Buscar

Resumos pesca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os recursos marítimos 
· A ação erosiva do mar sobre a linha da costa
As características da linha de costa resultam, em grande medida, da ação do mar sobre ela, sendo continuamente modificada pela erosão marinha, que desgasta e fragmenta as formações rochosas do litoral, de transporte e acumulação desses fragmentos. O poder erosivo das ondas é reforçado pela areia e pelos fragmentos arrancados à base das arribas ou lançados ao mar pelos rios e transportados pelas correntes marítimas. Estes são projetados pelas ondas, provocando uma intensa erosão mecânica, a abrasão marinha- que leva ao progressivo recuo das arribas.
· Relacionar a localização dos portos com a direção dos ventos, das correntes marítimas e a configuração da linha de costa
As características da costa portuguesa são pouco propícias à instalação de portos marítimos com condições favoráveis à navegabilidade, falo da profundidade e da agitação do mar e da deficiência em reentrâncias. Em relação à agitação do mar, isto faz com que os portos portugueses se localizem, frequentemente, a sul dos acidentes do litoral, procurando contornar a adversidade desta inconveniência. Isto acontece porque o vento sopra de Norte, e como a formação das ondas é gerada pelo vento, o lado Norte dos acidentes torna-se então mais agitado, preferindo o sul para a construção de portos abrigados. Nos estuários a localização dos portos encontra-se no próprio acidente. Deste modo, como a costa portuguesa é praticamente retilínea é necessária a construção de portos artificiais (paredões), dos quais a Povoa do Varzim constitui um exemplo.
· Relacionar as disponibilidades de recursos piscatórios da ZEE com a extensão da plataforma continental e com as correntes marítimas
As causas da existência de maior quantidade de pescado na plataforma continental relacionando com as condições físicas/naturais da plataforma (oxigenação, plâncton, salinidade, luminosidade...) e, por outro lado, referir a irregularidade da nossa plataforma e onde ela é mais extensa:
 -Tem pouca profundidade (facilitando a entrada de luz);
- Abundância em oxigénio (devido à agitação das águas);
- Baixo teor em sal (devido à água dos rios)
- Água rica em nutrientes (desenvolvimento do plâncton devido à matéria orgânica transportada pelos rios).
A questão das correntes marítimas tem a ver com o fenómeno de upwelling.
· Problematizar a aplicação da Política Comum das Pescas na atividade piscatória portuguesa
Se não conseguirmos os acordos com os outros países, isso obriga-nos a uma intensificação da pesca na costa portuguesa, o que empobrece ainda mais a quantidade de peixe existente. 80% do peixe pescado em Portugal, provém das águas nacionais. Contudo é necessário importar pois somos um pais grande consumir de peixe.
· Compreender a necessidade da gestão racional dos stocks
A redução da atividade nos pesqueiros externos tem levado à intensificação da exploração dos recursos em águas costeiras, o que leva à diminuição dos stocks. A implementação de medidas de proteção das espécies, como a definição de quotas de pesca e de restrições às capturas, deverá contribuir para a estabilização e renovação dos stocks.
· Compreender que a existência da atividade piscatória induz o desenvolvimento de outras atividades
Aquicultura: trata-se de uma atividade, com benefícios para o ambiente, uma vez que pode colaborar na preservação de espécies piscícolas evitando a sobre exploração de recursos. 
A indústria conserveira: a indústria de conservas foi uma das atividades mais rentáveis em Portugal. Contudo nas últimas décadas, esta atividade entrou em recessão por falta de modernização neste setor. O Estado tem feito um esforço para renovar e dinamizar as antigas fábricas de conservas, mas os efeitos têm sido muito poucos. Atualmente, estão em expansão algumas atividades de conservação do pescado, como os produtos congelados e os alimentos semi-cozinhados. 
Extração de algas: a apanha de algas, outrora largamente utilizadas como adubo natural na agricultura, tem vindo a perder a importância e as estatísticas referentes à apanha de algas para a utilização industrial revelam valores pouco significativos e decrescentes. 
A produção de sal: a direção-geral das pescas tem procurado incentivar a reativação desta atividade como uma das formas de potencializar o espaço marítimo. Algumas das antigas salinas têm sido recuperadas, até porque se tem assistido a uma valorização comercial de certos tipos de sal, designadamente a flor de sal. 
A exploração petrolífera: foram feitas algumas sondagens e destas foram encontrados bons indícios de petróleo. 
A atividade turística: a costa portuguesa tem inúmeras potencialidades para o turismo, que é um dos principais recursos económicos de Portugal. Atendendo às condições climáticas e à extensão da linha de costa, o turismo balnear é o mais importante de Portugal, daí a excessiva pressão urbana e de construção que a atividade tem exercido no litoral. É uma atividade que tem potencializado o espaço marítimo e que pode ainda melhorar; no entanto, tem causado igualmente graves problemas ambientais.
É importante que esta atividade venha a desenvolver-se, mas de forma sustentável e criando novos focos de interesse, como a exploração aquática, a observação de golfinhos e baleias, que pode reduzir a forte sazonalidade turística, geradora de muitos problemas. Um inconveniente desta atividade é o facto de ter um caráter sazonal.
· Compreender a importância dos acordos bilaterais na diversificação das áreas de pesca
A regularidade da linha de costa e a reduzida extensão da plataforma continental portuguesa são condicionantes que têm sido compensadas, desde há muito, pelas capturas em pesqueiros externos, em águas de soberania estrangeiras ou em águas internacionais. Devido aos fatores condicionantes à pesca na costa portuguesa, a importância destes acordos, que nos permitem praticar a atividade piscícola em áreas de pesca internacionais é enorme.
· Relacionar a extensão da ZEE com os problemas que se colocam à sua gestão e controlo; 
A ZEE portuguesa é a maior da Europa, o que constitui uma vantagem, embora traga igualmente desvantagens, das quais se destaca, desde logo, a sua fiscalização. 
Para a preservação e gestão dos recursos marinhos, é fundamental que Portugal disponha de um sistema eficaz de vigia e controlo das atividades, não só da frota estrangeira, mas também da portuguesa. No entanto, não é isso que acontece. A ZEE é insuficientemente patrulhada por falta de meios técnicos e humanos, nomeadamente, a falta de embarcações rápidas, de meios aéreos e informáticos e de técnicos especializados. Estas carências levam a que, na maioria dos casos, não se consiga prevenir ou punir as infrações efetuadas por navios portugueses e estrangeiros. De entre estas, destacam -se: 
1. A captura de espécies não permitidas, devido ao seu peso e/ou dimensão e que pode acelerar a sua extinção; 
2. O tipo de pesca praticado e o uso inadequado da malhagem da redes; 
3. O desrespeito pelas quotas de pesca e TAB;
4. Desperdícios de espécies que são capturadas indevidamente e não comercializáveis; 
5. A descarga de produtos poluentes, que vão desde a lavagem dos petroleiros até produtos altamente tóxicos, como mercúrio e o chumbo; 
6. A utilização do espaço da ZEE para transporte de substâncias proibidas ou para o contrabando. 
Se o controlo não for eficaz, as consequências serão graves para Portugal, designadamente:
1. O esgotamento dos recursos marinhos existentes nas águas portuguesas; 
2. O aumento do tráfego clandestino não só de produtos proibidos (droga) como também de outros que podem pôr em risco a segurança nacional (armas).
· Equacionar medidas passíveis de potencializar o uso do espaço marítimo e das áreas litorais
A costa portuguesa tem inúmeras potencialidades para o turismo, que é um dos principais recursos económicos de Portugal. Atendendo às condições climáticas e à extensão da linha de costa, o turismo balnear é o mais importante de Portugal, daí a excessiva pressão urbana e de construçãoque a atividade tem exercido no litoral, É uma atividade que tem potencializado o espaço marítimo e que pode ainda melhorar. No entanto, tem causado igualmente graves problemas ambientais, por esta razão é importante que esta atividade venha a desenvolver-se, mas de forma sustentada e criando novos focos de interesse, como a exploração aquática, a observação de golfinhos e baleias, que pode reduzir a forte sazonalidade turística, geradora de muitos problemas. Quanto ao setor energético, o litoral apresenta grandes potencialidades, nomeadamente na energia das marés, das ondas e na energia eólica, embora não tenham sido até hoje aproveitadas.
· Debater a importância do ordenamento das orlas costeiras
Atendendo à importância que o litoral assume e aos problemas que o afetam, é fundamental que se tomem medidas, nomeadamente ao nível legislativo e técnico, que permitam melhorar e proteger a faixa costeira. 
Os POOC foram definidos, visando planear de forma integrada os recursos do litoral. Trata-se de planos que se encontram em articulação com outros planos de ordenamento de território como os planos diretores municipais PDM. Têm como objetivos: 
1. Ordenamento dos usos e atividades específicas da faixa costeira 
2. Classificação, valorização e qualificação das praias estratégicas
3. Enquadramento das atividades específicas da faixa costeira
4. Defesa e conservação da natureza
5. Racionalizar a construção na orla costeira 
A implementação destes planos permitiu a inventariação das áreas de risco, das áreas onde é necessária a intervenção em arribas, etc.

Outros materiais