Buscar

Condutividade e Resistividade


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO
1-Na natureza, existem as chamadas forças fundamentais. Cada uma delas age de maneira única, mas todas formam um tipo de mecanismo de interação entre partículas e são responsáveis por reger o universo. Dentre as alternativas, identifique aquela que contém somente forças fundamentais.
R. Força nuclear forte, força gravitacional, força eletromagnética e força nuclear fraca.
Uma força fundamental é um mecanismo por meio do qual as partículas interagem mutuamente e que não pode ser explicado por nenhuma força mais fundamental. São elas: força nuclear forte, força gravitacional, força eletromagnética e força nuclear fraca. Todas as outras surgem das forças fundamentais.
2- Um foguete espacial é uma máquina que se desloca expelindo atrás de si um fluxo de gás a alta velocidade. Quando o foguete sai da órbita da Terra, seus motores são desligados, mas eles continuam em movimento com velocidade constante devido à inércia. Analisando a situação de um foguete que viaja no espaço perto da Lua, identifique as forças que atuam sobre ele.
R. força gravitacional e uma força gerada pela exaustão dos gases proveniente da queima do combustível.
3-A força normal e a força de atrito são classificadas como forças de contato, pois atuam sobre os corpos somente na medida em que estão em contato com eles. Suponha a situação dos blocos a seguir. Se houver atrito entre os blocos e o bloco superior vermelho for empurrado para a esquerda, quais forças atuarão no bloco no momento do empurrão? Despreze o atrito com o ar. ​​​​​​​
R. Força de atrito, força da gravidade, força normal e força do empurrão.
4-A força de arrasto é uma força de contato que surge por meio do atrito entre um corpo e um fluido. Geralmente, essa força é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade com que o corpo se move através do fluido. Observe a figura a seguir. Considerando que o pêndulo está oscilando imerso em uma região com a presença de ar, quais forças atuam sobre esse pêndulo? ​​​​​​​
R. Tensão, força gravitacional, força de arrasto e empuxo.
Observando a figura, podemos concluir que há a presença das seguintes forças:
1) Tensão, devido à presença fio esticado. 
2) Força gravitacional, devido ao fato de o pêndulo estar imerso em uma região com a presença do campo gravitacional.
3) Força de arrasto, devido ao movimento do pêndulo em uma região com a presença de ar.
4) Força de empuxo, por estar imerso no fluido.
5-A força magnética é exercida por ímãs ou objetos magnéticos e pode ser repulsiva, quando se aproximam polos de sinais iguais, ou atrativa, quando se aproximam polos de sinais contrários. Analise o seguinte problema: um clipe metálico está sobre uma mesa. Considere três forças sobre o clipe: força gravitacional, força de atrito e força de um ímã. Agora, observe as seguintes situações:
1. Colocamos o ímã acima do clipe e este vai ao encontro do ímã.
2. Colocamos o ímã embaixo da mesa e, conforme o puxamos, o clipe se move.
3. Inclinamos um pouco a mesa e o clipe cai.
Associando as situações, qual das três forças é mais forte?
R. A força do ímã é a mais forte, pois, nas situações 1 e 2, ela é maior do que as demais forças.
De acordo com as situações relatadas, podemos perceber que, sobre o clipe, existe a ação de três forças: força gravitacional, força de atrito e força magnética do ímã. Com base na situação 1, pode-se concluir que a força magnética do ímã é maior do que a força gravitacional, pois o clipe é atraído para cima com força mais intensa do que a força gravitacional que o puxa para baixo. Pela situação 2, percebe-se que a força magnética do ímã também é superior à força de atrito, pois consegue colocar o clipe em movimento, mesmo com a presença do atrito entre o clipe e a mesa. Já na situação 3, não existe a presença da força magnética, mas apenas da força gravitacional e da força de atrito. Como o clipe entra em movimento, sendo puxado para baixo, podemos afirmar que a força gravitacional é superior à força de atrito. Dessa forma:
Fmagnética>Fgravitacional>Fatrito.