Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
01 - O RDA representa mudanças consideráveis e bem profundas para os processos de catalogação. Contudo, vale destacar que aspectos pertinentes trazidos pelo AACR2 ainda estão presentes nas estruturas do RDA. Nesse sentido, explique esses aspectos
Resposta esperada: O AACR e o RDA compartilham a mesma estrutura de governança. O RDA foi construído, intencionalmente, sobre os alicerces das AACR. Muitas instruções RDA derivam das AACR2. Registros catalográficos criados segundo as diretrizes RDA serão compatíveis com os registros AACR. O RDA nasceu de uma tentativa inicial de fazer uma revisão radical das AACR.
02- Sobre a evolução da ISBD, em 2009, ano da publicação pela IFLA, da nova Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação que substituiu e ampliou as Declarações dos Princípios de Paris de 1961, ficou estabelecido que os dados bibliográficos de uma descrição devem se basear em norma acordada internacionalmente. Nesse sentido, disserte sobre o programa ISBD.
Resposta esperada
A origem da Descrição Bibliográfica Normalizada Internacional remonta a 1969, quando sob a promoção do Comitê sobre Catalogação da IFLA realizou-se a Reunião Internacional de Especialista em Catalogação - RIEC, em Copenhague, surgindo nesse evento a proposta de criação de normas que regulassem a forma e o conteúdo das descrições. Esse aspecto resultou no aumento da cooperação e intercâmbio bibliográfico, e na formulação do conceito da ISBD.

Outros materiais