Buscar

Avaliação Final -Economia (ECO20)

Prévia do material em texto

1A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A
O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
B
Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.
C
No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
D
Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
2
A entidade que recolhe esses impostos é o governo. Da mesma maneira que ele retira esses recursos da sociedade, ele pode colocá-los novamente em circulação por meio dos seus gastos. Ao realizar obras, construir estradas, escolas, saneamento e oferecer serviços diversos à sociedade, o governo realiza gastos. Ele compra insumos, contrata empreiteiras, paga o funcionalismo público, realiza transferências às famílias, pagando aposentadorias e bolsas de estudo. Tudo isso implica gastos do governo, que por sua vez representam injeções de recursos anteriormente retirados. 
Qual outro exemplo de injeções de recursos na economia?
A
Importações.
B
Impostos.
C
Poupança.
D
Investimentos.
3
Cresceu o processo de laicização do pensamento, ganharam maior evidência os argumentos que exaltavam o individualismo, até restrições a algumas práticas econômicas (como a cobrança de juros e o lucro) perderam força.
A que o exposto se refere?
A
Transformações intelectuais.
B
Transformações políticas.
C
Transformações religiosas.
D
Transformações econômicas.
4Há vários fatores que influenciam na elasticidade preço da procura (demanda). Um dos fatores mais importantes é a essencialidade do produto para o consumidor, de maneira geral, os produtos considerados essenciais e supérfluos. Essa classificação nos ajuda a entender se esses produtos apresentam elasticidade preço da procura elástica ou elasticidade preço da procura inelástica. Trata-se de uma informação importante para empresários e governo. Empresários podem aumentar ou não o preço desses produtos e governos podem aumentar a tributação ou não desses produtos. No contexto dos produtos essenciais e supérfluos, analise as sentenças a seguir:
I- Um produto essencial apresenta demanda majoritariamente elástica.  
II- Um produto supérfluo apresenta demanda inelástica.
III- Um produto essencial apresenta demanda inelástica.
IV- Um produto supérfluo apresenta demanda elástica.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
5
O comércio internacional corresponde ao conjunto de trocas de mercadorias e de serviços realizados entre agentes econômicos de diferentes países, num certo período de tempo.
Considerando o preço da moeda nacional, assinale a alternativa CORRETA:
A
Taxa de troca.
B
Taxa de câmbio.
C
Taxa da moeda.
D
Taxa internacional.
6
Moeda é tudo aquilo que é geralmente aceito para liquidar as transações, isto é, para pagar pelos bens e serviços e para quitar obrigações, ou seja, de acordo com esta definição, qualquer coisa pode ser moeda, desde que aceita como forma de pagamento. Ela é considerada o instrumento básico para que se possa operar no mercado. O Plano Real teve início em fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória 434 que instituía a Unidade Real de Valor (URV), que reajustava preços e salários em Cruzeiros Reais à moeda vigente. 
A URV possuía qual das funções da moeda?
A
Meio de troca.
B
Identidade nacional.
C
Reserva de valor.
D
Unidade de conta.
7
São caracterizados pelo esforço humano para obtenção desse bem. Esses bens têm como característica básica um preço, além de serem escassos. 
A que bem o exposto se refere?
A
Bens Econômicos.
B
Bens Livres.
C
Bens de Capital.
D
Bens de Consumo.
8
A microeconomia refere-se a estudos de como as entidades individuais que compõem a economia – consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, grandes proprietários de terras, produtores de bens ou serviços particulares, atuam reciprocamente. É a ciência social que estuda as implicações da ação humana individual, especificamente sobre como essas decisões afetam a utilização e distribuição de recursos escassos.
Acerca de introdução aos problemas econômicos, de escassez e escolha e de livre mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A
Por mais desenvolvidas que sejam as sociedades, sejam elas constituídas pelos sistemas de economia de mercado socialista ou capitalista, formulam cinco perguntas fundamentais para minimizar o problema da escassez de recursos.
B
As necessidades humanas são ilimitadas, e os recursos produtivos existentes na natureza são escassos, ou seja, não são encontrados em grande abundância.
C
As necessidades humanas são limitadas, e os recursos produtivos existentes na natureza são encontrados em grande abundância, não havendo, portanto, o problema de se tornarem escassos.
D
Bens é a denominação usual de produtos tangíveis, resultantes das atividades primárias, secundárias e terciárias de produção.
9
Corresponde ao valor monetário de todos os bens e serviços finais gerados por uma economia durante determinado período de tempo (geralmente um ano).
A que o exposto se refere?
A
Renda nacional.
B
Produto nacional.
C
Despesa nacional.
D
Contabilidade social.
10A organização das atividades econômicas acontece de diferentes maneiras, conforme a orientação político-econômica da cada território. Embora os países tenham assumido uma organização mista e própria, assume-se como exemplo os extremos das economias de mercado e das economias centralmente planificadas. Com relação ao funcionamento de uma economia de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A
As famílias são responsáveis por unir os bens de capital e produzir mercadorias e serviços considerados úteis e necessários para o conjunto da sociedade.
B
Uma parte do fluxo real da economia refere-se à demanda das empresas por trabalho no mercado de fatores de produção e à demanda pelas famílias de bens e serviços.
C
No mercado de fatores de produção, as empresas disponibilizam a força de trabalho produzindo o fluxo real das economias capitalistas.
D
No fluxo monetário estão presentes os pagamentos dos bens e serviços pelas empresas, bem como a remuneração dos fatores de produção pelas famílias e indivíduos.
11(ENADE, 2012) A entrada de uma empresa em uma indústria pode assumir diferentes formas, seja como uma nova empresa, seja como uma empresa existente que visa à diversificação de suas atividades ou do mercado geográfico. Para avaliar as condições de ingresso em determinado mercado, uma empresa potencial entrante pode deparar-se com condutas de inibição a sua entrada aplicadas por empresas estabelecidas. Sobre o que constitui a conduta adotada por empresas e estabelecida para inibir a entrada de empresa potencial entrante, analise as sentenças a seguir:
I- A restrição à empresa potencial entrante de acesso a canais de distribuição.
II- O estabelecimento de preços elevados que incitem a cooperação entre empresas.
III- O estabelecimento de laços entre fornecedores e consumidores que resultem em elevados custos de mudança para os consumidores.
IV- A instalação de capacidade produtiva elevada diante de demanda estável desse mercado.
V- O estabelecimento de reputação,que reflita fatores como qualidade, confiabilidade e relacionamento de longo prazo com os consumidores.
É correto apenas o que se afirma em:
A
II e III, apenas.
B
I, III, IV e V, apenas.
C
II, IV e V, apenas.
D
I e II, apenas.
12(ENADE, 2015) A política fiscal consiste no equilíbrio entre a arrecadação tributária e os gastos do governo. Na esfera federal, a execução da política fiscal está sob a responsabilidade do Ministério da Fazenda.
Com base na informação apresentada, é correto dizer que uma redução dos gastos públicos:
A
Desestimula a economia por meio de subsídios aos empresários e dos investimentos em infraestrutura.
B
Acelera os investimentos privados e cria um ciclo virtuoso na economia por meio da geração de empregos e renda.
C
Estimula a economia com o aumento do consumo, uma vez que haverá mais transferências do governo para a população.
D
Desacelera a economia, reduz a demanda agregada e contribui para o controle da inflação.

Continue navegando