Buscar

Avaliação I Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação I – Empreendedorismo
1 - Ao longo de sua vida, você já deve ter ouvido alguém falar que uma pessoa é competente ou incompetente. As competências são formadas por um conjunto ou a soma de três elementos essenciais que são conhecidos como CHA, sigla, que significa conhecimentos, habilidade e atitudes. Além disso, pode-se incluir, ainda, que as competências são aspectos ligados à natureza humana, que são observáveis e trazem ganho/retorno às organizações. Dentro do CHA, existe uma separação entre competências técnicas e comportamentais. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) O conhecimento - saber - está relacionado às competências comportamentais.
B) A atitude - querer fazer - está relacionada às competências comportamentais.
C) A atitude e o conhecimento são competências técnicas.
D) A habilidade - saber fazer - está relacionada às competências comportamentais.
2 - Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.
II- A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.
III- A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.
IV- A administração deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
3 - O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que o diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, assinale a alternativa CORRETA:
A) O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhos.
B) O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente.
C) O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente.
D) O empreendedor corporativo se preocupa com status tradicionais, não almeja a independência, enquanto o gerente não preocupado com símbolos de status.
4 - Para estudar de maneira científica sobre empreendedorismo, as escolas têm várias classificações. Escola Bibliográfica, Escola Psicológica, Escola Clássica, Escola da Administração, Escola da Liderança e Escola Corporativa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a Escola da Liderança:
A) Para ela, o empreendedor é quem administra e organiza um negócio com seus ônus e bônus (lucros ou prejuízos), planejando, organizando, direcionando e controlando o negócio. O plano de negócios e a estruturação deles (negócio e plano) vêm dessa escola.
B) Estuda o empreendedorismo em prol de organizações complexas que possuem ações como abrir novos mercados, desenvolver produtos, entre outras. Seu foco é a organização e seu desenvolvimento.
C) Marcada pela inovação. Acredita que o empreendedor cria algo novo e não apenas possui, por exemplo, Henry Ford II, que herdou a fábrica da família. Nessa escola, a descoberta, inovação e criatividade são os temas de estudo.
D) O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo. Nessa escola, a premissa é que nenhum empreendedor obtém sucesso sozinho.
5 - Hashimoto (2006), a partir da evolução da abordagem de Peter Drucker, propõe um complemento aos enfoques e ao desenvolvimento do empreendedorismo. Ele traz a inovação, o risco e a autonomia como contribuições ao empreendedorismo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
A) O empreendedor deve criar novo método, um novo mercado, novas alternativas de materiais e a promoção de mudanças estruturais nas organizações.
B) A definição de risco está associada à questão de não conseguir calcular a probabilidade de erro.
C) Somente quem desenvolve a inovação pode ser considerado empreendedor.
D) O empreendedor não possui autonomia para definir objetivos, recursos ou escolher estratégias.
6 - Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
A) Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários.
B) Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme.
C) Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade.
D) Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura hierárquica, com várias redes formais.
7 - Muito se fala sobre o tema empreendedorismo, porém nem tudo o que ouvimos ou lemos pode ser verdade. Existem alguns aspectos que pesquisadores classificam como mitos sobre o empreendedor. Sobre os mitos ou verdades do empreendedorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Empreendedores já nascem prontos para o sucesso, é um mito.
( ) Empreendedores assumem riscos altíssimos e desnecessários, é uma realidade.
( ) Empreendedores trabalham sozinhos e não trabalham em equipe, é uma verdade.
( ) Empreendedores de sucesso acumulam habilidades, contatos e experiências com o passar do tempo, é uma verdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F - V.
B) V - V - F - F.
C) F - F - V - V.
D) F - V - V - F.
8 - Em um ambiente cada vez mais competitivo a inovação constante é a melhor estratégia de sobrevivência para qualquer empresa. Assim surgem nas empresas, novos valores comportamentais, entre eles uma cultura para fomentar o intraempreendedorismo. Os intraempreendedores ajudam sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Um exemplo de empresa que incentiva o intraempreendedorismo é a empresa X. Na empresa X, os colaboradores tem flexibilidade de horários e a remuneração é variável. Outra importante característica é que na empresa X em todos os trimestres cada time se reúne e define os objetivos individuais e coletivos, que extrapolam a rotina diária e que rendam algo diferente do trabalho habitual. Na empresa X a mudança é uma oportunidade e não como ameaça. Além, é claro, de que nestas reuniões o aprendizado fica evidente, com o objetivo de melhorar o desempenho e aprender com os erros e acertos.
PORQUE
II- A empresa é burocrática, os colaboradores são "fazedores de processos".
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
9 - Marco Polo tentou estabelecer uma rota comercialpara o Oriente por volta dos anos 1270 a 1290. Dessa forma, a evolução do empreendedorismo se deu pelos séculos. Em uma dessas fases, o conceito de capitalista e empreendedor foram diferenciados. Ocorre a industrialização.
Que fase é essa?
A) Séculos XIX e XX.
B) Século XVIII.
C) Século XVII.
D) Idade Média.
10 - Quando o funcionário abandona consciente e proativamente seu trabalho para começar seu próprio empreendimento, faz isso porque identificou uma oportunidade e vai trabalhar para não a perder. Mas há também aquele funcionário que foi desligado da empresa e não consegue uma recolocação no mercado, e resolve arriscar um pequeno e novo empreendimento, mas faz isso porque precisa, e não porque quer. Como é chamado esse empreendedor?
A) Empreendedor clássico.
B) Empreendedor por necessidade.
C) Empreendedor de risco.
D) Empreendedor nato.

Outros materiais