Buscar

Documento sem título

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo das características físicas e naturais do país
A Geografia do Brasil é uma linha de estudo encarregada de observar os fenômenos naturais e regionais do país. Ou seja, analisa as características do clima, vegetação, relevo e muito mais.
O território brasileiro é o quinto maior do mundo. Cada região apresenta uma imensa variedade climática e de biodiversidade. Além disso, possui as maiores bacias hidrográficas do globo terrestre.
Banhado pelo oceano Atlântico, o país encontra-se dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sudeste e Sul. E, por conta disso, ocorre a divisão em 26 estados e um Distrito Federal. O local com maior densidade populacional é a região Sudeste. Por outro lado, a região Centro –Oeste é a menos populosa e não dispõe de faixa litorânea.
Regiões do Brasil
Como já citamos, o país é separado em cinco áreas. Essa divisão leva em consideração os aspectos sociais, naturais e econômicos de cada um. 
Norte
Banhado pela bacia Amazônica, essa região é composta por 7 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), ocupando 42,3% do território nacional. A Floresta Amazônia preenche a maior parte do local, aproximadamente 40%. 
Por causa do clima predominante, equatorial úmido, as temperaturas são elevadas e chove o ano inteiro. Nesse bioma estão presentes as matas de igapó, várzea e terra firme. Elas se diferem de acordo com a altitude e distância entre os rios.
Nordeste
De acordo com a geografia do Brasil, é a região que ocupa a maior parte da costa litorânea (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Seus climas são tropical úmido, semiárido e equatorial. A cobertura vegetal é composta pela caatinga, com trechos de matas tropicais e de cocais. O Nordeste foi repartido em Zona da Mata, Sertão, Agreste e o Meio - Norte.
- Zona da Mata: se estende do Rio Grande do Norte até o Sul da Bahia. Seu clima é tropical úmido, com chuvas irregulares nos meses de abril a julho. A economia gira em torno do cultivo de cacau, extração de petróleo e produção da cana-de-açúcar.
- Sertão: percorre quase todo o território baiano. Com clima semiárido, enfrenta grandes períodos de escassez de chuva. Por isso seu solo é seco e a caatinga vegetação dominante, pois são resistentes. As principais fontes de renda estão na lavoura de algodão e de fibra longa, além do plantio de frutas, como manga, mamão e uva.
- Agreste: é a área entre a Zona da Mata e o Sertão. O clima e vegetação são iguais a do Sertão, sendo uma pequena parte estruturada por brejos. O cultivo de feijão, verduras e a criação de gado são as fontes econômicas dessa sub-região.

Continue navegando