Buscar

Estrutura e Funcionamento da Articulação Temporomandibular (ATM)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A articulação temporomandibular (ATM) é a principal conexão entre o crânio e a mandíbula.
Ela envolve a área participante da parte escamosa do osso temporal, o disco articular no interior da cápsula articular, a cabeça da mandíbula e os ligamentos adjacentes.
Esse artigo objetiva simplificar a literatura disponível para criar uma maior compreensão e fornecer um guia geral completo com informações em relação à estrutura, conexão, irrigação e inervação da articulação temporomandibular (ATM).
Compartimentos da articulação temporomandibular
A articulação é separada nos compartimentos superior e inferior pelo disco articular: 
· O compartimento superior é limitado superiormente pela fossa mandibular do osso temporal e inferiormente pelo próprio disco articular. Ele contém 1.2 mL de líquido sinovial e é responsável pelo movimento de translação da articulação.
· O compartimento inferior possui o disco articular como limite superior e o côndilo da mandíbula como limite inferior. Ele é ligeiramente menor, com uma média de volume de líquido sinovial de 0,9 mL, e permite movimentos rotacionais.
Cápsula e ligamentos
A cápsula articular se origina da borda da fossa mandibular, envolve o tubérculo articular do osso temporal e se insere no colo da mandíbula, acima da fóvea pterigoide.
Conheça melhor os ossos que formam a ATM:
Ela é tão frouxa que a mandíbula pode se deslocar anteriormente de forma natural, sem danificar quaisquer fibras da cápsula.
A ATM é sustentada pelos seguintes ligamentos:
· Os ligamentos colaterais medial e lateral (também conhecidos como ligamentos discais) auxiliam na conexão entre os lados medial e lateral do disco articular com o mesmo lado do côndilo.
· O ligamento temporomandibular está localizado no aspecto lateral da cápsula, e sua função inclui a prevenção de deslocamento lateral ou posterior do côndilo.
· O ligamento estilomandibular se origina do processo estiloide e se insere no ângulo da mandíbula. Ele é responsável por permitir a protrusão da mandíbula.
· O ligamento esfenomandibular se estende entre a espinha do osso esfenóide e a língula da mandíbula. Ele contribui para a limitação dos movimentos de protrusão extensa e abertura da boca.
· A ATM recebe o sangue de três artérias. O suprimento principal vem da artéria auricular profunda (da artéria maxilar) e da artéria temporal superficial (um ramo terminal da artéria carótida externa). Além disso, a articulação recebe sangue da artéria timpânica anterior (também ramo da artéria maxilar). A drenagem venosa se dá através da veia temporal superficial e da veia maxilar.
· Você sabia que usar diferentes métodos de estudo faz com que você retenha o conhecimento por muito mais tempo? Descubra como fazer seus próprios flashcards em 8 passos.

Continue navegando