Buscar

Metodologia do Trabalho Científico - Prova 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - A disciplina da fenomenologia é definida por seu domínio de estudo, seus métodos e seus principais resultados.
Sobre seu conceito, a fenomenologia é:
é uma produção teórica deste mundo vívido, que se mostra a cada ser.
a fenomenologia não tem um conjunto de ferramentas próprias, que só tem finalidade para essa investigação.
A fenomenologia não estuda a estrutura de vários tipos de experiência, variando de percepção, pensamento, memória, imaginação, emoção, desejo e vontade à consciência corporal, ação incorporada e atividade social, incluindo a atividade linguística.
Todas as alternativas encontram-se corretas.
2 - O desenvolvimento do método científico envolve algumas das culturas mais esclarecidas da história, bem como alguns grandes cientistas, filósofos e teólogos. Além de analisar as mudanças na filosofia subjacentes à descoberta científica, não podemos esquecer algumas das ferramentas que tornam a ciência possível, incluindo indexação de bibliotecas e revistas científicas revisadas por pares. Nesse sentindo, desde as observações dos: 
antigos judeus e zoroastrianos até o telescópio espacial, a história do método científico está subjacente ao desenvolvimento.
antigos africanos e zoroastrianos até o telescópio espacial Hubble, a história do método educacional está subjacente ao desenvolvimento de toda ciência e tecnologia
antigos brasileiros e zoroastrianos até o telescópio espacial Hubble, a história do método científico está subjacente ao desenvolvimento de toda ciência e tecnologia, e devemos nossa tecnologia antiga.
antigos gregos e zoroastrianos até o telescópio espacial Hubble, a história do método científico está subjacente ao desenvolvimento de toda ciência e tecnologia, e devemos nossa tecnologia moderna a algumas mentes grandes e inovadoras.                       
3 - Os conceitos de método, que ora apresentamos, foram fundamentados em focos que remetem aos caminhos da metodologia, pois a história do método científico se confunde com a história da própria ciência. Salienta-se a importância da escolha de um método de pesquisa, por certificar que não há ciência sem método, embora nem todos os estudos se constituam em ciência. Nesse sentindo as definições:
A metodologia científica nos ensina um caminho para chegarmos a um fim científico. A palavra "científica" vem de ciência.
A metodologia corresponde a um conjunto de procedimentos a serem utilizados na obtenção do conhecimento. É a aplicação do método através de técnicas que garantem a legitimidade do saber obtido.
"Ciência é um conjunto de leis que tentam explicar determinados fenômenos até que apareçam outras leis que nos dão uma explicação mais completa".
Todas as alternativas acima encontram-se corretas
4 - O método dialético é diferente do método científico. Este último, o teimoso legado da maneira antiquada de formular o pensamento, derivado de conceitos religiosos baseados na revelação dogmática, apresenta os conceitos das coisas como imutáveis, absolutas, eternas, fundamentadas em alguns primeiros princípios, alheios um ao outro e com um tipo de vida independente. Para o método dialético:
não apenas tudo está em movimento, mas todas as coisas se influenciam reciprocamente
vale para seus conceitos, ou os reflexos dessas coisas em nossas mentes, que estão “conectadas e unidas” (entre si).
A lógica e a dialética nos ajudam a seguir um caminho que não é falso se, após começarmos a formular certos resultados da observação do mundo real, queremos poder enunciar outras propriedades além daquelas que acabamos de deduzir.
Todas as alternativas encontram-se corretas
5 - Podemos considerar a metodologia científica como uma ferramenta maior que agrega vários meios que auxiliam na realização da pesquisa científica. Que ajuda nas questões
éticas e legais, que ajuda a delimitar os temas e não deixa fugir do proposto
legais, que ajuda a delimitar os temas e não deixa fugir do proposto
éticas e legais, que ajuda a delimitar os temas e deixa fugir do proposto
éticas e legais, que ajuda a delimitar os temas e deixa fugir as vezes do proposto
6 - É importante enfatizar que a abordagem indutiva não implica desconsiderar as teorias ao formular questões e objetivos de pesquisa. Essa abordagem visa gerar significados a partir do conjunto de dados coletados, a fim de identificar padrões e relacionamentos para construir uma teoria; no entanto, a abordagem indutiva não impede o pesquisador de usar a teoria existente para formular a questão de pesquisa a ser explorada (Saunders, 2012). Ainda sobre o raciocínio indutivo podemos afirmar que:
O raciocínio indutivo é baseado no aprendizado da experiência. Padrões, semelhanças e regularidades na experiência (premissas) são observados para se chegar a conclusões (ou gerar teoria).
O raciocínio indutivo começa com observações detalhadas do mundo, que avançam em direção a generalizações e ideias mais abstratas
Ao seguir uma abordagem indutiva, começando com um tópico, um pesquisador tende a desenvolver generalizações empíricas
Todas as alternativas estão corretas.
7 - “Etimologicamente, a palavra metodologia vem do grego metá, que significa ‘na direção de’, hodós, que significa ‘caminho’, e logos, que significa ‘estudo’” (Rodrigues, 2006, p.19), logo:
o estudo critico dos métodos utilizados são as opções indisponíveis para o estudo daquilo que o pesquisador acredita poder saber mais.
inferimos que é o estudo básico dos métodos utilizados. São as opções disponíveis para o estudo daquilo que o pesquisador acredita poder saber menos.
inferimos que é o estudo critico dos métodos utilizados. São as opções disponíveis para o estudo daquilo que o pesquisador acredita poder saber mais.
inferimos que é o estudo descritivo dos métodos utilizados. São as opções indisponíveis para o estudo daquilo que o pesquisador acredita poder saber mais.
8 - Richardson (1999, p. 82) afirma ainda que “[...] as pesquisas qualitativas de campo exploram particularmente as técnicas de observação e entrevistas devido à propriedade com que esses instrumentos penetram na complexidade de um problema”. De acordo com Godoy (1995b, p.21) existe três tipos de abordagem qualitativa:
Pesquisa Documental. Acontece quando pesquisador analisa materiais, documentos e artefatos, possibilitando ao pesquisador que guie sua pesquisa considerando enfoques diferenciados. Documentos são fontes ricas de informação registradas por um longo período de tempo.
Estudo de Caso. Utilizado quando se quer um aprofundamento da unidade de estudo, pois tem como objetivo o exame de um sujeito, uma situação particular ou até mesmo um ambiente. Para mais detalhes de como executar um estudo de caso.
Etnografia. Tem sua origem nas ciências sociais. Seu principal foco é o estudo da cultura ou comportamento de grupos de indivíduos. O pesquisador vai até o local e faz uma série de observações: tendo contato direto e participando de diferentes atividades.
Todas as alternativas estão corretas
9 - Regras metodológicas são propostas para governar o método e é uma questão meta-metodológica se os métodos que obedecem a essas regras satisfazem determinados valores. Finalmente, o método é distinto, até certo ponto, das práticas detalhadas e contextuais através das quais os métodos são implementados. O último pode variar:
técnicas laboratoriais diversas; formalismos matemáticos ou outras línguas especializadas usadas nas descrições e no raciocínio; meios tecnológicos ou outros meios materiais
técnicas laboratoriais específicas; formalismos matemáticos ou outras línguas especializadas usadas nas descrições e no raciocínio; meios tecnológicos ou outros meios materiais
técnicas laboratoriais específicas; informais matemáticos sem outras línguas especializadas usadas nas descrições e no raciocínio; meios tecnológicos
técnicas laboratoriais específicas; formalismos biológicos ou outras línguas especializadas usadas nas descrições e no raciocínio; meios tecnológicos ou outros meios materiais
10 - Um conceito científico é uma ideia ou modelo explicando algum fenômeno natural. Por exemplo, nossoentendimento de objetos caindo em direção à Terra é explicado em nosso conceito de gravidade. Existem diferentes formas de conceitos. Eles diferem principalmente na quantidade de evidência de apoio e aceitação por a comunidade científica. Nesse sentindo em continuidade ao assunto abordado quando ao processo científico:
Os cientistas aprendem e adquirem conhecimento com observações e experimentos.
O processo científico começa com uma pergunta, desenvolvendo uma hipótese e fazendo previsões educadas.
Seguem-se experiências, avaliação de dados, ajustes e confirmação de resultados.
Todas as alternativas encontram-se corretas

Continue navegando