensagens para atualizações dinâmicas.
Uma atualização manual acontece quando um administrador cria, registra ou atualiza manualmente o registro de recurso.
No DNS existem vários tipos de registros de recursos. Os tipos de registros de recursos criados no DNS dependerão das necessidades do DNS. Baseado nestas informações, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
	Tipos de registro
	Descrição
	1. A
	( 2 ) Resolve um endereço IP para um nome de host.
	2. PTR
	( 1 ) Resolve um nome de host para um endereço IP.
	3. SOA
	( 4 ) Resolve nomes de servidores que fornecem serviços.
	4. SRV
	( 7 ) Resolve um nome de host em outro nome de host.
	5. NS
	( 5 ) Identifica o servidor DNS de cada zona.
	6. MX
	( 6 ) Indica a presença de um servidor de e-mail SMTP.
	7. CNAME (Alias)
	( 3 ) É o primeiro registro de qualquer arquivo de zona. 
Após a instalação do servidor DNS você deverá configurar a zona primária, secundária ou stub. Feito isto, deverá decidir o tipo da zona de pesquisa em que os registros de recursos serão armazenados. Os registros de recursos podem ser armazenados em duas zonas de pesquisa. Cite seus nomes e o tipo de registro que geralmente armazenam.
Zona de pesquisa direta: No DNS, uma pesquisa direta é um processo de consulta em que o nome para exibição do domínio DNS de um computador host é pesquisado, a fim de localizar seu endereço IP.
No Gerenciador DNS, as zonas de pesquisa direta baseiam-se em nomes de domínio DNS e, geralmente, armazenam registros de recursos de endereço de host (A).
Zona de pesquisa inversa: No DNS, uma pesquisa inversa é um processo de consulta através do qual o endereço IP de um computador host é pesquisado, a fim de localizar o nome para exibição do domínio DNS.
No Gerenciador DNS, as zonas de pesquisa inversa baseiam-se no nome de domínio in-addr.arpa e, geralmente, armazenam os registros de recursos de ponteiro (PTR).
O que é uma transferência de zona? Quais são os tipos de transferência de zona?
Uma transferência de zona DNS é a sincronização dos dados DNS com autoridade entre os servidores DNS. Um servidor DNS configurado com uma zona secundária consulta periodicamente os servidores DNS principais para sincronizar os dados de zona.
Tipos:
Uma transferência de zona completa é o tipo de consulta padrão ao qual todos os servidores DNS oferecem suporte, a fim de atualizar e sincronizar dados de zona quando a zona tiver sido alterada. Quando uma consulta DNS é realizada através do AXFR de acordo com o tipo de consulta especificado, a zona inteira é transferida como resposta.
Uma consulta AXFR é a solicitação de uma transferência de zona completa.
Uma transferência de zona incremental é um tipo de consulta alternativo que alguns servidores DNS usam para atualizar e sincronizar dados de zona quando uma zona é alterada desde a última atualização. Quando dois servidores DNS oferecem suporte a transferência de zona incremental, os servidores podem rastrear e transferir somente as alterações de registro de recurso incremental entre cada versão da zona.
Uma consulta IXFR é a solicitação de uma transferência de zona incremental.
Marque a resposta certa. As informações abaixo se referem ao serviço DNS e são verdadeiras, exceto.
O DNS é usado para acessar recursos.
Podem ocorrer erros quando os registros de recursos DNS não são atuais.
Se um registro de recurso DNS for criado manualmente no DNS, o administrador DNS deverá atualizar o registro manualmente para refletir as alterações efetuadas no recurso quando o endereço IP do recurso for alterado.
Atualizações dinâmicas permitem que clientes DNS atualizem e mantenham seus próprios registros de recursos no DNS.
Em redes com grande número de computadores e grande número de alterações nos registros dos recursos, é recomendável que você gerencie e utilize a atualização manual dos registros no DNS.
Os clientes DNS que executam o Microsoft Windows Server 2003, Microsoft Windows 2000 e Microsoft Windows XP são configurados por padrão para registrar e atualizar dinamicamente seus nomes de host e endereços IP no DNS. A seguir temos uma seqüência de informações que descrevem os passos executados por estes clientes DNS para registrar e atualizar os registros de recursos. Enumere as etapas na ordem em que elas acontecem.
( 5 )	O servidor DNS responde ao cliente DNS.
( 2 )	O servidor DNS retorna o nome da zona e o endereço IP do servidor DNS 
com autoridade para a zona que o cliente DNS deseja registrar no servidor DNS.
( 3 )	Se não existir nenhum registro na zona DNS, o cliente DNS enviará um pacote de atualização dinâmica para registrar o registro de recurso.
( 4 )	O cliente DNS envia ao servidor DNS com autoridade da zona uma
atualização de declaração para verificar se realmente não existe nenhum registro na zona.
( 1 )	O cliente DNS envia uma consulta SOA ao servidor DNS com autoridade no registro de recurso em que o cliente DNS deseja se registrar. 
No ambiente Microsoft, um cliente de nível inferior é um cliente que não pode registrar ou atualizar registros de recursos no DNS por sua própria conta. Qual o nome do serviço onde a Microsoft implementou a funcionalidade para o registro de recursos de clientes de nível inferior?
DNS Primário
DNS Secundário
DHCP
Proxy Wins
RRAS
Marque a opção correta. São características de uma zona DNS integrada ao Active Directory, exceto.
Armazena dados da zona DNS no Active Directory, sendo, portanto, mais segura.
Não requer Active Directory.
Usa a replicação do Active Directory, em vez de transferências de zona.
Permitesomente atualizações dinâmicas seguras.
Usa a estrutura de mestres múltiplos, em vez da estrutura de mestre único.
O que é uma atualização dinâmica segura?
Uma atualização dinâmica segura é o processo em que um cliente envia uma solicitação de atualização dinâmica a um servidor DNS e o servidor tenta realizar a atualização somente se o cliente puder provar sua identidade e tiver as credenciais apropriadas para executá-la. As atualizações dinâmicas seguras estarão disponíveis somente nas zonas integradas ao Active Directory.
Em um cliente DNS Windows XP é possível configurá-lo para utilizar dois servidores DNS para resolver as consultas. Qual o nome que estes servidores recebem?
Servidor DNS preferencial: é o servidor recipiente das consultas DNS que o cliente DNS envia. Ele também é o servidor em que o cliente DNS atualiza seus registros de recursos.
Servidor DNS alternativo: é o servidor que será usado se o servidor DNS preferencial não puder ser acessado ou não puder resolver consultas DNS de um cliente DNS específico porque o serviço DNS apresentou falha. O servidor alternativo não é consultado quando a resposta de nome é negativa.

Continue navegando