Buscar

Prova 2 Agricultura de Precisão NOTA 8,1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Quais são os dois principais tipos de sensores que medem a produtividade das colhedoras?
a) Sensor de capacitância e de umidade
b) Sensor gravimétrico e volumétrico
c) Sensor volumétrico, gravimétrico e de capacitância
d) Sensor volumétrico e de capacitância
2) Quais são as informações geradas pelos monitores de produtividade?
a) Nenhuma das alternativas
b) Quantidade de grãos colhidos num espaço. Tamanho da área desse local. Sua localização. Umidade dos grãos colhidos, elevação.
c) Quantidade de grãos colhidos num espaço, altura da plataforma de corte. Sua localização, umidade dos grãos colhidos.
d) Quantidade de grãos colhidos num espaço. Tamanho da área nesse local. Sua localização, umidade dos grãos colhidos
3) Qual a importância de se analisar os mapas de produtividade?
a) Os mapas de produtividade servem para investigar a relação causa efeito, guiar as investigações in-loco, delimitar zonas de manejo, calcular espacialmente as quantidades de nutrientes exportados, produzir o mapa de lucro e do prejuízo.
b) Com os mapas de produtividade e possível guiar como deve ser iniciado um ciclo de agricultura de precisão e então essa é a principal causa de se usar eles.
c) Possui muitos erros que o produtor deixou de ganhar por área e por isso essa é a principal importância dos mapas de produtividade.
d) Investigar o quanto que o produtor deixou de ganhar por área e por isso essa é a principal importância dos mapas de produtividade.
4) É possível de gerar mapas de compactação do solo e fazer escarificação/subsolagem em taxa variável?
a) A compactação do solo não interfere em sistemas de produção agrícola tão logo usar sensores de solo para estimar a variabilidade desse parâmetro não convém.
b) Não é possível porque do ponto de vista prático é difícil de saber quando e onde tem de ser descompactado e além disso os métodos pra identificação da compactação são onerosos e imprecisos.
c) Apesar da compactação do solo influenciar na produtividade das culturas os sensores de solo manual não possuem sistema que registra as coordenadas dos pontos amostrados o que inviabiliza a geração de mapas de variabilidade espacial da compactação do solo.
d) Sim, é possível sendo que os parâmetros gerados por meio de sensores de solo estimam a camada compactada e então são gerados os mapas de compactação para a tomada de decisão, isso só é possível porque os sensores possuem sinal de GPS e registra os pontos de coleta para posterior interpolação e criação dos mapas.
5) Explique como as informações de produtividade são obtidas pelos sensores de produtividade das colhedoras?
Os mapas de produtividade mostram a resposta real da cultura ao manejo adotado, ou seja, a resposta às condições presentes na lavoura durante a safra, representadas pelos diversos fatores de produção. Dessa forma, o mapeamento da produtividade gera a informação mais adequada para a visualização da variabilidade espacial das lavouras, o que pode auxiliar na identificação de fatores limitantes à produção e seu tratamento de forma localizada, sendo está a ideia principal da agricultura de precisão.
Os sensores gravimétricos se caracterizam por mensurar diretamente a massa de grãos que está sendo colhida, e hoje essa medida é feita quase que exclusivamente pelo sistema denominado “placa de impacto”. Os grãos vão cair no sistema de elevador e as taliscas vão direcionar os grãos pro tanque graneleiro e vão jogar os grãos contra a placa de impacto, e o monitor irá registrar esse impacto, os pulsos dos grãos que serão arremessados na placa de impacto, e vão gerar o mapa de produtividade. 
Já os sensores volumétricos estimam a quantidade de grãos com base na medição do volume que está sendo colhido, assumindo uma densidade conhecida dos grãos, a qual é obtida mediante mensurações realizadas manualmente pelos usuários com certa frequência ao longo da colheita. Os sensores de facho de luz, mede o volume de grãos nas taliscas do elevador da colhedora e os sensores de roda de pás.
6) Qual a vantagem de se utilizar drones para a pulverização?
A principal vantagem dessa tecnologia é a sua agilidade e flexibilidade, permitindo a obtenção de dados da lavoura no momento que o agricultor julgar necessário, sem a dependência da resolução temporal dos sensores orbitais e do fretamento de voos com aviões tripulados.
A alta produtividade em mapear uma área específica de forma mais rápida e exata, com riqueza de detalhes, realizando voos mais baixos, gerando imagens perfeitas que alcançam até 1cm de detalhamento do solo, sendo possível mapear uma extensa área de mais de 4000 hectares com alto índice de detalhamento em um único voo, redução de custos, não é necessário despender grandes custos para manter uma equipe formada por vários trabalhadores em campo, agilidade ao poder fazer todo levantamento em apenas um dia, voo abaixo das nuvens, tendo uma maior visualização do terreno sem interferência, diferentes aplicações, mapeamento de terrenos, demarcação de terras, monitoramento da lavoura, vigilância, detecção de pragas, aplicação e pulverização de pesticidas.
7) Quais são os principais desafios para aplicações em taxa variada de produtos fitossanitários? Cite e discorra no mínimo de exemplos.
Monitoramento realizado para identificar zonas de manejo para aplicação localizada de defensivos, através de algoritmos que identificam as áreas que merecem atenção, realizando o manejo dessa área identificada, os sensores identificam essa área, através da captação de espectros de luz emitidos quando temos uma variação, por exemplo doenças e pragas, onde é feita uma calibração dos sensores para executar aplicações na cultura/alvo e reduzir o volume necessário para controle.
Outro desafio é a obtenção de mapas de precisão confiáveis que requer técnicas de amostragem, a alta variabilidade pode requerer maiores intensidades amostrais, assim escolher a melhor estratégia, por isso é necessário conhecer os mais variados comportamentos que podemos esperar no ciclo da cultura, para identificar e criar mapas com coordenadas dos pontos que devem ser manejados.
8) Sobre aplicações em taxa variável é correto afirmar que:
a) Sensores e mapas podem ser utilizados para aplicar produtos em taxa variável
b) A aplicação em taxa variada dentro do contexto de agricultura depende exclusividade da utilização de sensores para detectar o momento de aplicar o produto no local e quantidade correta.
c) Todos as respostas estão erradas
d) Após as análises especializadas das informações são gerados os mapas e esses são levados para as máquinas que fazem a aplicação em taxas variadas.
9) Sem dúvidas a aplicação de semeadura em taxa variada tem crescido nos últimos tempos, bem como a aplicação de fertilizantes junto com a operação de semeadura em taxa variada. Indique qual alternativa é correta e que permite que as maquinas fazem isso em uma mesma operação.
a) Nenhuma das alternativas está correta.
b) Devido a existência de três motores individuais para cada uma das caixas (semente, fertilizante 1 e fertilizante 2) que são ligados ao controlador de cilindros que faz o comando.
c) Essa tecnologia de aplicar três produtos em taxa variada ainda não é possível porque não tem como inserir três tipos de mapas do trator e executar uma operação.
d) Isso é possível porque as semeadoras hoje em dia possuem um motor de velocidade que regula a quantidade de adubo e sementes ao mesmo tempo de acordo com a rotação do motor do trator.
10) Quais são os tipos de erros que podem ser encontrados nos mapas de produtividade?
Pode ocorrer a aplicação de dosagens diferentes das especificadas no mapa de prescrição ou da prevista pelo algoritmo implementado no sistema de aplicação com bases nos sensores, são várias as causas dos erros como por exemplo se o sistema não for devidamente calibrado antes da aplicação, podem decorrer devido à mudança de comportamentos dos sensores e atuados em função de variações ambientais como umidade, relevo/inclinação da área e mudanças nas características do produto a ser aplicado, outro fatoré a operação fora da faixa para a qual foi calibrada, como por exemplo posicionamento, erros de medição de área, uma terceira fonte de erros temos o tempo de resposta do sistema, tempo que leva para tomada de decisão pelo sistema, está relacionado aos sensores e de atuadores utilizados a estratégia de controle adotada, quanto menor o tempo de resposta, menor o erro do sistema.

Continue navegando