Buscar

Dir. Constitucional - Semana 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL II – SEMANA 4 
Tema: COMPETÊNCIA COMUM E COMPETÊNCIA CONCORRENTE      
 
Aplicação prática e teórica	Caso Concreto 1
 
A Lei Distrital nº 3.787, de 02 de fevereiro de 2006, cria no âmbito do Distrito Federal, o serviço denominado de moto-service, que consiste no transporte de passageiros com uso de motocicletas. Tal norma regulamenta o sistema de moto-service regular e extraordinário, bem como estipula as exigências para os veículos motocicletas.
O Procurador-Geral da República resolve então ajuizar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei Distrital por considerá-la incompatível com o comando constitucional insculpido no art. 22, inciso XI da Constituição de 1988.
A partir das considerações feitas, responda, justificadamente:
 
1)   Na hipótese acima, assiste razão ao Procurador-Geral da República (PGR) para pedir a inconstitucionalidade da Lei Distrital que cria o serviço de moto-service? Por quê? Sim, a competência é da União
 
2)   Na qualidade de curador da presunção de constitucionalidade das leis e atos normativos, como você, atuando como Advogado-Geral da União (AGU), defenderia a Lei Distrital em comento? Questão anulada, matéria ainda não dada.
 
Caso Concreto 2
 
Diante da ausência de norma geral da União sobre emolumentos cartorários, o Tribunal de Justiça de um determinado Estado da Federação baixou provimento no sentido de majorar os valores a serem cobrados pelos cartórios pela prestação de serviços notariais e de registro. 
Inconformado com os altos valores cobrados pelos cartórios, um determinado cidadão consultou-lhe, indagando-se sobre a possibilidade de o Tribunal de Justiça legislar sobre o tema. Como você o responderia?
É competência concorrente da União, dos Estados e do DF legislar sobre custas dos serviços forenses. Á União compete legislar sobre normas gerais e não exclui a competência suplementar dos Estados. Inexistindo lei federal sobre essas normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena. Art. 24, IV, §§ 1º, 2º, 3º e 4º. (não tenho o gabarito, dessa resposta, dada pelo professor)
QUESTÃO OBJETIVA
 
(Questões da OAB agrupadas).
Acerca da distribuição de competências dos entes federativos brasileiros prevista na Constituição de 1988, assinale a opção CORRETA 
 
A) No que se refere às competências legislativas de caráter concorrente, a superveniência de lei federal sobre normas gerais derroga a lei estadual, no que lhe for contrária. 
B) O modelo de competência legislativa concorrente consagrado na Constituição Federal condiciona a elaboração de ato normativo estadual à existência prévia da norma federal.
C) A competência privada da União para legislar sobre certos temas, como os de direito penal, por exemplo, impede que os estados legislem sobre questões específicas, ainda que, para isso, haja, prevista em lei complementar, autorização da União.
D) No que se refere às competências legislativas de caráter concorrente, a superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrária. 
E) No âmbito da legislação concorrente, compete à União legislar sobre normas gerais ou especiais, sem prejuízo da competência suplementar dos estados, do DF e dos municípios.

Outros materiais