Buscar

John Rawls (RESUMÃO)

Prévia do material em texto

John Rawls
	Rawls constrói um modelo de sociedade ideal, mas que nunca será alcançado, pois ela representa apenas uma expectativa que os indivíduos tenham em mente para ser alcançada.
Justiça
Para Rawls, a solução para uma sociedade promissora é um contrato social justo entre o Estado e os indivíduos. Este contrato social para ser justo precisa que as necessidades de todos os indivíduos envolvidos sejam tratadas igualmente. Para assegurar tratamento igual, as instituições sociais devem ser justas: devem ser acessíveis a todos e redistribuir onde for necessário, assim apenas instituições justas podem produzir uma sociedade promissora.
Circunstâncias Atenuantes
· Escassez Moderada
Diz respeito aos recursos naturais como limitados aos seres humanos.
· Conflito de Interesse 
O ser humano possui desejos ilimitados, o desejo é insaciável.
Capacidade e Talento
O talento e a capacidade vão depender das condições previas de vida de cada um, pois é ela que irá fornecer as ferramentas ideias para o sucesso. Sendo assim não são frutos do mérito, pois para o filosofo a meritocracia não existe. 
Equidade
Na sua teoria da justiça como equidade o filósofo apresenta dois princípios de justiça fundamentais: a liberdade e a igualdade, que necessariamente precisam estar na constituição do Estado.
· Liberdade
É necessário garantir que todos os indivíduos serão livres nas suas escolhas acolhidos sobre um conjunto mínimo de direitos fundamentais positivados constitucionalmente – voto; liberdade de ir e vir, liberdade de expressão...
· Igualdade 
A) Princípio da Diferença ou Maximin: Em situações onde houver indivíduos em desvantagem deve-se ajudar esses indivíduos, para que eles tenham condição de “concorrer” em igual com os outros.
B) Para que indivíduos que desejam alcançar maiores cargos dentro da sociedade, e necessário que tanto ele quanto os outros tenham as mesmas ferramentas e oportunidades. 
Problema (da liberdade)
Gera o pluralismo Moderno – muitas formas de pensar, o que pode vim a dificultar na criação e estabelecimento de princípios universais.
· Solução: é necessário que as pessoas tenham a capacidade de ter senso de justiça (Razoáveis) e uma concepção do bem [Racionais] (consenso sobreposto), para chegar-se ao equilíbrio reflexivo – no qual todos devem alcançar um consenso que desencadeei o status de equilíbrio, sobre princípios gerais.
Posição Original
Situação hipotética onde os membros de uma sociedade devem decidir seus princípios de justiça, retornando ao estado de natureza, enquanto se encontram por detrás de um véu de ignorância – modo no qual o indivíduo desprende-se de suas noções pessoais e torna-se neutro, com percepções superficiais sobre si e as coisas ao seu redor. Sendo assim, ele fica totalmente desvinculado de inclinações como: políticas, religiosas, de gênero, raça, de condição...
Requisitos P. O.
· Livre e Conscientes - todos podem escolher e fazer seus caminhos;
· Iguais – Distribuição de bens entre todos; Racionais – Ter a capacidade de forma uma concepção de bem; Razoáveis – Ter a capacidade de ter senso de justiça.
· Proibido Legislar em Causa Própria – É necessário que haja o debate uns com os outros para chegar ao consenso de justiça.
Estabilidade de uma Sociedade
1. É necessário a priori, chegar a um consenso de princípios norteadores (Equilíbrio Reflexivo).
2. A partir desses princípios, criar-se uma constituição para que o véu da ignorância possa ser retirado.
3. Depois, a partir dessa constituição, deve-se criar leis justas.
4. Por fim, deve-se aplicar tais leis sobre os indivíduos para que eles possam ser justos.
*A partir do pensamento de Rawls as regras, as leis só serão justas se estiverem de acordo com a constituição e esta só será justa se estiver de acordo com os princípios de justiça. E esse somente será justo se for objeto de consenso na posição original, submerso por um véu de ignorância. A posição original é constituída por pessoas éticas sendo racionais e razoáveis, e somente assim pode-se surgir uma sociedade bem ordenada e justa com equidade.

Continue navegando