Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIP
FISIOLOGIA DO SISTEMA REGULADOR
PROFESSOR: 
ATIVIDADE SOBRE SISTEMA NERVOSO
1). Quais são as funções do tecido nervoso? 
O tecido nervoso é formado por uma grande quantidade de células e pouca substância (matriz extracelular) entre elas. As principais células desse tecido são os neurônios, mas existem outros tipos celulares, que são chamados, de maneira geral, de células da glia ou neuróglia. O tecido nervoso é capaz de receber informações vindas do meio ambiente e também do interior do corpo. A partir dessas informações, ele é capaz de processar uma resposta que poderá, por exemplo, mover um órgão, fazer com que uma glândula elimine secreção ou ainda desencadear um pensamento.
2). Como são formadas as fibras nervosas? 
As fibras nervosas são constituídas por um axônio e suas bainhas envoltórias. O tecido conjuntivo que reveste um axônio e suas bainhas envoltórias é chamado de endoneuro. Um grupo de fibras nervosas formam os feixes ou tratos do SNC e os nervos do SNP. As fibras nervosas organizam-se em feixes.
3) Como se dá a transmissão do impulso nervoso?
O impulso nervoso, que é um sinal elétrico que se propaga ao longo da membrana do neurônio. A membrana sensibilizada permite a movimentação iônica (como os íons sódio e potássio) do meio extracelular e intracelular por canais iônicos presentes na membrana do neurônio. Os impulsos nervosos podem percorrer grandes distâncias em uma velocidade que varia entre 0,5 a 130 metros por segundo.
4). Conceitue nervo.
Os nervos são estruturas formadas por feixes de fibras nervosas, que fazem parte do sistema nervoso periférico e atuam garantindo a comunicação entre diferentes partes do corpo e o sistema nervoso central. Dependendo dos tipos de fibras que apresentam, os nervos podem ser classificados em sensitivos, motores e mistos.
5) Defina neuroglia e o que diferencia de neurônios?
Os neurônios são as células responsáveis pela propagação dos impulsos nervosos, já as células da glia apresentam diversas funções, mas por muito tempo foram relacionadas apenas com a função de proteção e nutrição dos neurônios.
6) Dentro das atividades neuronais , como atua a dopamina?
A dopamina é um neurotransmissor da família das catecolaminas. Os neurotransmissores são moléculas sintetizadas, em sua maioria, a partir de aminoácidos e são encontrados nas vesículas pré-sinápticas neurais. Assim, eles atuam na resposta inibitória ou excitatória entre os neurônios após a sinapse.
7) De acordo com o número de prolongamentos , como estão classificados os neurônios?
Os neurônios podem ser classificados quanto à sua morfologia e ao tamanho de seus prolongamentos em: neurônios multipolares, que apresentam mais de dois prolongamentos celulares, o que representa a maioria dos neurônios; neurônios bipolares, que possuem um dendrito e um axônio (ocorrem na retina, na mucosa olfativa e nos gânglios coclear e vestibular); e neurônios pseudo-unipolares, o qual apresenta próximo ao pericário prolongamento único que se bifurca enviando um ramo para a periferia e outro para o SNC, encontrado nos gânglios espinhais
8) Diferencie as sinapses elétricas das sinapses químicas.
Nas sinapses elétricas, as correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem às outras células, enquanto que nas sinapses químicas a transmissão ocorre através de neurotransmissores
9) Defina Epineuro.
o epineuro é a camada mais externa, envolvendo todo o nervo. É constituído de tecido conjuntivo denso modelado, rico em vasos sanguíneos e composto por colágeno tipo I e fibroblastos. O perineuro reveste cada fascículo nervoso e é derivado de invaginações do epineuro.

Mais conteúdos dessa disciplina