Buscar

Gestão de pessoas no setor público AT1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As pessoas são peças-chave numa organização, pois, produzem conhecimento e trazem vantagem competitiva. A Gestão de Pessoas é responsável por processos que tornam a administração dos recursos humanos da empresa mais eficaz e que promovem um clima organizacional positivo, aumentando a satisfação dos funcionários e possibilitando resultados de excelência. 
Para obter esses resultados, a GP utiliza processos ou subsistemas, sendo seis deles: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Cada processo é responsável por algumas funções específicas da área de GP.
Descreva os processos de Gestão de Pessoas e suas funções e aponte algumas possíveis fragilidades desses processos no setor público. 
Agregar: Agregar é fazer com que novos profissionais façam parte da empresa, contribuindo com suas competências, para que as tarefas diárias sejam executadas com maestria. Para isso, é preciso ter um processo de recrutamento e seleção bem estruturado. No entanto, para que possamos efetuar o recrutamento é necessário que a equipe de recrutamento seja bem treinada e que saiba o que a empresa está precisando de um candidato, logo se o candidato não tiver dentro do requerimento da empresa, a organização passará a ter problemas.
Aplicar: Assim que uma empresa contrata um funcionário é importante efetuar uma integração cultural da empresa e sua nova equipe de trabalho. Isso é feito para que o contratado consiga desempenhar suas atividades no menor tempo possível, com conforto, segurança e qualidade.
Recompensar: Em um ambiente profissional não basta estabelecermos metas e desafios, temos que trabalhar com meritocracia e com isso reconhecer o valor que cada funcionário tem, recompensar o mesmo desperta o interesse e gera um ciclo saudável de fazer por merecer. Neste processo é muito importante também ter cautela na recompensação e é necessário saber fazer este reconhecimento, caso contrário irá beneficiar funcionário que não exerceu sua função com esforço e qualidade, pois em uma equipe cujo o resultado é coletivo fica difícil reconhecer o esforço e qualidade individual. 
Desenvolver: Este processo da gestão de pessoas refere-se a necessidade de manter todos os colaboradores treinados. Quando isso é feito, é possível alcançar resultados cada vez maiores e bater continuamente as metas estabelecidas pela organização.
Manter: É indispensável que uma empresa saiba como reter seus colaboradores, mantendo-os felizes e fiéis à organização, pois quando a evasão de funcionários é elevada, a empresa é prejudicada de diversas formas. Além dos altos custos com processos de rescisão contratual, existe a perda contínua de mão de obra qualificada e o acúmulo de tarefas para os profissionais que ficaram. Pensando nisso a empresa deve manter um ambiente de trabalho harmonioso e agradável, um bom diálogo interno e o principal, estabelecer um plano de carreira.
Monitorar pessoas: Este ultimo processo é de extrema importância, pois é aqui que iremos acompanhar o rendimento de pessoas e avaliar os indicadores de qualidade e desempenho, este também auxiliar o processo de recompensação. Através dos indicadores de qualidades e números obtidos podemos ter uma visão ampla do que esta sendo realizado com excelência.

Continue navegando