Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
1O processo é composto por um conjunto de atos processuais, sendo que esses são praticados pelos sujeitos do processo de forma ordenada e concatenada, visando a um resultado final. De acordo com parte de doutrina, são três as espécies de vícios dos atos processuais: atos irregulares, atos inexistentes e atos nulos (invalidade). Disserte sobre o conceito de cada ato.
Resposta esperada
A irregularidade é o vício mais leve e ocorre quando o defeito na prática de um ato processual não causa prejuízo capaz de causar transtorno processual. A inexistência ocorre quando o ato processual não possui qualquer dos seus elementos constitutivos. A nulidade absoluta ocorre quando o ato processual é praticado violando norma processual de interesse público.
Minha resposta
O ato processual é uma espécie de ato jurídico, conforme lei anterior estabeleça e determine uma forma para que este seja praticado, onde o não cumprimento dessa ordem gere um ato processual ineficaz, inválido ou inexistente. O vício ocorrerá quando existir a desobediência das determinações legais impostas, cujas consequências dependerão da gravidade da invalidade. - Atos inexistentes: os atos que não existem não podem ter qualquer tipo de validade. Apesar de não ser possível um ato inexistente possuir validade, é possível que haja sua eficácia, de modo que seja válido somente até o momento da declaração judicial do vício. Exemplo: sentença proferida por juiz já aposentado, uma vez que este não cumpre mais o pressuposto processual necessário. - Atos inválidos: são aqueles em que seu defeito não pode ser ignorado e nem corrigido, onde a invalidação deve ser dada como última opção. - Atos nulos: são nulos relativos aqueles atos em que o litigante não observa a forma legal exigida para o cometimento do ato, resultando na sua anulação, desde que a parte interessada requerer sua nulidade na primeira oportunidade, dentro dos autos. Já os nulos absolutos, são os atos em que deve ser decretada sua nulidade de ofício, pelo juiz, a qualquer momento, independentemente de manifestação neste sentido.
2Os elementos da ação são considerados quando têm sentido de demanda e existem para garantia do estado democrático, uma vez que através da atividade jurisdicional o Estado intervém na vida e nos direitos dos particulares. Os elementos da ação são indispensáveis para que a jurisdição não venha a atuar mais de uma vez sobre a mesma causa controvertida ou sobre o mesmo direito. Disserte sobre os elementos da ação, as partes, a causa de pedir e o pedido.
Resposta esperada
As partes da ação são o autor e o réu; aquele que pleiteia e aquele em face de quem se pleiteia a tutela jurisdicional. A causa de pedir é composta pelos fatos que embasam, dão sustentação ao pedido formulado pelo autor e o pedido é a pretensão do autor deduzida em juízo, ou seja, aquilo que ele pretende obter com a tutela jurisdicional.
Minha resposta
As partes, em sentido formal, são o autor e o réu, o que pede auxílio ao judiciário em nome próprio e aquele contra quem se formula o pedido de tutela jurisdicional, podendo haver litisconsórcio, pluralidade de autores ou réus. Já em sentido material, são partes os sujeitos da relação interpessoal que a sentença irá regular diretamente. O interesse de agir se traduz na noção de que apenas por meio da prestação jurisdicional, corporificada pelo processo, que tem início com a ação, atingir-se-á a pretensão do autor. Está inscrito no artigo 17 do CPC, que também faz referência à legitimidade. O pedido é usado para submeter determinados pedidos à apreciação do Estado. Petição sem pedido é petição inepta. O pedido deve ser certo, expresso e determinado. Por último, a causa de pedir é constituída pelos fatos e fundamentos jurídicos do pedido, também descritos na petição.

Continue navegando