Buscar

Protocolo Bittorrent

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Protocolo Bittorrent
 
Resumo?
É um protocolo de rede que visa aprimorar a qualidade de download na internet mesmo que um determinado arquivo esteja sendo descarregado por muitos usuários. Isso se deve a sua natureza colaborativa, ou seja, quanto mais usuários melhor a rede bittorrent funcionará.
Palavras-chave: BitTorrent; Compartilhamento de arquivo; P2P; Local Rarest First; tit-for-tat
Como funciona
 	A rede funciona de forma colaborativa, de forma que as máquinas dos próprios usuários servem como ponto de upload, formando assim uma enorme infraestrutura descentralizada. Os usuários podem fazer downloads de arquivos “.torrent” em sites indexadores (claro, sempre de uma distribuição Linux perfeitamente legal) e ao mesmo tempo que o download está em andamento, o programa responsável por gerenciar a coleção de torrents faz o upload de partes do arquivo diretamente para outros usuários. No jargão popular o ato de fazer download dos aruivos torrent se chama “leech” e fazer upload de “seed”.
 	O Protocolo faz a transmissão de arquivos de forma diferenciada de outras redes. Ele divide um arquivo grande em outros pequenos, geralmente de 256Kb e os envia de forma aleatória para, mais tarde, serem reconstruídos no destino. Este protocolo se encontra na camada de aplicação junto com o POP3, HTTP, DNS etc.
 
Arquivos torrent
 	O arquivo torrent nada mais é do que um apontador. Ele contém informações como nome, tamanho, hash e endereço do tracker (um servidor que indexa conteúdo), ele pode ser encontrado em diversos sites de compartilhamento e é apresentado com a extensão “.torrent”
	o Hash é provavelmente o campo mais importante da estrutura de um arquivo torrent. ele é uma sequencia de caracteres que verifica se o arquivo original foi modificado pois poderia-se baixar um arquivo e modifica-lo para conter um vírus e continuar a fazer “seed” do mesmo.
História do Bittorrent
 	Esse protocolo foi criado em 2001 pelo programador Bram Cohen e foi implementado pela primeira vez em 2 de julho do mesmo ano. Ele deu a notícia com a seguinte mensagem através do yashoo groups: “My new app, BitTorrent,is now in working order,check it out here – http://bitconjurer.org/BitTorrent/“.
 	O primeiro client que fez uso do protocol bittorrent foi criado pelo próprio Bram e foi escrito em python e era chamado de BitTorrent. Esse protocolo não foi amplamente utilizado logo de inicio, mas após a constatação de que era possível realizar a transferência de arquivos grandes inteiros como filmes de forma rápida, ele ganhou popularidade.
 
Rede P2P
O que decide o papel do par nessa topologia é a transação do momento, por exemplo, no caso do BitTorrent, o ponto as vezes recebe um dado solicitado e em outras ocasiões envia um dado requerido, simultaneamente ou não.
 	Esta forma de comunicação provoca a transferência dos dados por todos os nós da topologia, ou seja, ela passa por todos os equipamentos na rede e vai sendo ignorada até chegar ao equipamento destino, os demais equipamentos são meramente repetidores de informação.
 
Conclusão
O BitTorrent é uma tecnologia promissora, eficaz e totalmente viável a usuários comuns. Seu uso já é disseminado, fato que ainda confirma a superioridade quanto a tecnologias paralelas. Com a demanda enorme para arquivos de tamanho grande, o BitTorrent apresentou lidar muito bem com eles, tendência que deve ser seguida nas tecnologias posteriores.

Outros materiais

Outros materiais