Buscar

Iluminismo: O Século das Luzes

Prévia do material em texto

Século XVII
PRINCIPAIS ILUMINISTAS 
1. John Locke: foi um filósofo inglês que não acreditava na ideia de que Deus decidia o destino dos homens e defendia que a sociedade que os moldava para o bem ou para o mal. “Liberdade individual”. 
2. Montesquieu: foi um filósofo francês que defendia a ideia de que o poder deveria estar dividido em três esferas: legislativo, executivo e judiciário. Sua principal obra foi o “espírito das leis”. 
3. Voltaire: foi um filósofo francês que defendia as liberdades individuais acima de tudo. Acreditada que para ter contato com Deus não era necessário ir até à igreja, e sim utilizar a razão.
4. Rousseau: foi um filósofo era a favor das reformas sociais e fazia críticas à nobreza e à burguesia. Era contrário as ideias de Hobbes e acreditava que as leis corrompia o homem. 
5. Adam Smith: foi um grande economista e filósofo escocês. Ele defendia o fim dos monopólios, da concentração de poder na mão do rei e da igreja, além da política mercantilista.
6. Denis Diderot: foi organizador da Enciclopédia e um árduo crítico da corte francesa
NOTAS 
· O Brasil também sofreu influência dos ideais iluministas que foi a Inconfidência Mineira que ocorreu em 1789 (mesmo ano da Revolução Francesa). 
· Uma das principais representações do Iluminismo é a Enciclopédia, o objetivo de seus idealizadores era reunir todo o conhecimento humano. 
 
· O iluminismo, também conhecido como “Século das luzes” foi um movimento que vigorou na Europa durante a Idade Moderna, ele começa alguns anos antes da morte de Luís XIV, rei da França, em 1715, e prossegue até a Revolução Francesa em 1789.
· Durante o período de ascensão do Iluminismo, a Europa vivia sob o Antigo Regime. 
· O Iluminismo teve influência do Renascimento.
· Os princípios iluministas ajudaram na elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, feita pela Revolução Francesa.
CARACTERÍSTICAS GERAIS 
1. Crítica ao absolutismo, mercantilismo e as vantagens da nobreza e da igreja.
2. Eles defendiam uma reestruturação social, com o fim dos privilégios de clérigos (representantes da Igreja) e da nobreza. 
3. Predomínio da classe burguesa no movimento.
4. Pregavam o progresso da ciência e da razão.
5. Defendiam o liberalismo econômico, isto é, faziam oposição à intervenção do Estado na economia. 
6. O governo predominante foi o “despotismo esclarecido”. 
CRÍTICA AO MERCANTILISMO 
O mercantilismo foi atacado pelo iluminismo. Os fisiocratas foram os primeiros a indagar o modelo econômico, para eles a riqueza advinha da natureza, mais especificamente da agricultura e da pecuária. O comércio, portanto, não passava de uma troca de riquezas. A fisiocracia inspirou pensadores como Adam Smith. 
DESPOTISMO ESCLARECIDO 
Alguns pensadores iluministas continuaram a defender a existência de regimes monárquicos. 
Já alguns reis do Antigo Regime começaram a adotar ideias iluministas (alguns ficaram com “medo” de perder o poder), estes ficaram conhecidos como Déspotas esclarecidos. Veja algumas características:
· “senhores absolutos dotados de saber”.
· Manutenção do regime sem abandonar o poder absolutista.
· Influência iluminista.

Continue navegando