Buscar

Monitoramento - Ispy

Prévia do material em texto

2
FATEC SÃO CAETANO DO SUL – ANTONIO RUSSO
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NOITE 4° SEMESTRE
PROFESSOR: KLEBER DA SILVA DIVINO
EMILY DE OLIVEIRA - RA: 1680972013052
VANDO SOUZA DA SILVA - RA: 1680972013054
TRABALHO DE INFRAESTRUTURA FÍSICA EM REDES DE COMPUTADORES
SISTEMA DE MONITORAMENTO COM iSpy
São Caetano do Sul – SP 2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
DOWNLOAD E INSTALAÇÃO	4
ADICIONANDO CÂMERAS	6
WEBCAM	6
DROID CAM	8
ADICIONAR MICROFONES	10
DETECTOR DE MOVIMENTO	12
PAINEL	14
SALVAR GRAVAÇÕES NA NUVEM	16
RESTAURAÇÃO E BACKUP	19
INTRODUÇÃO
O projeto consiste em criar um sistema de monitoramento CFTV simples, utilizando webcam e a camêra do celular, através do software iSpy. O iSpy é uma aplicação Open Source para vigiância por vídeo, que originalmente foi projetado para capturar imagens de fantasmas e OVNIs. 
O software permite configurar diversos dispositivos, realizar gravações, além de possuir diversos sensores de movimento, e conta com uma assinatura, caso deseje, que irá te enviar alertas por email, sms ou notificações push para dispositovps móveis. 
Iremos demonstrar como configurar as câmeras e microfones, além de mostrar também as demais configurações de frames, armazenamento e backup.
DOWNLOAD E INSTALAÇÃO
Para realizar o download acesse o link: https://www.ispyconnect.com/download.aspx
Ao baixar o arquivo, ele virá em uma pasta compactada, extraia e depois clique duas vezes em install para iniciar a instalação.
A instalação é bem simples, só ir clicando em Next
Após o download dos arquivos, a tela seguinte pergunta o local de instalação que deseja, e por padrão o iSpy vem configurado na porta 8090, mas você pode alterar caso seja necessário.
Após a instalação ele irá abrir a página no navegador, é pôr está página que você terá acesso as todas as configurações. No primeiro acesso ele pede para que escolhe um idioma, e abre um guia de usuário com instruções das principais configurações.
ADICIONANDO CÂMERAS
WEBCAM
No menu superior clique em “Menu Superior”, e depois em “Adicionar dispositivo”. Você pode acionar microfones e vídeos, neste projeto vamos adicionar vídeo, clique em “Fonte de Vídeo”.
É possível configurar alertas, mas para isso é preciso ter o serviço de assinatura da Ispy que é pago, neste projeto não iremos mostrar os alertas. Deixe ligado a opção “Record on Detect”, para gravar apenas quando um movimento for detectado, e ligue a opção “Redimensionar” para reduzir a resolução do vídeo.
Informe um nome para câmera conforme deseja, e em “Tipo de Origem” você escolhe a câmera que irá utilizar, neste projeto utilizaremos a própria webcam, então selecionamos “Local Device” e depois clicamos nos três pontos para poder escolher a câmera. Depois em “Ativado” deixe como “Ligar” para ativar a câmera. 
Como já definimos para redimensionar o vídeo, não é necessário alterar as demais configurações, mas você pode definir em “Max Framerate” o número de frames que deseja. É possível também inverter a câmera e corrigir imagem. Para finalizar clique em “Está bem”.
DROID CAM
Baixe o DroidCam para seu computador através do link: https://www.dev47apps.com/, e baixe também o aplicativo DroidCam no celular que deseja utilizar como câmera. 
A instalação e a interface do software são bem simples, e no primeiro acesso ele já pergunta como deseja configurar seu celular, no caso você tem três opções: wif-i, cabo e servidor, a opção de cabo é a melhor visto que possui menos lag. 
Como iremos utilizar o celular para capturar a imagem de fora da casa, vamos colocar a opção wi-fi. Abra o aplicativo no celular, na tela inicial ele já informa o seu IP e a porta, coloque essas informações no software do computador. 
Com a câmera do celular configurada, acesse novamente a interface do iSpy e adicione um novo dispositivo, será a mesma configuração de quando adicionamos a webcam, mas dessa vez devemos selecionar o DroidCam.
A imagem do DroidCam veio na vertical, então iremos rotacionar para que apareça de forma ideal.
ADICIONAR MICROFONES
Para adicionar os microfones, sejam eles da própria câmera ou externos, clique no “Menu Superior” e depois clique em “Fonte de áudio”, novamente não iremos ativar os alertas.
Defina um nome para identificar este microfone, e depois em tipo de origem deixe “Local Device”, clique nos três pontinhos para poder escolher o microfone. 
DETECTOR DE MOVIMENTO
Ao editar uma das câmeras, no menu “Geral” clique em “Detetor” para acessar as configurações dos sensores de detector de movimento. Você também pode desenhar na Área onde você quer que detecte o movimento, no caso queremos a zona toda então deixamos tudo preenchido. 
Você pode configurar o sensor escolhido clicando nos três pontinhos, irá abrir uma nova janela com todas as configurações possíveis para este sensor. Na barra cinza você consegue visualizar o gráfico de quando a câmera detecta algum movimento. 
PAINEL
Na interface do iSpy além de configurar as câmeras você consegue visualizar eles ao-vivo através do “Menu Tela” na opção “Vídeo ao vivo”.
Veja as duas câmeras ligadas e o microfone que configuramos, toda vez que a câmera detecta um movimento, a palavra “Rec” aparece no vídeo. Você também pode clicar em uma das câmeras ou microfone que irá aparecer um menu no canto inferior esquerdo, onde você pode desligar a câmera, tirar uma foto, ou editar suas configurações. 
Para acessar as gravações, no meu superior clique em “Menu Tela” e depois em “Gravações”. 
Você terá acesso as todas as gravações realizadas, assim como também pode excluir caso deseje. Clique no vídeo para visualizar o mesmo.
Você pode acessar o painel pelo celular, acessar o mesmo link que usa no navegador do PC, sem precisar instalar nenhum aplicativo. 
Nós realizamos a gravação do sistema em funcionamento, você pode acessar através do link: https://drive.google.com/file/d/1jY4cvlakCIEC-qOgcwFfDOaMyeZP7bAp/view?usp=sharing
SALVAR GRAVAÇÕES NA NUVEM
O iSpy permite que você configure um serviço de armazenamento em nuvem para realizar o backup das gravações. O primeiro passo é autorizar o serviço, para isso acesse o “Menu Superior” e clique em “Definições”, e depois no menu “Geral” clique em “Provedores de nuvem”.
Escolha o serviço que deseja utilizar, em nosso projeto vamos utilizar o Google Drive, então clique em “Authorise” na opção “Drive”.
Você será redirecionado para a página do Google Drive para autorizar o serviço, clique em “Permitir”, ele irá gerar um código que você deve copiar.
Cole o código nesta caixa e depois clique em “Está bem” para assim finalizar a autorização so serviço.
Depois de autorizar o Google Drive, acessar a câmera que deseja sincronizar e clique em Editar, depois no menu “Geral” cliquem e “Nuvem”.
No campo “Fornecedor”, coloque o servidor de nuvem que escolheu anteriormente, no nosso caso é o “Drive”, e depois o nome da pasta para armazenar os vídeos em seu drive, no caso ele cria uma pasta dentro do drive chamada “Agent”, e dentro dela irá criar a subpasta que você definiu. 
Toda vez que a câmera capturar um vídeo, será feito o upload para o Google Drive automaticamente.
RESTAURAÇÃO E BACKUP
O iSpy permite que você realize o download de um backup, acessando o “Menu Superior” e depois em “Restauração de backup”. Para instalar o backup basta acessar novamente este menu e clicar em “Envio” para enviar o arquivo de backup que realizou o download anteriormente.

Continue navegando