Buscar

comunicação atividade 1

Prévia do material em texto

Os gêneros discursivos organizam o nosso discurso e de acordo com Bakhtin, eles estão presentes tanto nas conversas formais, quanto nas informais “quase da mesma forma que nos é dada a língua materna, a qual dominamos livremente até começarmos o estudo da gramática (200:282)”.
Os gêneros discursivos sofrem modificações em cada situação social e ou momento histórico, fazendo com que exista infinitas possibilidades de situações comunicativas. 
Mesmo havendo padrões linguísticos delimitados por normas cultas, essas variações linguísticas se diferem culturalmente, regionalmente e socio economicamente fazendo com a população com menor acesso à educação e cultura, dominem apenas as variedades linguísticas mais informais e de menor prestígio. No Brasil, existe uma comparação indevida entre esses modos de falar criando rótulos e estereótipos. Tal comparação é denominado preconceito linguístico, esse por sua vez, só dissemina mais a discriminação de um grupo social por suas características socioculturais e socioeconômicas: gênero, raça, classe social, grau de instrução, nível de renda etc.
Bibliografia:Bibliografia
PRECONCEITO LINGUÍSTICO. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/preconceito-linguistico . Acessado em 11 de maio 2021.
Amorim, Adriana Paula da Silva. COMUNICAÇÃO CAPÍTULO 1 - PRECONCEITO LINGUÍSTICO E GÊNEROS TEXTUAIS: ENTRAVES OU DESIMPEDIMENTOS NA COMUNICAÇÃO? Disponível em < https://ibmr.blackboard.com/bbcswebdav/institution/laureate/conteudos/INS_COMUNI_19/unidade_1/ebook/documents/Comunica%C3%A7%C3%A3o---Unidade-1-convertido-.pdf>. Acessado em 11de maio de 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina