Buscar

AV2 - FARMACOBOTÂNICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2
Farmacobotânica
Profa: Luciana Costa
Aluno(a): Denilson dos Santos Mendes 
Data: 18/11/2021
1. As flores representam estruturas compostas por folhas estéreis, que formam os verticilos de proteção (sépalas e pétalas), e por folhas férteis, que formam os verticilos de reprodução (androceu e gineceu). Uma flor completa apresenta esses quatro verticilos, que comumente se encontram posicionados em uma estrutura denominada receptáculo, o qual é sustentado pelo pedicelo. Podem ser encontradas inúmeras flores fixas em um mesmo receptáculo, como é o caso das margaridas e girassóis. A esse conjunto de flores denomina-se inflorescência. (1,0)
Vinicius Castro Souza et al. Introdução à Botânica: Morfologia. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2013, p. 223 (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o item que se segue.
Uma inflorescência sempre será definida como o conjunto de flores que é obrigatoriamente completa, ou seja, todas contém todas as partes de uma flor: os v	erticilos de proteção (sépalas e pétalas) e verticilos reprodutores (gineceu e androceu).
( X ) Certo
( ) Errado
2. Flores e frutos são órgãos reprodutores coloridos nos quais ocorre a biossíntese de carotenoides, variando do amarelo ao vermelho, e permanecem armazenados em determinadas organelas. Para a planta , a biossíntese de carotenoides em flores e frutos envolvem várias funções. Nestes casos, nas flores e frutos, as organelas mais abundantes podem ser: (1,0)
a) Cloroplasto
b) Leucoplastos
c) Cromoplastos X
d) Vacúolos
e) Retículo endoplasmático granular
3. Analise as afirmativas a seguir. (1,0)
I. Os pseudofrutos não são frutos, considerada a acepção científica dessa palavra.
II. Caju, maçã e pera são frutos verdadeiros provenientes do desenvolvimento do ovário da planta.
III. As frutas salgadas e as doces provêm da mesma parte da planta.
A partir da leitura do texto, estão CORRETAS as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas .X
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
4. Além de ser consumida in natura, a goiaba é utilizada na indústria de processamento de sucos, néctares, polpas, sorvetes, geleias e compotas. Além disso, a goiaba (Psidium pyriferum L.) é considerada uma planta medicinal contendo componentes bioativos nas folhas e nos frutos. (1,0)
A seguir demonstra-se o fruto da goiaba.
A, B e C correspondem à partes do fruto.
Um fruto pode ser segmentado em partes como o 
Epicarpo : revestimento externo que pode ser delgado rígido e pode conter células do esclerênquima, com esclereídes e fibras.
Mesocarpo: Parte do fruto onde as células do parênquima são mais abundantes, geralmente rico em amido ou outras substâncias de reserva. Na maioria dos frutos corresponde à polpa.
Endocarpo: camada interna mais associada à semente podendo ser lenhosa (como no abacate, maçã e pera), membranosas (laranja) ou suculenta (tomate).
Cosniderando o exposto, indique a qual das partes do fruto correspondem a letra A, B e C.
A) Epicarpo --- Casca, revestimento 
B) Mesocarpo – Suculento Fibroso 
C) Endocarpo
5. Em um estudo Farmacobotânico da espécie Bacharis spp. Descreveu-se o seguinte sobre as folhas: 
“A análise anatômica da lâmina foliar, em secção transversal, evidenciou epiderme uniestratificada com células alongadas no sentido periclinal” (Budel e Duarte, 2008)
Qual das fotomicrografias a seguir melhor expressa o que descreve a análise anatômia da lâmina foliar. (1,0)
(A) 
(B) (B)
(C) 
(D) 
6. Jatropha molissima é uma planta amplamente estudada pelo seu potencial medicinal, inclusive antiofídico. Em um estudo farmacobotânica de duas espécies de Jatropha, “Realizaram-se cortes paradérmicos nas faces adaxial e abaxial da lâmina foliar, e cortes transversais na lâmina e pecíolo (partes distal, mediana e proximal), à mão livre, incluídos na medula do pecíolo de Cecropia sp. (imbaúba).”
Abreu e Agra. 2005. Estudo Farmacobotânico Comparativo das folhas de Jatropha molissima (Pohl) Baill. e Jatropha ribifolia (Pohl) Baill. (Euphorbiaceae) Disponível em: http://www.latamjpharm.org/trabajos/24/1/LAJOP_24_1_1_1_6WQ842B4X2.pdf 
Sobre a metodologia empregada, responda: 
a) O corte paradérmico permite observar qual tipo de tecido vegetal? (1,0) A epiderme 
b) Qual é a finalidade de se observar o tecido vegetal assinalado na letra “a”? Qual é a importância desse tecido para o potecial medicinal da planta? (2,0) Verificar as células-Guardas, estomatos e outras células anexas da epiderme. 
c) Qual é a face adaxial e qual é a face abaxial? (0,5) A parte voltada para cima Adaxial a parte voltada para baixo Abaxial.
d) Cortes transversais permitem observar a organização dos tecidos anatômicas foliares por dentro, ou seja, no mesofilo. Quais tecidos seriam esses? (1,5) Parênquimas, onde está o clorênquima, responsável pela fotossíntese, etc.
QUESTÃO EXTRA (Vale mais 1 ponto. Caso o aluno alcance 10 pontos na prova, a pontuação obtida com a questão extra não será lançada. Entretanto, se obtiver menos que 10, será lançada pontuação para a questão extra, caso esta esteja respondida corretamente). 
As duas classes de plantas mais conhecidas são as Liliopsida e Magnoliopsida, também chamadas de Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas, respectivamente. Ambas classes pertencem ao Filo Antophyta. Correspondem às plantas mais utilizadas no cotidiano para a alimentação, chás, mas também para outras finalidades como na Ecologia, Homeopatia, Fitoterapia, etc.
Algumas diferenças básicas entre essas plantas se refere ao número de verticilos de proteção da flor (sépalas e pétalas), tipo de raiz, número de cotilédoneas nas sementes, tipo de organização da nervura na folha.
Considerando o exposto, cite um exemplo de planta pertencente a cada classe e descreva suas diferenças quanto aos aspectos citados.
	
	Liliopsida
	Magnoliopsida
	Exemplo
	Lírio 
	Laranjeira
	Tipo de nervação
	Irregular
	Circulares
	Nº de Pétalas
	3 pétalas
3 sépalas
(Trímeras)
	 Múltiplos de 5
De 20 a 25 pétalas 
	Nº de cotilédones
	1
	2
	Raiz
	Fascicular 
	Raiz principal pivotante.

Continue navegando