Buscar

PROJETOS DE ENGENHARIA - ATIVIDADE 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROJETOS DE ENGENHARIA - ATIVIDADE 2
PERGUNTA 1
Em desenhos assistidos por computador, o software AutoCAD, muitos comandos são utilizados para facilitar e agilizar a vida do projetista. Desses comandos alguns servem para edição do projeto, outros para construção, outros para visualizações e podem ser acionados clicando no ícone do comando ou por atalhos, por meio do teclado. 
Agora, com base nos conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa que apresenta os seguintes comandos quanto a suas funções: gerar um novo objeto paralelo a um objeto existente e estender objetos selecionados até um limite.
Offset e Extend.
PERGUNTA 2
Na engenharia, é necessário conhecer toda técnica de desenho e suas aplicações. Consequentemente, torna-se descomplicado a interpretação do objetivo do desenho técnico e a sua aplicação na execução, como por exemplo, um software de modelagem e desenho nos formatos 2D e 3D, respectivamente. Com o uso do software AutoCAD, os projetos são desenvolvidos designando um documento padronizado e de boa qualidade, por meio da aplicação de comandos para execução dos desenhos. 
Agora, com base nos seus conhecimentos adquirido ao longo dos estudos, analise e relacione os recursos disponíveis no AutoCAD para desenho técnico aos seus respectivos comandos.
 
(a) Permite apagar parcialmente um ou um grupo de elementos
(b) Permite distorcer elementos de um desenho
(c) Permite fazer concordâncias entre dois elementos através de uma curva
(d) Permite espelhar um ou mais elementos ao longo de um eixo definido
(e) Permite mover a área gráfica em qualquer direção
 
( ) Stretch
( ) Fillet
( ) Plan
( ) Trim
( ) Mirror
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
b, c, e, a, d.
PERGUNTA 3
O AutoCAD é um software eficaz e essencial na vida de todo profissional da engenharia. Além da engenharia, várias outras áreas usam o software AutoCAD, como a arquitetos e designers. Entretanto, o que muitos profissionais dos setores pertinentes não conhecem é que o trabalho pode ser ainda mais eficiente e rápido se você compreender alguns truques, como os comandos do software. Nesse sentido, para dominar o software, o ideal é saber usar os recursos que ele oferece. 
Analise, a imagem abaixo representam um desenho (parte de um projeto) antes e depois da utilização de um comando do AutoCAD.
Fonte: Elaboração da autora
 
Agora, assinale a alternativa correta sobre qual o comando utilizado na imagem acima.
Stretch.
PERGUNTA 4
Como o AutoCAD é um dos softwares mais utilizados na área da engenharia para fazer desenhos ou projetos na área, o projetista utiliza-se de diversas ferramentas e comandos para construção, edição e visualização dos elementos desenvolvidos. O acesso ao software, por sua vez pode ser realizado por diferentes atalhos que trazem muitos comandos na sua bagagem.
Assinale a alternativa que apresente os comandos que se remetem aos atalhos pl, pol, p remetem-se ao qual comando:
Polyline; Polygon; Plan.
PERGUNTA 5
Uma atenção que todo engenheiro precisa ter é quanto as impressões dos projetos. As impressões ou plotagens dos projetos engenharia, são a solidificação de horas de trabalho e planejamento do projetista, por isto a rigorosidade das escalas na impressão, clareza das linhas e hachuras são muito importantes para a interpretação adequada do projeto e a execução real da obra.
Assinale a alternativa que apresente a extensão em que admite apenas a impressão de plantas nos projetos de engenharia.
dwg e plt.
PERGUNTA 6
Nos últimos anos, o conceito BIM (Building Information Modeling) vem sendo amplamente discutido nos diversos setores da engenharia. O BIM auxilia na forma de elaboração dos projetos, isso porque no início dos desenhos técnicos em computador, nos softwares do tipo CAD eram desenhadas linhas, exatamente iguais à uma prancheta virtual e com o desenvolvimento do BIM, os desenhos técnicos se transformam em modelos com informações dinâmicas.
 
Agora, analise as afirmativas abaixo e julgue Verdadeiro (V) ou Falso (F) 
( ) A extensão .rvt, é compatível com o software Revit
( ) A extensão .dwg não pode ser inserido no software Revit
( ) A extensão .rte não é compatível com o software Revit
( ) Software Revit não permite que o usuário use a operação "salvar como" para versões de anos anteriores
( ) A extensão .rfa é compatível com o software Revit
 
Agora, assinale a sequência correta:
V, F, F, V, V.
PERGUNTA 7
As teclas de atalho costumam ser o diferencial para um bom projetista. Mas para quem utiliza o AutoCAD para elaboração de projetos de engenharia, os atalhos de teclado possibilitam uma grande vantagem e rapidez na execução dos desenhos. As teclas de atalho mais conhecida são as dos comandos básicos ( line, circle, copy, trim, erase, zoom, dentre outros), que normalmente se utilizam de 1 a 2 letras combinadas de "enter". Entretanto, o uso das teclas de função (F) do teclado também podem ser utilizadas.
 
Relacione as colunas sobre as teclas de função (F) do teclado:
(a) F3
(b) F10
(c) F7
(d) F8
(e) F11
 
( ) liga e desliga o método de criação polar
( ) liga e desliga o método de criação de entidades ortogonais
( ) liga e desliga o OTrack
( ) liga e desliga sistema automático de detecção de pontos de precisão
( ) liga e desliga o Grid
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
b, d, e, a, c.
PERGUNTA 8
De modo geral, os projetos de engenharia precisam ser gerados em uma extensão adequada para que se outro profissional for utilizar, possa importar ao AutoCAD, por exemplo. Os softwares que trabalham com o sistema CAD disponíveis no mercado atualmente, geralmente salvam os projetos de engenharia em diferentes extensões. 
Com base nos seus conhecimentos, assinale a alternativa que não corresponde a uma extensão de arquivo gerado no software AutoCAD.
dwg.
PERGUNTA 9
O AutoCAD é um software do tipo CAD, desenvolvido e comercializado pela Autodesk. O software é utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Para facilitar a elaboração dos desenhos, o usuário se utiliza de comandos. São inúmeros comandos que o software disponibiliza, podendo ser de construção, de edição dos desenhos, dentre outros (UFSC, 2015).
 
Com base nas informações acima e sobre os seus conhecimentos adquiridos no seu livro-texto, dentre as opções abaixo, assinale a correta a respeito da função do comando Chanfer :
concordância entre elementos através de uma dobra.
PERGUNTA 10
O comando Area é muito útil no software AutoCAD e seu uso é muito simples. No entanto, existe certar regras que o projetista precisa estar atento. Para acessar o comanda, o projetista precisa clicar na aba Home, no lado direito dentro do painel Utilities, depois em measure e finalmente, o usuário escolhe a opção do comando Area. Caso queira utilizar do atalho, basta digitar aa.
Com base nos seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresente a ação que se refere ao uso do comando Area no AutoCAD
Informa a área e o perímetro de regiões definidas.

Outros materiais