Buscar

PLANEJAMENTO URBANO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Colabore, deixe seu LIKE!! 
Módulo C - 63173 . 7 - Planejamento Urbano - D.20212.C
Pergunta 1
/1
Leia o trecho a seguir:
“Final feliz de uma das disputas em torno da apropriação do espaço urbano em São Paulo: o terreno que abrigará o Parque Augusta finalmente se torna um bem público e comum. O acordo firmado entre Ministério Público, a Prefeitura e as construtoras Cyrela e Setin para tornar o Parque Augusta um bem público oficializa uma solução que há anos vem sendo apontada por urbanistas e ativistas como viável, justa e digna: as empresas doam o terreno para a Prefeitura em troca da transferência do potencial construtivo da área.” 
ROLNIK, R.; ANEAS, A. São Paulo ganha o Parque Augusta, finalmente! Arch Daily, 14 ago. 2018. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/900128/sao-paulo-ganha-o-parque-augusta-finalmente>. Acesso em: 17 jan. 2020.
Neste fragmento, escrito por Raquel Rolnik, podemos identificar a mudança da função social da Praça Augusta. O instrumento que prevê esta mudança é:
Plano Diretor.
Pergunta 2
No que diz respeito ao conceito de Políticas Públicas, é correto afirmar que:
são ações de responsabilidade do Estado a partir das demandas da sociedade, que envolvem órgãos públicos, agentes sociais e entidades políticas.
Pergunta 3
A aplicação de um sistema legislativo, normalmente a nível municipal, que busca regularizar o uso e ocupação do solo urbano é denominada de: 
zoneamento.
Pergunta 4
Leia o trecho a seguir:
“A aprovação pela Câmara Municipal do novo Plano Diretor de Belo Horizonte mexeu com o mercado imobiliário da capital, conforme reportagem desta edição. Entre as regras da legislação, a principal responsável pelo agito no setor é a que estabelece a outorga onerosa”. 
Plano Diretor agita o mercado imobiliário. Hoje em Dia, 11 jul. 2019. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/editorial-1.334042/plano-diretor-agita-o-mercado-imobili%C3%A1rio-1.726788>. Acesso em: 17 jan. 2020.
A outorga onerosa do direito de construir é um instrumento urbanístico previsto no Estatuto da Cidade (2001). Sobre os instrumentos do Estatuto da Cidade, é correto afirmar que:
os instrumentos urbanísticos se relacionam diretamente ao princípio da função social da propriedade. Se a propriedade não cumpre sua função social, o Estatuto da Cidade prevê uma série de punições, que vão desde o IPTU progressivo, até a desapropriação.
Pergunta 5
O Brasil viveu um surto de Sarampo em 2019. Segundo a BBC, “esse avanço da doença no Estado, no país e no mundo tem levado a uma série de dúvidas sobre o sarampo em si e a vacina, principal forma de prevenção. Em São Paulo, balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que houve aumento de 36,4% nos casos registrados”. 
Turbiani, R. Casos de sarampo triplicam em 2019: 15 perguntas e respostas sobre a doença. BBC News Brasil, 14 ago. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49346963>. Acesso em: 17 jan. 2020.
Neste contexto, uma campanha de vacinação foi intensificada para frear doença que é altamente contagiosa. Sabendo que as campanhas nacionais de vacinação visam reduzir esse risco, é possível afirmar que elas são consideradas um(a):
Política pública.
Pergunta 6
O Estado é o conjunto de instituições administrativas e políticas que organizam o território de um povo ou nação. A partir desta definição, podemos dizer que o contexto político e social do Brasil tem sido marcado por uma mudança no papel do Estado desde a implementação da Constituição Federal de 1988.
Em relação às funções do Estado, assinale a alternativa incorreta:
O Estado deve prever políticas que privilegiem investidores em detrimento das intervenções sociais.
Pergunta 7
Quando falamos de planejamento urbano, um dos instrumentos de maior destaque é o Plano Diretor. O crescimento desordenado dos espaços urbanos criou diversos problemas na conjuntura política, econômica, social e ambiental das cidades.
Neste contexto, o Plano Diretor apresenta-se como um instrumento-chave no planejamento das cidades.
Sobre os Planos Diretores, é incorreto afirmar que:
as cidades que queiram utilizar os instrumentos de edificação ou parcelamento compulsórios, IPTU progressivo ou a desapropriação, não precisam ter Plano Diretor.
Pergunta 8
Os instrumentos de políticas públicas de tomada de decisão fazem referência aos instrumentos de geração e uso da informação para aprendizagem individual e social, e formação de valores e comportamentos, utilizados nos diversos níveis de tomada de decisão.
Entre os instrumentos de tomada de decisão, destacam-se o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
Sobre o EIV e o EIA, é correto afirmar que:
a elaboração do EIV não substitui a elaboração do EIA, requerida nos termos da legislação ambiental.
Pergunta 9
Podemos considerar o Estatuto da Cidade (Brasil, 2001), junto à Constituição Federal de 1988, como principais marcos legais para o desenvolvimento das cidades. 
No Brasil, o Estatuto da Cidade estabelece os princípios e diretrizes fundamentais para o planejamento das cidades, visando ordenar o pleno desenvolvimento da propriedade urbana e das funções sociais da cidade, expressando uma um conjunto de instrumentos para atingir os seus objetivos desejados.
Tendo em vista este contexto, quem estabelece as diretrizes do Estatuto da Cidade é:
a União.
Pergunta 10
Todo conjunto de processos de criação dos mais variados projetos urbanos dá origem ao que conhecemos como:
gerenciamento urbano.

Continue navegando