Buscar

PCC 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PCC 05
RELATÓRIO – ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
Tema: Adulteração da Gasolinas em Postos de Combustíveis do município de Sooretama/ES
Público alvo: Alunos da 3ª série do Ensino Médio do turno vespertino de uma escola pública em Sooretama/ES. 
Tempo de duração: Duas aulas.
Etapas desenvolvidas do Estudo
Etapa 1: A primeira etapa do estudo teve duração de uma aula, na qual os alunos, em grupos, leram um texto trazido pelo professor, no qual ele contava a história de um personagem fictício, que procura um posto de combustíveis e pede que o frentista desenvolva o “teste da proveta” (que analisa o teor de álcool na gasolina). Não satisfeito, o senhor procura um profissional da área de Química, para que o mesmo lhe explique uma série de questionamentos a respeito dos conceitos envolvidos no referido teste. Após as devidas explicações, o profissional lhe faz algumas perguntas que, pela dinâmica proposta à classe, devem ser respondidos pelos alunos. Os alunos então entregaram suas respostas em uma folha para o professor no final da aula e foi feita uma discussão oral do texto, sob a supervisão do professor, que atuou como moderador.
O texto dizia o seguinte:
“José Andrade, 40 anos, ouve na TV a notícia de que o percentual de álcool contido na gasolina pode ser de até 25%. O noticiário ainda aponta os possíveis danos ao veículo com a alta porcentagem de álcool como adulteração: rendimento insatisfatório do carro, perda de potência do motor e aumento de consumo do combustível. José então se dirigiu a um posto, pediu para o frentista fazer o teste da proveta, indicado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). Ele percebeu que o volume da fase aquosa aumentou e mesmo assim, o frentista disse que o teor ficou em 23%, dentro do limite aceitável. 
Curioso, José procurou um amigo químico para lhe explicar melhor este teste. Assim, o químico resolveu fazer os seguintes questionamentos ao José:
1 - Por que o álcool foi extraído pela água?
2- Porque a gasolina fica na fase superior e a mistura água e etanol na fase inferior?
3 - Se colocasse em uma proveta, querosene + gasolina + água:
a) Essa mistura de substâncias formaria um sistema heterogêneo ou homogêneo?
b) A água poderia extrair o querosene (que estava, inicialmente, dissolvido na gasolina)? Por quê?
Obs.: O querosene e a gasolina pura são constituídos de moléculas de hidrocarbonetos, que são apolares, já a água é constituída de moléculas polares.
4 – Em uma mistura homogênea de duas substâncias, A (polar) e B (polar), responda:
a) O que acontece se for adicionado a esta mistura uma substância C (apolar)? Por quê?
b) O que acontece se for adicionado a esta mistura uma substância D (polar)? Por quê?
Pelo que consta na reportagem, os alunos devem responder as perguntas acima que o profissional de Química faz para o Sr. José.
Etapa 2: O professor vai corrigir em casa as respostas entregues pelos grupos e na 2ª aula vai expor à turma os resultados deste estudo. O professor avaliou se a resposta estava totalmente certa, parcialmente certa ou errada.
Etapa 3: Na 2ª aula ele divulga os resultados aos alunos e pede que eles construam gráficos mostrando as porcentagens de acerto em cada questão. No final da aula o professor aponta os erros mais significativos e estimula os alunos a refazer as respostas, buscando o acerto e o entendimento de cada questão.
Estratégias propostas para resolução do problema
A estratégia foi de avaliar o conteúdo de interações intermoleculares e polaridade através de um estudo de caso com três questões discutidas em grupo pelos alunos.
Papel do aluno e professor
O professor tem um papel de mediador da discussão, relembrando conceitos já estudados como polaridade, interações intermoleculares e densidade, e os alunos participam ativamente como protagonistas de sua própria aprendizagem. 
 
Avaliações
Esse tipo de atividade proporciona maior interação dos alunos com o assunto (conteúdo) estudado, tornado a aula mais dinâmica e o aluno assume a responsabilidade de seu próprio aprendizado, sendo o professor um mediador (orientador). Desenvolve no aluno o pensamento crítico, sendo o mesmo, estimulado a propor hipóteses para tentar relacionar os conceitos aprendidos em sala com o exposto na dinâmica. No caso, os alunos tiveram um índice de acerto de 60% na primeira questão, na 2ª questão, obtiveram o maior índice, 70% dos alunos responderam corretamente. Com relação à 3 questão, tanto a letra A quanto B, o índice caiu para 40%, provavelmente por ter um certo grau maior de complexidade. Já na questão 4, na letra A o índice de acerto foi de 55%, e na letra B, 50%, revelando que a metade dos alunos entendem do tema polaridade e solubilidade.
% de Acetos de cada questão 
1	2	3a	3b	4a	4b	0.6	0.7	0.4	0.4	0.55000000000000004	0.5

Outros materiais